Não gosta de peixe? Existem outras fontes ricas em Ômega 3!

Em todo o Brasil já não é mais novidade ouvirmos falar em Ômega 3 e nos inúmeros benefícios deste ácido graxo essencial para nossa saúde. Ele pode ser um grande aliado quando incluído em nossa dieta, auxiliando na redução do risco de doenças cardíacas, ajudando a melhorar a memória...
Share on facebook
Share on twitter

Em todo o Brasil já não é mais novidade ouvirmos falar em Ômega 3 e nos inúmeros benefícios deste ácido graxo essencial para nossa saúde.

Ele pode ser um grande aliado quando incluído em nossa dieta,  auxiliando na redução do risco de doenças cardíacas, ajudando a melhorar a memória e o bom funcionamento do cérebro, auxiliando no combate à depressão e no bom funcionamento do nosso metabolismo.

A dieta do brasileiro segundo a PNAN (Política Nacional de Alimentação e Nutrição) é fortemente caracterizada por uma combinação de uma dieta dita “tradicional” (baseada no arroz com feijão) com alimentos classificados como ultra processados, com altos teores de gorduras, sódio e açúcar, com baixo teor de micronutrientes e alto conteúdo calórico, rica em ácidos graxos ômega 6 e deficiente em ômega 3.

Embora o ácido graxo Ômega 6 seja essencial para a saúde, os brasileiros consomem uma quantidade muito além do que é considerado saudável. A proporção ideal de ômega 6 / ômega 3 deveria ser de 4/1, no entanto, essa relação tem sido distorcida e gira em torno de 20/1.

Muitas pessoas ainda têm a ideia de que o Ômega 3 seja proveniente apenas dos peixes de águas frias e profundas, como o atum, a sardinha, o salmão e o arenque, porém existem opções ricas em ômega 3 além desses famosos peixes. O mais interessante: de fontes vegetais!

Enquanto muitos peixes são excelentes e saudáveis fontes de ômega 3, qualquer animal que come as algas marinhas pode ter ômega 3 em sua carne. A razão pela qual a maior parte das carnes, frangos, leites e ovos sejam tão desprovidos de ômega 3, é que as vacas e galinhas são alimentadas com uma dieta a base de milho e soja transgênicos e outros alimentos industrializados que habitualmente estes animais não comeriam.

Ômega 3 nos peixes

Os peixes obtêm ômega 3 proveniente das algas marinhas e plânctons. Na verdade, o wakame – uma alga onipresente na culinária japonesa – é a maior fonte vegetal de ômega 3, tendo uma proporção de ômega 6 / ômega 3 de cerca de 1/18.

Como resultado de uma dieta rica em algas, peixes gordos como sardinhas e anchovas – assim como os peixes que gostam de comê-los, como a cavala – têm as maiores quantidades das duas formas mais saudáveis de ômega 3, os ácidos docosahexaenóico ( DHA) e ácidos eicosapentanóico (EPA).

O milho, com todo o seu mérito de manter os astecas vivos, é uma fonte horrível de ômega 3. O óleo de milho por exemplo, tem uma razão de ômega 6 / ômega 3 de cerca de 45/1. Como resultado de uma dieta baseada em uma alimentação não natural de milho barato e rações, as vacas têm pouquíssimo ômega 3 no seu leite, queijo e carne.

Sementes e oleaginosas

Fontes vegetarianas de ômega 3 incluem tofu, algas, nozes, óleo e sementes de linhaça e chia. O ômega 3 de origem animal – como o encontrado em peixes de águas frias e profundas – é conhecido como EPA e DHA. Já o ômega 3 da linhaça, de origem vegetal, é conhecido como ALA.

Quando ingerimos o EPA e o DHA, esse tipo de ômega 3 animal não precisa ser transformado para começar a agir em nosso corpo e trazer benefícios para nossas células. Mas quando ingerimos o ômega 3 ALA, de origem vegetal, nosso corpo precisa transformar esse lipídio em EPA e DHA para que sua ação seja realmente efetiva.
Dessa forma, pessoas vegetarianas acabam ingerindo pouco ou nada de EPA e DHA e apresentam menores níveis sanguíneos desses compostos.
Porém, quem segue uma dieta vegetariana pode aumentar a produção de EPA e DHA se ajustar alguns itens da alimentação, aumentando a fonte de ômega 3 ALA e buscando formas de diminuir a ingestão de ômega 6, que pode reduzir a conversão de ômega3 em EPA e DHA em mais de 40%.*

Ômega 3 de algas

Os ácidos graxos ômega 3 são cruciais para o desenvolvimento do cérebro e podem ajudar a prevenir doenças cardíacas, artrites, inflamações, auxiliar no bom desenvolvimento do sistema nervoso central, desenvolvimento cognitivo, controle das dores do lúpus, entre outros benefícios.
Um dos ácidos graxos ômega 3 é o DHA, que é vital para o desenvolvimento do sistema nervoso e da visão em crianças. De acordo com a Universidade e Centro Médico de Maryland, as algas marinhas são uma boa fonte de DHA para os vegetarianos e veganos. Em um estudo publicado na edição de setembro de 2009 do “The FASEB Journal,” os pesquisadores descobriram que 200 miligramas de DHA por dia podem ajudar a prevenir doenças cardíacas. Em torno de 30g de algas wakame contém um pouco mais de 52 miligramas de ácidos graxos ômega 3.

Existem muitas alternativas para o consumo de ômega 3 que são opções sustentáveis e que não interferem na cadeia alimentar. É importante sempre manter informado a respeito da procedência do ômega 3 e da idoneidade da empresa fornecedora!

Independente do tipo de suplementação escolhida, uma dieta equilibrada, exercícios físicos e bom humor são imprescindíveis para uma vida mais saudável e feliz!

9 comentários em “Não gosta de peixe? Existem outras fontes ricas em Ômega 3!”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Treine sua mente e se supere na atividade física

Ah, hoje eu não vou porque está chovendo. Amanhã eu não posso porque as crianças entram mais cedo na escola. Bom, ontem eu não fui então não adianta nada ir hoje. Segunda-feira eu começo.

Quem nunca usou essas desculpas para não fazer uma atividade física? A gente sabe, não é fácil trocar o travesseiro pelo tênis de corrida, mas é possível preparar a mente e parar de dar desculpas para si mesmo.