O que é um óleo 100% natural e como é produzido

Share on facebook
Share on twitter

Sempre falamos dos benefícios dos óleos 100% naturais, que são aqueles prensados a frio e que, por isso, garantem a manutenção de todas as propriedades funcionais de suas matérias-primas (sementes e nozes em geral).

Por ser 100% natural, durante a fabricação desses óleos não há nenhuma adição de química ou solventes. Então, o processo de fabricação é praticamente artesanal e, por isso, muito mais demorado do que a técnica do refinamento de óleos.

Para saber mais sobre o processo de extração a frio, entrevistamos Rodolpho Ortenblad, diretor da Vital Âtman, uma indústria de óleos 100% naturais produzidos somente com a legítima técnica da prensagem a frio. Confira:

Rodolpho, qual é o primeiro passo da fabricação de óleos 100% naturais? Antes de serem prensadas, as matérias-primas passam por algum tipo de procedimento?

O primeiro passo é a certificação de que as sementes que serão prensadas apresentam bom rendimento para a extração. A Vital Âtman só trabalha com sementes de bom rendimento e com garantia de qualidade, já que o resultado final é o que mais importa na produção. Pedimos sempre 5 kg de cada semente para verificar, por meio de análises químicas em laboratório, o rendimento e a qualidade. Se passarem nesse primeiro teste, pedimos mais sementes que serão usadas na fabricação dos óleos.

E como é feita a prensagem?

As sementes certificadas passam pelas máquinas de extração a frio, que prensam morosamente a matéria-prima, extraindo o óleo e as tortas, que são uma espécie de bagaço do que sobra das sementes. É preciso 5 kg de sementes para produzir 1 litro de óleo. Por isso, a prensagem a frio é um processo moroso, lento, já que o óleo demora dias para ficar pronto. Porém, o resultado final é um produto que preserva todas as características naturais das matérias-primas.

Existe algum tipo de cuidado básico durante essa fabricação?

Uma atenção especial é dada à temperatura durante o processo de prensagem, pois a extração a frio não pode ultrapassar 60°C, preservando as propriedades naturais das sementes. Além disso, a Vital Âtman tem um cuidado especial e diário com suas máquinas: fazemos uma limpeza minuciosa, todos os dias, ao montar e desmontar as peças das máquinas, pois isso colabora para a qualidade e pureza de nossos produtos.

Confira fotos da extração a frio realizada pela Vital Âtman!

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

COZINHA VITAL – CROCANTES DE FESTA

Rendimento: 04 porções Ingredientes: 2 cenouras 2 pepino japoneses 2 talos de salsão Molho: 250g de tofu 8 azeitonas verdes 5 castanhas-do-pará 4 colheres de

Seis benefícios da música para a saúde

Quem é que não gosta de música? Ela tem o poder de alegrar uma festa, marcar momentos especiais, lembrar de pessoas e acontecimentos importantes e pode até ser usada para relaxar ou apenas se divertir.

Mas porque gostamos tanto de batidas ritmadas e melodias? Acredita-se que a música tenha sido usada desde praticamente o começo dos tempos para ajudar os humanos a lidarem com sentimentos difíceis e se conectarem melhor uns com os outros.

Devido à sua influência forte e imediata sobre as nossas emoções, juntamente com a sua capacidade de aumentar naturalmente os neurotransmissores (incluindo as endorfinas) a música está sendo usada para programas de bem-estar em todo o mundo.