O planeta Terra precisa de você

Share on facebook
Share on twitter
meio ambiente

Preservar a Terra é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que nele habitam. Não é segredo para ninguém que o mundo sofre com graves problemas ambientais, inclusive, todos os dias, nos deparamos com alguma notícia devastadora de alguma parte do globo. Como cidadãos da Terra, devemos defendê-la e preservá-la, visando não só a melhora do hoje, mas, principalmente, a do futuro.

A preservação do meio ambiente se torna essencial para a nossa sobrevivência, uma vez que é nele onde encontramos os recursos naturais para que a vida possa, de fato, ser vivida. Estamos falando de água, alimentos e matérias-primas. Sem eles, todas as formas de vida no planeta podem acabar. (1)

Aproveitando que em 22 de abril comemoramos o Dia do Planeta Terra, no texto de hoje, vamos falar sobre como e qual a importância de preservar o meio ambiente. Vamos lá?

O meio ambiente e o ser humano

Desde os primórdios da existência do homem, é possível notar que a devastação do meio ambiente ocorre de forma incessante. Afinal, o simples processo de sobrevivência deste ser no ambiente já o degrada. No entanto, com o desenvolvimento intelectual dos seres humanos, surgiram novas oportunidades que culminaram em uma melhora na qualidade de vida, porém, o que poderia ser um aliado na luta da preservação, se tornou um fator de aumento exponencial da tal degradação, tornando esse cenário cada vez mais preocupante. (2)

As atitudes irresponsáveis com o meio ambiente começaram a ser discutidas a partir do século XIX, com o surgimento de algumas organizações mundiais constituídas por representantes de diversos países. A preocupação com o planeta veio à tona quando o critério abordado se tornou a sobrevivência humana, fazendo com que ações sustentáveis fossem tomadas, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido. (2)

Um fato é que, há muito tempo, o ser humano vem sendo tratado como próprio autor do seu destino, como se tivesse o poder absoluto de manutenção da vida no planeta. Mas, na verdade, a história é outra: o homem faz parte do meio em que vive e não está fora dos processos de transformação e sobrevivência que acontecem a todo instante. Sendo assim, o meio ambiente envolve o ser humano como um ser interdependente. O planeta Terra não deve ser tratado como uma mera propriedade. Precisamos cuidar desse superorganismo vivo! (2)

meio ambiente

Por que devemos preservar os ecossistemas?

Cada ser vivo na Terra existe em razão dos benefícios da biodiversidade, mas estamos próximos de perder o controle se não a preservarmos. O conceito de biodiversidade abrange a variedade de vida no planeta, incluindo a diversidade genética dentro das populações e espécies, a variedade da flora, da fauna, de fungos e microrganismos, além de variedade de comunidades, habitats e ecossistemas. (3,4)

O Brasil possui grande diversidade de organismos, cerca de 20% das espécies identificadas no mundo encontram-se em nosso país. Um ponto importante a ser compreendido é que a existência de uma espécie afeta diretamente muitas outras, assim como a extinção de apenas uma espécie pode prejudicar todo um ecossistema. Esses ecossistemas são importantíssimos para a vida humana, pois desempenham funções como a purificação da água e do ar, amenizam fenômenos violentos do clima, promovem a decomposição do lixo, a geração de solos férteis, controle de erosões, de pragas, entre outros serviços ambientais. (4)

As principais ameaças à biodiversidade são, principalmente, a poluição, o uso excessivo de recursos naturais, a expansão da fronteira agrícola em detrimento dos habitats naturais e a expansão urbana e industrial. Tudo isso pode levar espécies vegetais e animais à extinção. Só no Brasil, a cada ano, aproximadamente 17 milhões de hectares de floresta tropical são desmatados. O valor da biodiversidade é incalculável e a sua redução compromete a vida na Terra. Portanto, devemos cuidar desse bem natural. (4)

Em uma entrevista, o fotógrafo David Attenborough, que dedicou sua vida a levar câmeras para lugares inacessíveis e mostrar a riqueza natural para o resto mundo, relatou acreditar que uma das maiores ameaças ao patrimônio natural da Terra é o crescimento da população, que exige mais da capacidade de suporte do nosso planeta. Por isso, atitudes sustentáveis se tornam imprescindíveis para que essa pressão possa ser amenizada. Cabe a cada um de nós alimentar essa consciência e mudar essa realidade. (4)

meio ambiente

4 atitudes simples que podem salvar o planeta

Você não precisa ser um super-herói da sustentabilidade para contribuir com a preservação, até porque algumas ações simples podem ajudar a salvar o planeta. Listamos a seguir:

1 – Economizar água: para isso, basta mudar algumas práticas no dia a dia, como reduzir o tempo de banho, verificar vazamentos. Aproveitar a água da chuva e a da máquina de lavar também é uma ótima dica! (6)

2 – Economizar energia: você começa a praticar essa atitude ao ligar apenas os aparelhos elétricos necessários. Se está usando o computador, desligue a televisão e vice-versa. Ao sair de um ambiente, verifique se realmente apagou a luz. E outra: reduzir o tempo no banho também é excelente para economizar energia. (6)

3 – Reciclar o lixo: ao reciclar, você evita o gasto desnecessário dos recursos naturais e ainda ajuda a diminuir a concentração de lixo no ambiente. Além disso, fazer o descarte correto do lixo também é indicado, pois essa atitude pode evitar não só a poluição, mas também a propagação de doenças. (6)

4 – Utilizar veículos apenas quando necessário: por que, ao invés de pegar o carro, você não vai de bicicleta até a padaria? Aproveite e conheça a vizinhança, contemple sua comunidade! Os carros são responsáveis pela liberação de uma grande quantidade de poluentes na atmosfera, então, restringir o seu uso é importante. (6)

Preservar o meio ambiente é preservar a vida! A Vital Âtman carrega esse lema em seu DNA e incentiva uma mudança de comportamento aos seus clientes. Juntos, podemos salvar o planeta Terra, nosso lar!

Fontes:
  1. PREFEITURA DE VÁRZEA PAULISTA. Preservar o meio ambiente é preservar a vida. 2017. Disponível em: <https://portal.varzeapaulista.sp.gov.br/2017/07/07/preservar-o-meio-ambiente-e-preservar-a-vida/#:~:text=Preservar%20o%20meio%20ambiente%20%C3%A9%20fundamental%2C%20afinal%2C%20%C3%A9%20nele%20onde,vida%20do%20planeta%20poder%C3%A3o%20acabar>. Acesso em 28 mar. 2022.
  2. QUEIROZ, Miqueias Aranha de. As influências do ser humano no meio ambiente e seus reflexos no âmbito jurídico. Jus.com.br, 2016. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/45582/as-influencias-do-ser-humano-no-meio-ambiente-e-seus-reflexos-no-ambito-juridico>. Acesso em 28 mar. 2022.
  3. TOBACE, Ewerthon. ONU alerta para destruição de ‘bases de vida no planeta’. BBC News Brasil, 2010. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/ciencia/2010/10/101018_ciencia_onu_extincao_rp>. Acesso em 28 mar. 2022.
  4. CASARTELLI, Mayara Ribeiro. Por que devemos preservar os ecossistemas? 2015. Disponível em: <http://arquivos.ambiente.sp.gov.br/pgibt/2013/04/mayara.pdf>. Acesso em 28 mar. 2022.
  5. MANSUR, Alexandre. “Precisamos preservar a natureza para garantir a produção de alimentos”. Época, 2016. Disponível em: <https://epoca.oglobo.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2016/05/precisamos-preservar-natureza-para-garantir-producao-de-alimentos.html>. Acesso em 28 mar. 2022.
  6. SANTOS, Vanessa Sardinha dos. 10 atitudes que podem salvar o planeta. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/10-atitudes-que-podem-salvar-planeta.htm>. Acesso em 28 mar. 2022.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Óleo de borragem, um poderoso aliado da saúde da mulher

Se você está na menopausa e sente efeitos indesejáveis como: ondas de calor, suor excessivo, sensibilidade nos seios e outros, temos uma ótima notícia! O óleo de borragem, é um composto natural que pode ajudar a combater todos os sintomas dessa fase e também no climatério, que é o período que antecede a menopausa. Saiba mais sobre esta substância e como ela pode te ajudar e ter uma vida mais confortável: