Os benefícios da amizade para a saúde

Share on facebook
Share on twitter

Sempre que pensamos em levar uma vida mais saudável, o que vem a nossa mente é melhorar a alimentação, fazer exercícios, começar uma dieta, parar de beber ou fumar, cuidar da qualidade do sono, beber mais água… tudo isso é sim muito importante, é claro. Mas existe algo gratuito e de extrema importância para a nossa saúde: a amizade.

Ter o apoio de amigos é aquele conforto no coração por saber que, independente do que aconteça, vamos ter com quem contar, seja pra nos dar conselhos, nos ajudar ou simplesmente nos ouvir. E isso é comprovado por pesquisas: estudos mostram que o apoio social, como o de amigos, está associado a menores níveis de estresse e ao bom humor, além de contribuir para a saúde cardiovascular e maiores taxas de recuperação de doenças. (1,2)

Por que ter amigos é tão importante?

A amizade é uma importante fonte de felicidade e é capaz de ajudar no desenvolvimento emocional. Amigos acolhem, fazem rir, aconselham, nos fazem enxergar a vida por uma outra perspectiva, nos fazem sentir amados, enxugam nossas lágrimas, transmitem as melhores sensações por meio de um abraço e nos fazem sentir que não estamos sozinhos no mundo.

Ter um amigo de verdade é ter respeito, amor e conexão. É saber que tudo pode dar errado, mas que ele estará lá ao seu lado.

Esses sentimentos gerados pela amizade podem contribuir para a nossa saúde de diversas formas, seja melhorando nossas habilidades sociais ou, de fato, contribuindo para a prevenção de doenças.

Por isso, separamos alguns benefícios de se ter amigos comprovados cientificamente.  

O que afirma a ciência sobre a amizade?

Ter um melhor amigos de infância faz bem para a saúde

Pesquisa realizada com 169 jovens de 15, 16 e 25 anos identificou que pessoas que mantinham amizades fortes desde a infância tinham menos ansiedade, mais autoestima e menos sintomas de depressão. (3)

Além disso, um outro estudo realizado com 267 homens na faixa dos 30 anos mostrou que aqueles que passaram mais tempo com seus amigos na infância tinham menor índice de massa corporal e pressão arterial mais baixa na vida adulta. (4) 

A interação entre pessoas faz bem à saúde

Um estudo demonstrou que idosos que possuíam mais interação com outras pessoas, sejam familiares, amigos ou conhecidos, apresentavam melhores índices de saúde e bem-estar emocional e que a conexão com amigos estava diretamente ligada com maior prática de exercícios físicos, mais bom humor e menos sentimentos negativos. (5)

Amigos geram mais longevidade e saúde

De acordo com estudos, no início e no fim da vida, a quantidade e a intensidade das amizades são importantes para aumento da longevidade, enquanto na meia idade o mais importante é qualidade dessas relações. (6)

Enquanto na adolescência as amizades diminuem risco de inflamação e sedentarismo, na velhice, o isolamento social é prejudicial para a hipertensão, influenciando no desenvolvimento e controle da doença. (6)

Amigos aumentam a nossa empatia

Empatia é a capacidade do ser humano de se colocar no lugar do outro e a amizade é capaz de potencializar esse sentimento. É o que apontou um estudo da Universidade de Virginia, nos Estados Unidos. (7)

Cientistas descobriram que a atividade cerebral de uma pessoa em perigo é muito parecida com a atividade cerebral dessa pessoa quando um amigo está em perigo. Isso demonstra que amigos próximos se tornam “parte de nós” no sentido real da expressão. (7)

Ter poucos amigos é tão prejudicial ao corpo quanto fumar

Manter o círculo social pequeno e a solidão podem ter relação com o aumento da produção de uma proteína coagulante (conhecida como fibrinogênio) que pode causar infarto e derrame, de acordo com estudo. (8)

Os pesquisadores apontaram também que a diminuição de 10 a 12 pessoas no círculo social impacta no nível desse coagulante de maneira similar ao tabagismo. Isso pode estar ligado ao fato de que o isolamento social pode contribuir para que pessoas se sintam mais ameaçadas e vulneráveis e isso provocaria uma resposta fisiológica. (8)

Amizade influencia na memória

Uma pesquisa realizada com mais de 15 mil indivíduos demonstrou que pessoas com mais de 50 anos socialmente ativas tinham memória melhor do que as pessoas mais solitárias. (9)

Os benefícios de se ter amigos são diversos, influenciando tanto a saúde física quanto a mental. Por isso, cultive suas amizades e esteja próximo às pessoas que te fazem bem. Que tal compartilhar esse texto com um grande amigo e agradecer a ele por fazer tão bem à sua saúde?

Fontes
  1. TER amigos faz bem para a saúde. Crescer, 2019. Disponível em: <https://revistacrescer.globo.com/Familia/Rotina/noticia/2019/09/ter-amigos-faz-bem-para-saude.html>. Acesso em 17 jan. 2022.
  2. THE health benefits of strong relationships. Harvard Health Publishing, 2010. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/the-health-benefits-of-strong-relationships>. Acesso em 17 jan. 2022.
  3. NARR, Rachel K. et al. Close Frindship Strnght and Broader Peer Group Desirability as Differential Predictors of Adult Mental Health. Child Development, v. 9, n. 1, p. 298-313, 2019. Disponível em: <https://srcd.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/cdev.12905>. Acesso em 17 jan. 2022.
  4. CUNDIFF, Jenny M.; MATTHEWS, Karen A. Friends With Health Benefits: The Long-Term Benefits of Early Peer Social Integration for Blood Pressure and Obesity in Midlife. Sage Journals, v. 29, n. 5, 2018. Disponível em: <https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0956797617746510?journalCode=pssa>. Acesso em 17 jan. 2022.
  5. INTERAGIR com mais pessoas faz bem para a saúde, diz estudo. Galileu, 2019. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2019/02/interagir-com-mais-pessoas-faz-bem-para-saude-diz-estudo.html>. Acesso em 17 jan. 2022.
  6. TER amigos faz bem à saúde. Veja, 2016. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/saude/ter-amigos-faz-bem-a-saude/>. Acesso em 17 jan. 2022.
  7. SANCHA, Maria de. 10 verdades que cientistas dizem sobre a amizade. Exame, 2014. Disponível em: <https://exame.com/ciencia/10-verdades-que-a-ciencia-diz-sobre-a-amizade/>. Acesso em 17 jan. 2022.
  8. TER poucos amigos pode fazer tão mal ao corpo quanto fumar. Veja, 2016. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/saude/ter-poucos-amigos-pode-fazer-tao-mal-ao-corpo-quanto-fumar/>. Acesso em 17 jan. 2022.
  9. TREMEA, Camila. 7 motivos pelos quais devemos fazer amigos. Gazeta do Povo, 2016. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/comportamento/7-motivos-pelos-quais-devemos-fazer-amigos/

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM