Os benefícios da água para a sua saúde.

Share on facebook
Share on twitter

Os benefícios da água para os seres humanos são diversos. Beber água é essencial para a vida.

Todos os seres humanos bebem água diariamente – quando há condições ideais para se viver. Mas você sabia que é muito importante tomar a quantidade correta por dia? Você sabe o que a água faz em nosso organismo?

Nesse texto, falaremos um pouco sobre isso.

Afinal, qual é a função da água em nosso organismo?

Nosso corpo é composto por 70% de água e ela é um componente indispensável para todas as nossas células. (1)

A água age em nosso organismo das seguintes formas:(1)

– Auxilia a regular a temperatura do corpo e o funcionamento dos órgãos;

– Elimina as toxinas;

– Auxilia na lubrificação de mucosas;

– Transporta nutrientes.

Para que tudo isso ocorra de forma adequada, o importante é tomar, no mínimo, dois litros de líquidos por dia. Vale lembrar que chás, frutas, água de coco e sucos podem entrar nessa contagem, porém, quando for consumi-los, é importante optar bebidas que sejam naturais e não contenham adição de açúcares ou qualquer outra substância, afinal, isso seria prejudicial para o nosso organismo. O ideal mesmo é priorizar a água pura, pois ela não tem nenhum componente artificial que irá interferir na nossa saúde. (1)

Além disso, bebidas com açúcares e industrializadas (como suco artificial e refrigerantes) fazem com que o nosso organismo perca líquido ao invés de repor. (2)

Se ingerirmos a quantidade recomendada de água por dia, além de prevenir a desidratação, também contribuímos para mais algumas coisas em nosso corpo, como:

– Boa circulação sanguínea:

Um bom volume de água correndo pelos vasos sanguíneos garante que todo o organismo será irrigado e nutrido pelo sangue. Quando estamos desidratados, o líquido se torna viscoso, favorecendo a queda de pressão arterial, prejudicando vários órgãos.(3)

– Intestino funcionamento bem:

Quando bebemos a quantidade recomendada de água, fazemos com que o intestino trabalhe melhor, evitando a prisão de ventre. A água, além de deixar o bolo fecal mais pastoso, também estimula os movimentos peristálticos, mandando-o embora do corpo.(3)

– Rins sem pedra:

Beber bastante água é uma ótima estratégia quando queremos evitar os cálculos renais. Quanto maior o fluxo de líquido filtrado pelos rins, menores são as chances da urina concentrar partículas sólidas que, quando se juntam, acabam virando as famosas pedrinhas. (3)

– Pulmões sem bactérias:

Uma boa umidade nas vias aéreas pode reduzir o risco de infecções. Fora isso, a última fração da árvore respiratória precisa estar bem hidratada para que aconteça a difusão do oxigênio da melhor forma. (3)

– Músculos mais fortes:

O mecanismo de relaxamento e contração depende muito do volume de água nas fibras musculares. Caso elas fiquem murchas, o vigor vai embora, ou seja, falta força para erguer pesos ou até mesmo correr(e para bater, no caso do músculo cardíaco). (3)

– Bom humor e raciocínio rápido:

Os neurônios precisam de água como qualquer outra célula. Beber a quantidade de água recomendada é essencial para que eles continuem conectados, transmitindo seus impulsos. Se não consumimos a quantidade ideal, o humor e o raciocínio sofrem as consequências. (3)

Os benefícios da água para a sua saúde.
Os benefícios da água para a sua saúde.

 

Algumas dicas podem te ajudar a deixar a hidratação em dia:

1) Tenha sempre uma garrafinha de água próxima a você, seja na mesa de trabalho ou na bolsa, isso fará com que você consuma água com frequência. (2)

2) Não beba água apenas quando sentir sede porque sentir sede é o primeiro sinal de desidratação. (2)

3) Caso tenha dificuldade em lembrar de tomar água sempre, existem aplicativos para Smartphone que têm essa função.(2) 

 

Todos devem tomar dois litros de água por dia?

Segundo especialistas, não. O mínimo recomendado por dia são dois litros de líquido, mas cada pessoa apresenta uma necessidade diferente. Por exemplo, quem faz esforço físico maior, por suar mais, precisa repor uma maior quantidade de líquidos perdidos. Agora, se a pessoa tem alguma doença e ela precisa fazer um controle maior de ingestão de líquidos, o ideal é procurar um especialista para que ele oriente qual é o volume correto de consumo de líquidos por dia. (1)

Já mulheres que estão amamentando e as gestantes precisam ingerir uma quantidade maior de água. Isso acontece porque, durante a gestação, a mulher tem um aumento na quantidade de sangue em circulação. Já quem está amamentando precisa ingerir mais líquidos para melhorar a lactação. (2)

O essencial é criar o hábito de beber água assim como temos o hábito de tomar café da manhã, almoçar e jantar.

Como nem tudo são flores, existem alguns mitos em relação a água. Um dos mais conhecidos é que beber um copo de água em jejum pela manhã regula o intestino. O que se sabe é que um líquido gelado ajuda sim no funcionamento do intestino, mas pode ser qualquer líquido – desde que seja aqueles que citamos acima. Não existe nenhuma comprovação científica de que um copo de água em jejum facilitaria o funcionamento do intestino. (1)

Então, sempre que ouvir algo que pareça suspeito, é recomendado tirar as dúvidas com a ajuda de um profissional da área.

Agora que sabemos a importância da água, fica até mais fácil colocar na cabeça que temos que tomar a quantidade recomendada todos os dias, né? Água é vital!

FONTES:
  1. A importância da hidratação: saiba como a água ajuda no bom funcionamento do corpo. Blog da Saúde – Ministério da Saúde, 2012. Disponível em <http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/31235-a-importancia-da-hidratacao-saiba-como-a-agua-ajuda-no-bom-funcionamento-do-corpo>. Acesso em 10 nov. 2020.
  2. Confira a importância da hidratação nos dias mais quentes.Blog da Saúde – Ministério da Saúde, 2019. Disponível em <http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53722-confira-a-importancia-de-cuidar-da-hidratacao-nos-dias-mais-quentes>. Acesso em 10 nov. 2020.
  3. PEREIRA, Regina Celia. Dia Mundial da Água: 6 motivos para se hidratar melhor. Veja Saúde, 2017. Disponível em <https://saude.abril.com.br/alimentacao/6-motivos-para-beber-mais-agua/>. Acesso em 10 nov. 2020.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM