Óleo de coco: conheça os benefícios para mulher

Share on facebook
Share on twitter
Óleo de coco: conheça os benefícios para mulher

O coco é um fruto é poderoso na saúde e na beleza da mulher. A água do coco é rica em cálcio, potássio, ferro, magnésio, cobre e zinco, e pode ser usada para hidratar o corpo. (1)

Já a polpa do coco contém uma espécie de gordura saturada, chamada de triglicerídeos de cadeia média (TCM), que é facilmente absorvida pelo corpo, gerando energia para o fígado. Além disso, esse tipo de gordura contida no coco ajuda na diminuição da absorção de gorduras ruins, estimula o intestino e ainda consegue combater vírus, bactérias e fungos – por esse motivo ele é usado muitas vezes para o tratamento de inflamações no intestino e da candidíase. (1)

Cultivado em mais de 90 países, 100% dele pode ser aproveitado e uma das suas derivações, o óleo de coco, é muito utilizado para variados fins. Visado por diversos segmentos, consegue suprir necessidades que você nem imagina – e é sobre isso que falaremos nesse texto. (2)

O óleo de coco

É extraído da polpa do coco fresco, conhecido também como coco da Bahia ou coco branco. O óleo é de origem vegetal e é 100% natural. (3)

Em sua composição, possui 90% de ácidos graxos saturados, como os ácidos capróico, caprílico, cáprico, láurico, mirístico, palmítico, esteárico e araquídico. Também possui ácidos graxos insaturados, mas em uma quantia menor. Essa gorduras auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico, ajuda na digestão e na absorção dos nutrientes dos alimentos. Também é possível encontrar glicerol no óleo de coco, substância muito importante no organismo do ser humano porque, por meio dele, o nosso corpo consegue produzir ácidos graxos insaturados e saturados conforme necessitamos. (3)

Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa

As diversas funções do óleo de coco

Mas afinal, o óleo de coco é tão poderoso assim? Sem dúvida! Vamos listar alguns dos seus benefícios abaixo.

– Pode melhorar a imunidade:

O óleo de coco age diretamente na imunidade por uma razão: ele é um alimento funcional que tem em sua composição triglicerídeos de cadeia média, que, quando entram em contato com o estômago, acabam se transformando em monolaurina – um poderoso antibactericida, antiviral e antifúngico. Além disso, o óleo de coco é rico em vitaminas A, D, E e K, que auxiliam no controle do colesterol, aumentando a gordura boa e diminuindo a ruim – e, por conta disso, o óleo também pode ter efeito anti-inflamatório e antitrombótico. (4)

– Pode substituir outros tipos de óleo:

O óleo de coco consegue atingir altas temperaturas sem perder a suas propriedades nutricionais e sem oxidar – diferente de outros óleos vegetais que usamos na cozinha como o óleo de canola, soja ou de milho.(4)

– Pode ajudar no emagrecimento:

Como falamos acima, o óleo de coco possui gorduras saturadas que são facilmente absorvidas pelo corpo, gerando energia para o fígado e não se acumulando em forma de gordura nos adipócitos (células que armazenam gordura e regulam a temperatura corporal). Ajuda também a acelerar o metabolismo, beneficiando a queima de gordura corporal. (4)

Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa

Como o óleo de coco pode agir diretamente na saúde e beleza da mulher?

Falamos bem no comecinho do texto que vários segmentos utilizam o óleo de coco, certo? A indústria da beleza é um deles. E onde ela entra nisso? Vamos mostrar:

Pele:

Usado de forma tópica, ele pode ser usado como:

  • Hidratante corporal: é só passar no corpo e esperar secar. A pele fica hidratada e cheirosa; (5)
  • Hidratante para os mamilos: muitas mães que estão amamentando têm problemas de rachaduras nos mamilos e o óleo de coco pode auxiliar nisso. Basta passar antes e depois de cada amamentação; (5)
  • Desodorante: serve tanto para os pés quanto para as axilas. O óleo de coco pode eliminar as bactérias que causam mau cheiro, então, se quer se ver livre de odores indesejados, ele pode ajudar; (5)
  • Máscara facial: óleo de coco com mel é uma dupla de peso para hidratar o rosto. Basta deixar por uns 15 minutinhos para ter um rosto hidratado; (5)
  • Esfoliante: basta adicionar bicarbonato de sódio e pronto, um poderoso esfoliante; (5)
  • Removedor de maquiagem: especialmente para as maquiagens difíceis de sair. Basta deixar uns minutinhos e depois remover com um algodão umedecido com água morna; (5)
  • Antiolheiras: muitas mulheres se sentem inseguras com as marcas debaixo dos olhos né? O óleo de coco pode ser um ótimo aliado para combatê-las. Passe um pouquinho ao redor dos olhos todos os dias e, depois de algum tempo, aparece o resultado; (5)
  • Antirrugas: quer uma opção boa e barata para minimizar as linhas de expressão? Aposte no óleo de coco! (5)
  • Queimaduras: se queimou no sol? Óleo de coco! Por possuir ação anti-inflamatória e hidratante, se torna uma ótima opção nesses casos. (5)

Ele também pode ser usado como repelente, lip balm e até hidratante de cílios. (5)

Cabelo:

E no cabelo? Quais são as benefícios? Vários:

  • Antifrizz: seu cabelo tem muito frizz? Passa-lo nas partes que mais tem esse problema pode ajudar a controlar os fios rebeldes; (5)
  • Pontas secas: se o problema do seu cabelo são as pontas secas, uma solução é usa-lo antes de lavar os cabelos Fazendo isso algumas vezes na semana, o aspecto e a saúde dos fios irá melhorar; (5)
  • Hidratação: precisa hidratar o cabelo? Misture-o com mel, aplique nos fios e espere 40 minutos. Se tiver uma touca pode usá-la para ajudar a potencializar os efeitos da mistura. Depois que passar o tempo, é só lavar normalmente. (5)

Saúde íntima:

  • Depilação: geralmente, a depilação com lâmina deixa a pele seca. Uma ótima solução é hidratar a pele durante a depilação, misturando um pouco de óleo de coco com sabonete ou com creme depilatório. Na depilação com cera, ele auxilia na remoção daqueles restinhos chatos que ficam grudados na pele, sabe? E, de quebra, ajuda a hidratar a região; (5)
  • Lubrificante: o óleo de coco pode substituir o lubrificante industrializado? A resposta é sim! Ele é uma ótima opção por ter propriedades antibactericidas, antifúngicas e anti-inflamatórias. Além disso, consegue melhorar a lubrificação nas relações sexuais, fazendo com que qualquer desconforto durante a penetração seja diminuído. Mas há ressalvas: é incompatível com o látex, por isso, o melhor é optar por preservativos sem o látex caso queira utiliza-lo para essa finalidade. Caso a mulher sinta vermelhidão, alergia ou ardência na área em que usou o óleo, o uso deve ser suspenso. Apesar da grande maioria das mulheres utilizarem o óleo de coco como lubrificante sem problemas, é bom ficar atento. (6)

Apesar de muitas pessoas não terem nenhuma contraindicação ao uso do óleo, antes de utiliza-lo ou consumi-lo, é importante consultar um médico, combinado?

FONTES:
  1. DORAZIO, BIA. Coco e seus benefícios para a saúde. G1, 2016. Disponível em <http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/blog/nutricao-pratica/post/coco-e-seus-beneficios-para-saude.html>. Acesso em 02 dez. 2020.
  2. SAMPAIO, Isabella; FERREIRA, Solange; JUIZ, Paulo. Estudo Prospectivo Relativo ao Uso do Fruto Coco como Matéria-Prima para Fabricação de Cosméticos. Cadernos de Prospecção, v. 12, n. 2, p. 314-326, 2019. Disponível em <https://cienciasmedicasbiologicas.ufba.br/index.php/nit/article/view/27238/17046>. Acesso em 02 dez. 2020.
  3. BITTAR, Marla et al. Utilização do óleo de coco para emagrecimento e redução da circunferência abdominal. Revista Odontológica de Araçatuba, v. 38, n.2, p. 26-31, 2017. Disponível em <https://apcdaracatuba.com.br/revista/2017/08/TRABALHO4.pdf>. Acesso em 02 dez. 2020.
  4. BARBOSA, Daniela. 7 benefícios do óleo de coco que você precisa conhecer. Exame, 11 de jul. de 2016. Disponível em <https://exame.com/casual/7-beneficios-do-oleo-de-coco-que-voce-precisa-conhecer/>. Acesso em 02 dez. 2020.
  5. TEIXEIRA, Luciana. 30 jeitos de usar óleo de coco (sem ser na cozinha!). Claudia, 29 de set. de 2015.. Disponível em <https://claudia.abril.com.br/sua-vida/30-jeitos-de-usar-oleo-de-coco-sem-ser-na-cozinha/>. Acesso em 02 dez. 2020.
  6. É seguro utilizar óleo de coco como lubrificante? Confira. O Dia, 18 de jul. De 2020. Disponível em <https://odia.ig.com.br/mundo-e-ciencia/2020/07/5954376-e-seguro-utilizar-oleo-de-coco-como-lubrificante–confira.html>. Acesso em 02 dez. 2020.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Importância da Vitamina D nos dias de hoje

Com a correria do dia a dia, a jornada de longas horas dentro de escritórios fechados e pouco tempo de exposição ao sol, a maioria das pessoas acabam ficando deficientes em vitamina D – e o pior, sem saberem disso.

Prensagem a frio, o que é isso?

Os óleos que você utiliza para cozinhar todos os dias são extraídos de sementes, frutas e nozes. Desde o azeite até o óleo de gergelim, a forma de extração tem um efeito direto no sabor e principalmente no valor nutricional dos óleos.

10 motivos para procurar uma nutricionista

É com muito orgulho e alegria que comemoramos, no próximo dia 31 de agosto, o Dia da Nutricionista!

Afinal, estes profissionais estudaram muito e dedicam suas vidas à fazer com que as pessoas tenham uma vida mais saudável através de uma boa alimentação.

A nutricionista é a profissional imprescindível em combinar alimentos que vão garantir a sua saúde em todas as fases da vida: nascimento, vida adulta e maturidade.

Existem milhares de motivos para que você procure uma nutricionista, mas vamos citar os 10 principais: