Nutrição e fertilidade: entenda essa relação

Share on facebook
Share on twitter
fertilidades

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que, aproximadamente, de 8% a 15% dos casais apresentam algum problema de fertilidade durante sua vida fértil. Essa incapacidade biológica de contribuir para a concepção pode apresentar variadas causas, como: endometriose, miomas, obesidade, disfunções ovulatórias, síndrome dos ovários policísticos e distúrbios na tireoide. (1)

Além dessas razões ginecológicas e sistêmicas, a discussão sobre outros fatores que podem influenciar a fertilidade, relacionados ao estilo de vida e condições ambientais, também vem sendo levantada por especialistas. (1)

Afinal, será que a dieta pode influenciar quando falamos de fertilidade? É o que vamos descobrir neste texto. 

A alimentação pode influenciar na fertilidade?

Para começo de conversa, vamos enfatizar que não existe fórmula mágica que ajuda mulheres a terem filhos. O que se sabe é a fertilidade pode ser influenciada pela alimentação e nutrição e que hábitos e escolhas alimentares mais saudáveis e conscientes podem, sim, atuar consideravelmente na fertilidade de homens e mulheres. (1,2) Mas, de que modo isso acontece?

Hoje em dia, é comum termos contato com produtos industrializados que carregam alto potencial inflamatório. Tratam-se de alimentos que oferecem poucos nutrientes e muitas substâncias que, em excesso, podem se tornar nocivas ao organismo, como a glicose, o sal e a gordura trans. (2)

Nesse sentido, também podemos citar os carboidratos com alto índice glicêmico, pois, quanto mais consumimos alimentos com alto índice glicêmico, maiores as chances de o organismo desenvolver resistência à insulina e aumentar a produção desse hormônio, gerando um estado inflamatório no corpo que pode resultar em diabetes. Tal inflamação pode ser crucial para a qualidade dos óvulos, espermatozoides e também para a implantação do embrião no útero. Ou seja, total relação com a fertilidade! (2)

Um outro ponto a ser discutido é em relação à importância do equilíbrio nutricional, pois uma alimentação inadequada pode acarretar em sérios danos à saúde, já que os nutrientes são essenciais para o bom funcionamento de diversas funções metabólicas do organismo. Uma alimentação desregulada pode estimular um excesso de peso ou baixo peso corporal, sucedendo em alterações na função ovariana, que afeta diretamente a fertilidade feminina. (1) 

fertilidade

O papel dos antioxidantes na fertilidade

Como citamos, o alto índice glicêmico pode causar um estado inflamatório no corpo. Essa inflamação também está associada à maior produção de radicais livres, moléculas que prejudicam a vida das células. E então, os antioxidantes entram em ação. (1,2)

Evidências apontam que o estresse oxidativo pode causar uma grande ocorrência de problemas de fertilidade devido a existência de uma desarmonia entre a produção de oxigênio reativo e a capacidade que o corpo possui para neutralizar essa toxidade. Nesse contexto, a desordem pode causar dano celular e, consequentemente, interferir na saúde reprodutiva, atingindo, principalmente, o DNA. (1,2)

Um outro ponto a destacar é que cientistas das Universidades de Múrcia e de Alicante concluíram que nutrientes antioxidantes podem melhorar a qualidade do sêmen, afetando positivamente os parâmetros de concentração de espermatozoides, e ainda sua morfologia e mobilidade. (3)

Por isso é fundamental investir em alimentos fontes de antioxidantes, como frutas, verduras e outros vegetais, para poder reverter o desequilíbrio entre a quantidade de radicais livres produzidos e a barreira antioxidante, gerando melhora na fertilidade e no organismo como um todo. (1) 

Selênio, um grande aliado

O selênio é um mineral com compostos capazes de realizar a sintetização de DNA, produção de óvulos, metabolismo hormonal, além de possuir uma certa relevância na reprodução e fertilidade. Esse nutriente também é capaz de prevenir os danos celulares causados por radicais livres, melhorando o sistema imunológico.

A deficiência de selênio no organismo pode provocar vários problemas, como gerar aborto, danificar o sistema nervoso do feto e mais complicações durante a gravidez. Além disso, estudos identificaram que concentrações menores de selênio no organismo materno estavam associadas a um tempo mais longo de gravidez e a um risco maior de infertilidade.(1)

Onde encontrar selênio: em oleaginosas, como nozes, castanhas, amêndoas, pistache e avelãs. (4) 

Quais alimentos incluir no dia a dia para favorecer a fertilidade?

Um estudo realizado nos Estados Unidos pela Universidade Harvard com 18 mil mulheres que desejavam engravidar constatou que, ao estabelecer uma relação sólida entre alimentação e fertilidade, a importância do consumo de proteínas ricas em gorduras boas, como as dos peixes, tornou-se ainda mais evidente. (2)

Alguns especialistas também mencionam a dieta mediterrânea, que exerce um papel promissor na melhora da capacidade reprodutiva da mulher, desde que ela mantenha outros hábitos saudáveis, como o não consumo de drogas e tabagismo. (4)

A adoção desse plano alimentar pode  elevar as concentrações de nutrientes importantes para o funcionamento do sistema reprodutor, aumentando as chances de fertilidade. (5) O importante é priorizar:

  • Uma dieta com alimentos ricos em gorduras essenciais, como o salmão de água fria, atum, sardinha, arenque, cavalinha e meca; (5)
  • Óleos vegetais de boa qualidade, como canola, oliva, algodão ou girassol; (5)
  • A ingestão de nutrientes, como o ácido fólico, vitamina A, ferro, vitamina B, vitamina B6, vitamina B12, vitamina C, vitamina D, vitamina E e zinco. (4)
  • Reduzir a ingestão de carboidratos refinados, como pães e massas com farinha branca; (5)
  • A suplementação também vem ganhando popularidade entre os que pretendem engravidar. O mais conhecido, provavelmente, é o ácido fólico, uma forma sintética de vitamina B. (6)

Como vimos, a alimentação e a nutrição exercem um papel essencial na fertilidade de homens e mulheres. É importante citar, ainda, que a adoção de hábitos saudáveis e levar uma vida menos estressante também são fatores conclusivos para aumentar as chances de concepção.

Cada vez mais entendemos que se alimentar corretamente para manter o equilíbrio do organismo é uma prática que pode beneficiar a saúde de todo o corpo e que sempre devemos obter o acompanhamento de um especialista.

Fontes: 
  1. GOMES, Mariana Cirilo; SILVA, Sarah Jéssica Duarte da; ALMEIDA, Simone Gonçalves. A relação da nutrição na infertilidade feminina. Research Society and Development, v. 9, n. 9, 2020.
  2. PETRACCO, Rafaella. Afinal, há uma dieta que ajude a engravidar? Veja Saúde, 2021. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/afinal-ha-uma-dieta-que-ajude-a-engravidar/>. Acesso em 13 set. 2021.
  3. DIETA rica em antioxidantes pode melhorar a fertilidade do homem, diz estudo. BBC News Brasil, 2016. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/ciencia/2009/06/090612_fertilidadealimentoml>. Acesso em 13 set. 2021.
  4. BEZERRA, Flavia. Dieta da Fertilidade: alimentos que ajudam você a engravidar. Crescer, 2020. Disponível em: <https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/Planejando-a-gravidez/noticia/2014/02/dieta-da-fertilidade-alimentos-que-ajudam-voce-engravidar.html>. Acesso em 13 set. 2021.
  5. CAMBIAGHI, Arnaldo Schizzi; ROSA, Débora de Souza. Fertilidade e Alimentação: Guia Alimentar para Mulheres e Homens que desejam melhorar a fertilidade. Dieta Mediterrânea. São Paulo: IPGO ( Intituo Paulisa de Ginecologis e Obstetrícia). Disponível em: <https://ipgo.com.br/livro-digital/pdf/dieta-mediterranea-ebook.pdf>. Acesso em 13 set. 2021.
  6. 6. O que comemos pode afetar nossa fertilidade? BBC News Brasil, 2016. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-37087607

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Para que serve o Ômega 3?

Embora seja um assunto muito comentado, muitos ainda não conhecem o Ômega 3, não sabem para que serve, nem quais são seus benefícios. O corpo

Já ouviu falar dos antioxidantes sesamina e sesamolina?

Sabe aquele gergelim que você conhece, geralmente usado sobre os pães? Além de enfeitar os alimentos e dar um gostinho especial, o óleo extraído a frio deste alimento traz vários benefícios para a saúde!

Entre seus compostos estão dois ácidos graxos polinsaturados antioxidantes, a sesamina e a sesamolina, que podem melhorar as funções cardíacas, o sistema imune e até ajudar no emagrecimento.