Novembro Azul: o óleo de abóbora na melhora da saúde da próstata

Share on facebook
Share on twitter
novembro azul

A campanha conhecida como Novembro Azul chama a atenção para o câncer de próstata e o cuidado do homem com a saúde. Por muitos anos, falar sobre os cuidados com a saúde do homem não era tarefa fácil, pois era preciso enfrentar a cultura paternalista em que figura masculina tinha o papel de provedor e jamais poderia demonstrar fragilidade.

Além disso, também sempre existiu muito preconceito em torno do exame de toque, o que dificultava muitos homens a de cuidarem da saúde. Apesar desse cenário já ter mudado muito, ainda é preciso aumentar a discussão sobre o assunto, porque ainda existem muitos homens que deixam a saúde em segundo plano.

Foi pensando nisso e com base em evidências que mostram que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os  homens no Brasil,  com cerca de 68 mil casos e 13 mil mortes por ano, que a campanha Novembro Azul foi criada, destacando a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata na redução da incidência de mortalidade. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), um em cada seis brasileiros terão a doença ao longo da vida. (1,2)

Quando falamos em prevenção, não podemos deixar de lado uma  alimentação rica em frutas, legumes, grãos e cereais integrais. (3) Por isso, neste texto, vamos abordar especificamente as propriedades do óleo de abóbora e seus compostos, que ajudam na missão de reduzir o risco do câncer de próstata. 

Afinal, o que é o câncer de próstata?

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, parecida com uma castanha, que está localizada abaixo da bexiga e o fluído que protege e nutre os espermatozoides no sêmen, tornando-o mais líquido. O surgimento de tumor maligno nessa região é o chamado “câncer de próstata”, comum em homens com mais de 50 anos e que chega a ter mais de 95% de chances de cura quando diagnosticado precocemente. (4,5,6,7)

Um outro papel importante da próstata é o controle do fluxo do jato urinário durante a micção, evitando que a urina se misture com o esperma. Além disso, as secreções produzidas pela glândula contribuem para o volume do esperma, ajudando a manter a vitalidade e a mobilidade dos espermatozoides. (4,5,6,7)

Não existe uma causa específica para o câncer de próstata, no entanto, há alguns fatores que podem contribuir para o surgimento da doença, como: histórico na família (pai, irmãos, avô); avançar da idade; sobrepeso e obesidade. (3)

No início, os sintomas do câncer de próstata podem nem aparecer. Conforme o tumor se desenvolve, o paciente pode começar a sentir dificuldade para urinar, sangramentos e infecções urinárias. Em um cenário mais avançado, dores nos ossos ou insuficiência renal também podem ocorrer. (5)

O diagnóstico do câncer de próstata é realizado por meio de exames de rastreamento, como o toque retal e a dosagem PSA de sangue. No exame de toque retal, o médico introduz o dedo, protegido por uma luva lubrificada, no reto, para verificar se há alguma alteração nos aspectos da próstata em relação ao tamanho, forma e textura. Já o exame de PSA é feito com análise do sangue com o objetivo de mensurar a quantidade de uma proteína gerada pela próstata, o Antígeno Prostático Específico (PSA). Se o resultado apresentar níveis altos, pode significar câncer ou alguma doença benigna na região. (3,5)

O tipo de tratamento é estipulado de acordo com o estágio da doença e das características do paciente. Podem ser executados procedimentos cirúrgicos, radioterapia, quimioterapia e/ou hormonioterapia. (5)

Óleo de abóbora: um aliado na prevenção do câncer de próstata

Não é novidade que uma alimentação saudável e balanceada pode contribuir para o bem-estar do organismo como um todo, em diferentes aspectos. Nos últimos anos, pesquisadores e estudiosos passaram a analisar os efeitos benéficos do óleo de abóbora, provenientes da semente, na saúde da próstata.

A semente de abóbora vem ganhando cada vez mais relevância por sua rica composição nutricional e pode ser classificada como uma  boa fonte de proteína, viabilizando o seu uso na fortificação de alimentos e, consequentemente, aumentando as concentrações proteicas de preparações alimentares. A avaliação do formato em pó da semente demonstra a presença de um teor considerável de minerais, como ferro, magnésio, fósforo, potássio e manganês.  (8,9)

Trazendo efeitos anticancerígenos, antihelmínticos, antivirais, anti-inflamatórios e antioxidantes, a semente de abóbora também é rica em ácidos graxos poliinsaturados, essenciais para o organismo, e em compostos bioativos, como carotenóides, vitaminas do complexo B, vitamina E e compostos fenólicos (sobretudo os fitoestrógenos). (8,9)

Além disso, a semente de abóbora é fonte de fibras, auxiliando no trânsito intestinal e no aporte de ingestão diária. Quando extraído por prensagem a frio, sem passar por processos de refino, o óleo mantém os aspectos antioxidantes, sendo rico em vitamina E, principalmente tocoferol. (8,9)

Um estudo clínico randomizado foi realizado com 53 pacientes com hiperplasia benigna da próstata que consumiram o extrato de sementes de abóbora durante 3 meses. Os resultados apontaram que esses indivíduos tiveram uma melhora nas funções da bexiga e da uretra, como o fluxo de urina, o tempo e a frequência de mictúria. (9) 

A importância dos compostos bioativos da semente de abóbora

Indicadores apontam que os compostos bioativos possuem atividades biológicas que influenciam em funções metabólicas, atuando na proteção de doenças crônico-degenerativas, como o câncer, diabetes mellitus, mal de Parkinson, Alzheimer, doenças do coração e outras. (9)

Os compostos bioativos podem ser divididos em compostos fenólicos (polifenóis), que incluem os flavonóides, os fitoestrógenos e os resveratróis; licopeno, compostos organosulfurados, fitoesteróis e fibras dietéticas. (9)

A semente de abóbora possui fitoestrógenos do tipo lignana, que são compostos fenólicos com atuação semelhante ao estrógeno (hormônio feminino que também é produzido em homens). (9,10)

O efeito estrogênico pode ser protetor contra doenças associadas a hormônios, como o câncer de mama, de próstata, cólon e outros. Além disso, a substância também possui propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres que agridem as células. (9)

Ainda sobre os compostos bioativos, também devemos destacar a ação dos fitoesteróis, substâncias que, aparentemente, estão relacionadas à redução do colesterol, e de alguns tipos de câncer, além de melhorar a função imune. (9)

Como vimos, o câncer de próstata, amplamente discutido no Novembro Azul, pode ter altas chances de cura quando o diagnóstico é realizado precocemente. Uma das formas de prevenção da doença é manter uma alimentação saudável e usufruir de alimentos que possam contribuir para a saúde da próstata, como a abóbora.

No texto, abordamos especificamente o óleo da semente desse legume, que carrega um bom aporte nutricional contra o problema. Portanto, reafirmamos e apoiamos a  campanha Novembro Azul, destacando a importância do exame preventivo como um método eficaz na cura e prevenção do câncer de próstata, enfraquecendo os tabus e preconceitos que acometem os homens ao cuidarem da própria saúde.

Fontes: 
  1. BIERNATH, André. O que é câncer de próstata? Veja Saúde, 2018. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/tv-saude/saude-em-90-segundos/o-que-e-o-cancer-de-prostata/>. Acesso em 11 out. 2021.
  2. MOTA, Augusto. Novembro Azul: o câncer de próstata não é o úncio a afetar os homens. Veja Saúde, 2019. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/blog/cancer-em-pauta/novembro-azul-o-cancer-de-prostata-nao-e-o-unico-a-afetar-os-homens/>. Acesso em 11 out. 2021.
  3. BRASIL. Ministério da Saúde. Câncer de próstata: causas, sintomas, tratamentos, diagnóstico e prevenção. Disponível em: <https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/cancer-de-prostata>. Acesso em 11 out. 2021.
  4. BRASIL. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. Novembro Azul: mês mundial do combate ao câncer de próstata. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/novembro-azul-mes-mundial-de-combate-ao-cancer-de-prostata/>. Acesso em 11 out. 2021.
  5. INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO. Câncer de próstata. Disponível em: <http://www.icesp.org.br/espaco-do-paciente/entenda-o-cancer/tipos-de-cancer/prostata>. Acesso em 11 out. 2021.
  6. OLIVEIRA, Marlene. No Novembro Azul, seja homem e se cuide! Veja Saúde, 2020. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/no-novembro-azul-seja-homem-e-se-cuide/>. Acesso em 11 out. 2021.
  7. SILVA, Virgínia Eduarda Monteiro da. Potencial terapêutico de extratos de plantas medicinais em Hiperplasia Benigna da Próstata. 2015. 67 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) – Faculdade de Ciência da Saúde, Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2015. Disponível em: <https://bdigital.ufp.pt/handle/10284/5171>. Acesso em 11 out. 2021.
  8. VALE, Camilla Pereira do et al. Composição e propriedades da semente de abóbora. FAG Journal of Health, v. 1, n. 4, p. 79-90, 2019.
  9. SANT’ANNA, Lina Cláudia. Avaliação da composição química de semente de abóbora (Cucurbita pepo) e do efeito do seu consumo sobre o dano oxidativo hepático de ratos (Rattus novergicus). 2005. 69 f. Dissertação (Pós-Graduação em Nutrição) – Centro de Ciência da Saúde, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/102076/232793.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em 11 out. 2021.
  10. RODRIGUES, Kelisson. Estrogênios: saiba o que são e como agem no corpo do homem. GQ, 2017. Disponível em: <https://gq.globo.com/Corpo/Saude/noticia/2017/04/estrogenios-saiba-o-que-sao-e-como-agem-no-corpo-do-homem.html>. Acesso em 11 out. 2021.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Benefícios do óleo de girassol que você não conhece

Você sabia que o girassol, além de ser uma flor linda, fornece um óleo extraído da semente que pode ser extremamente benéfico para a saúde? Mas para isso é preciso que este óleo seja consumido através de suplementos ou na forma in natura, ou seja, prensado a frio. Mas atenção: é importante salientar que, nos suplementos, para obter os benefícios do óleo de semente de girassol, é imprescindível que ele seja obtido por primeira e única prensagem a frio, pois somente assim são mantidas as propriedades terapêuticas e nutricionais das sementes!