Motivos para diminuir o consumo de plástico

Share on facebook
Share on twitter
plástico

Muitas pessoas, há algum tempo, começaram a se questionar sobre os riscos e o impacto que o descarte errado do lixo, incluindo o plástico, pode causar no mundo. Mas foi em 2015 que o mundo se chocou com um vídeo que mostrava uma tartaruga resgatada agonizando com um canudo enfiado no nariz. Depois dessa cena, que é realmente chocante, esse questionamento passou a ser ainda maior. E, a partir deste fato, inúmeras empresas e instituições de administração pública baniram os canudos. Isso mostra que estamos dispostos a mudar nossos hábitos em prol do meio ambiente, porém, estamos apenas no começo dessa jornada. É preciso fazer muito mais para que os danos causados pelo uso excessivo do plástico, por exemplo, sejam eliminados da nossa rotina. Por isso, nesse texto, daremos informações e motivos reais para que você questione o uso desse material na sua rotina. (1)

A quantidade de plástico no oceano Atlântico pode ser até 10x maior do que imaginávamos!

E pasme, a estimativa era de 200 milhões de toneladas de plástico somente nesse oceano.

Eles vão parar lá devido o nosso descarte excessivo e inadequado de lixo. O grande “x” da questão que coloca o plástico como um vilão do nosso ecossistema se dá, principalmente, ao fato da sua degradação super lenta. Outro ponto extremamente importante é que ele se quebra em pedaços menores e até microscópicos, os microplásticos, que são consumidos por peixes e outros animais marinhos e que, além de colocar a vida deles em risco, coloca a nossa, já que grande parte da população se alimenta desses animais. (2)

Se não tomarmos medidas para diminuir o descarte do plástico, a quantidade desse tipo de material indo para os oceanos pode triplicar nos próximos 20 anos, é o que diz um estudo publicado pela revista Science em 2020. (2)

A presença de microplástico em testes em animais indicou que este tipo de material pode estar relacionado a quadros de câncer, infertilidade e inflamação.

Ainda é preciso mais estudos para obtermos dados conclusivos sobre os efeitos do microplástico no nosso organismo e se ele pode afetar o funcionamento dos nossos órgãos, desenvolvendo doenças. Porém, de acordo com o cientista Varun Kelkar, materiais não biodegradáveis pode entrar e se acumular nos tecidos humanos. Como não sabemos os possíveis riscos deles à nossa saúde, é preciso ficar atento, já que, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Victoria no Canadá, uma pessoa come e respira, no mínimo, 50 mil partículas de microplástico por ano. (3) 

plástico

O Brasil é um dos países que mais gera lixo plástico no planeta!

Dados divulgados em 2019 por um relatório da organização Ambiental WWF International preveem que, se nada mudar, até 2030, o lixo plástico será onipresente em todos os oceanos com um volume equivalente a 26 mil garrafas de 500ml de água a cada km²! Neste relatório que comentamos, o Brasil ocupava o 4º lugar neste pódio tão desagradável, ficando atrás, somente, dos Estados Unidos, da China e da Índia. Estima-se que o brasileiro produza 1kg de lixo plástico semanalmente e, para piorar a situação, somos um dos países com menores índices de reciclagem.(4)

A poluição por plástico traz prejuízos à economia!

Um levantamento feito pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente estimou que esse tipo de poluição pode gerar mais de 8 bilhões de dólares de prejuízo à economia mundial. Os setores que mais sofrem com isso são o de turismo, pesqueiro e comércio marítimo. (5)

Mais informações importantes sobre os malefícios do plástico: (6)

  • Ele pode levar mais de 400 anos para de decompor;
  • Até 2050, é possível que tenha mais plástico que peixes no oceano;
  • O plástico pode ser o responsável por mais de 100 mortes de animais marinhos anualmente;
  • Por ano, são usadas até 500 bilhões de sacolas de plástico descartável no mundo e elas levam, pelo menos, 200 anos para de degradarem;
  • O descarte incorreto de plástico pode entupir bueiros, contribuindo para a ocorrência de enchentes em épocas de chuvas;
  • Sacolas feitas com polietileno liberam gás carbônico na sua decomposição, gerando poluição e contribuindo com o aumento do efeito estufa.

Não existem dúvidas de que o uso de plástico precisa ser reduzido drasticamente e urgentemente, não é mesmo? Quer ver como fazer mudanças no seu dia a dia para contribuir com essa luta? Vamos lá!

1 – Evite o uso de sacolas plásticas. Por isso, leve sua própria sacola (ecobag), caixa ou carrinho de feira quando for ao supermercado, mercearias e feiras. (6)

2 – Opte por produtos envasados em embalagens biodegradáveis. (6) Já ouviu falar das embalagens verdes?

3 – Escolha garrafas retornáveis no lugar das descartáveis. (6)

4 – Evite embalagens de isopor. (6)

5 – Não use canudos de plástico quando for a um bar, lanchonete ou restaurante. (6)

6 – Valorize estabelecimentos que preservem o meio ambiente e que sigam boas práticas de sustentabilidade. (6) Aprenda a fazer escolhas mais conscientes e a exercer o consumo sustentável. 

7 – Procure maneiras corretas de descartar o seu lixo e, se possível, busque alternativas para reciclagem.

8 – Cobre da administração pública maneiras corretas de descarte de lixo da população da sua cidade. A colaboratividade é essencial para o planeta.

E aí, por onde você vai começar?

 

Fontes:
  1. MONTEIRO, Luiza. Como os canudos se tornaram o bode expiatório da conservação. Super Interessante, 2019. Disponível em: <https://super.abril.com.br/especiais/a-guerra-dos-canudos/>. Acesso em 14 jun. 2021.
  2. CARBINATTO, Bruno. Oceano Atlântico pode ter 10 vezes mais plástico do que se estimava. Super Interessante, 2020. Disponível em: <https://super.abril.com.br/ciencia/oceano-atlantico-pode-ter-10-vezes-mais-plastico-do-que-se-estimava/>. Acesso em 14 jun. 2021.
  3. FIORATTI, Carolina. Cientistas criam técnica para identificar microplásticos em órgãos humanos. Super Interessante, 2020. Disponível em: <https://super.abril.com.br/saude/cientistas-criam-tecnica-para-identificar-microplasticos-em-orgaos-humanos/>. Acesso em 14 jun. 2021.
  4. BARBOSA, Vanessa. Poluição sem fronteiras – Brasil é o 4º país que mais gera lixo plástico. Exame, 2019. Disponível em: <https://exame.com/brasil/poluicao-sem-fronteiras-brasil-e-o-4o-pais-que-mais-gera-lixo-plastico/>. Acesso em 14 jun. 2021.
  5. WWF. Brasil é o 4º país no mundo que mais gera lixo plástico. 2019. Disponível em: <https://www.wwf.org.br/participe/horadoplaneta/?70222/Brasil-e-o-4-pais-do-mundo-que-mais-gera-lixo-plastico> Acesso em 14 jun. 2021.
  6. SENAC SÃO PAULO. 6 informações chocantes sobre o plástico no meio ambiente. Blog do Senac. Disponível em: <https://www.blogsenacsp.com.br/plastico-no-meio-ambiente/>. Acesso em 14 jun. 2021.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Cinco benefícios do óleo de coco que você precisa conhecer!

Você gosta de usar o óleo de coco em sua alimentação e em sua rotina de higiene e beleza, mas fica confuso com as informações divergentes que encontra sobre esta gordura, e ainda tem dúvidas se ela realmente é tão benéfica? Então este artigo é para você, para que saiba, de uma vez por todas, que o óleo de coco não é um vilão, mas sim um superalimento. Veja: