Os benefícios do betacaroteno e do licopeno para a pele

Share on facebook
Share on twitter
pele

Quem sabe reconhecer o que é Vital entende que se cuidar é um ato de amor indispensável para levar a vida com mais leveza, qualidade e disposição. Defendemos a ideia de que beleza se nutre por dentro e que o verdadeiro ritual vai muito além da pia do banheiro. Aquilo que entra pela boca é refletido na pele, portanto, a ciência nos dá a orientação correta dos melhores aliados que provém da dieta, como os carotenoides betacaroteno e licopeno. Não sabe o que é isso? Vamos explicar. (1)

Carotenóides são compostos bioativos caracterizados como corantes naturais solúveis em gorduras, presentes nas frutas e vegetais. Existem 600 pigmentos carotenóides na natureza e eles são agentes que contribuem para a fotoproteção endógena, ou seja, nos ajudam a superar os danos moleculares causados pela luz do sol motivados por fatores internos do nosso organismo. Além disso, também exercem atividade antioxidante e podem contribuir para a menor ocorrência de doenças degenerativas.  (2,3)

Só nesta introdução, já é possível perceber que esses compostos são muito importantes para a nossa saúde, não é mesmo?

Sendo assim, no texto de hoje, vamos falar sobre os dois principais carotenóides que beneficiam a nossa pele, sendo eles o betacaroteno e o licopeno. Continue a leitura para descobrir quais são suas vantagens e começar a incluí-los na dieta agora mesmo.

Betacaroteno: bronzeador natural

Se o assunto é beleza, o betacaroteno sempre se destaca. Ele é muito citado e consumido principalmente no verão, porque colabora com a formação de melanina, uma substância associada à coloração e responsável pelo tom bronzeado da pele. Inclusive, não podemos deixar de citar sua maior virtude, que é a capacidade de combater os efeitos nocivos do excesso de radicais livres, agindo contra o envelhecimento precoce das células. (1)

Estudos sinalizam que o betacaroteno pode ser eficaz na prevenção do câncer de pele, um dos problemas mais frequentes no Brasil que representa cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Outras pesquisas também indicaram que a utilização desse carotenóide pode ser eficaz como tratamento auxiliar na manutenção de pacientes com melasma. (2,4)

O betacaroteno é um dos mais poderosos antioxidantes, conhecido por sua grande capacidade de renovação celular, em razão da sua habilidade em absorver radiações de luz visível e raios ultravioletas. (5) Após ingerida, essa substância é capaz de se converter em vitamina A através de reações químicas no organismo. (5,6)

Nesse sentido, os alimentos ricos em betacaroteno são conhecidos como “pró vitamina A”, que reforça o sistema imunológico, estimula a produção de colágeno e fortalece os ossos. Além disso, também protege a córnea e estruturas do globo ocular, sendo um aliado da saúde dos olhos e, ainda, pode ser um excelente parceiro para quem pratica atividades físicas. (6)

pele

 

Quais os benefícios do betacaroteno para a pele?

  • Estimular a formação de melanina e produção de colágeno; (1,6)
  • Promover um bronzeado saudável; (6)
  • Exercer atividade antioxidante, combatendo os efeitos nocivos dos radicais livres e prevenindo o envelhecimento precoce; (1)
  • Prevenir o câncer de pele; (2)
  • Auxiliar no tratamento de Melasma. (4)

Alimentos ricos em betacaroteno

Óleo de buriti, abóbora, cenoura, laranja, beterraba, manga e acerola. Algumas pessoas necessitam da suplementação por questões de absorção do organismo e a recomendação é de até quatro miligramas por dia. É preciso tomar cuidado com o excesso, senão essa substância pode causar coloração amarelada na pele. (5,6)

pele

Licopeno: antioxidante poderoso

Agora, vamos falar sobre o licopeno, um outro carotenóide essencial para a saúde da nossa pele que faz parte dessa grande família colorida. Se você já achou o betacaroteno altamente eficiente no combate aos radicais livres, saiba que o licopeno é duas vezes mais potente. Uma dieta que inclui alimentos fontes de licopeno pode evitar estresse oxidativo e danos celulares, diminuindo o processo de envelhecimento e doenças relacionadas a ele. (7)

Diferentemente do betacaroteno, o licopeno não apresenta função pró-vitamínica, mas, como dissemos, a sua atividade antioxidante é superior à do primeiro. (7)

O licopeno é capaz de deixar a pele mais hidratada e macia, além de reduzir o efeito das rugas e feições na pele. Inclusive, é ele o responsável pela cor vermelha nos frutos, flores e raízes. A principal fonte encontrada na dieta até o momento é o tomate e seus derivados. (8)

A função do licopeno é a de aumentar a expressão de enzimas antioxidantes, ou seja, a capacidade de estimular as células a produzir enzimas que ajudam a proteger as espécies reativas de oxigênio e os danos oxidativos. Sua suplementação oral pode apresentar efeitos promissores na prevenção e tratamento do envelhecimento cutâneo, além de benefícios como melhora da sustentação da pele e doenças crônicas. Também pode ser eficiente na melhora das respostas hormonais e imunes e na prevenção de doenças do coração. (8 9)

Quais os benefícios do licopeno para a pele?

  • Reduzir o processo de envelhecimento e doenças relacionadas; (7)
  • Evitar estresse oxidativo e danos celulares; (7)
  • Deixar a pele mais hidratada e macia; (8)
  • Proteger contra a radiação UV e UVA; (7)
  • Diminuir o efeito de rugas e feições na pele. (8) 

Alimentos ricos em licopeno

Além da suplementação, o licopeno pode ser encontrado na melancia, goiaba vermelha, mamão, papaia, uva preta, cenoura, abóbora e, como citamos, no tomate. (8)

Como você já sabe, a aparência da pele é diretamente afetada por fatores externos e, mais uma vez, a nutrição se mostra como uma aliada fundamental para uma boa saúde. Uma dieta ativa é uma dieta rica em nutrientes e que pode atuar no metabolismo do corpo, desempenhando um papel no crescimento, desenvolvimento, cuidado e outras funções corporais. (8)

Portanto, neste texto, foi possível compreender que o betacaroteno e o licopeno são duas substâncias que podem fazer toda a diferença na saúde da sua pele e na sua autoestima.

Fontes:
  1. NUTRIENTES para manter pele, cabelo e unhas saudáveis. Que bem que faz. Disponível em: <https://qbemqfaz.com.br/bem-estar/nutrientes-para-manter-pele-cabelo-e-unhas-saudaveis>. Acesso em 28 abr. 2022.
  2. BATISTA, Cristina Franciele et al. Alimentos com ação fotoprotetora: possível prevenção do câncer de pele? Brazilian Journal of Natural Sciences, v. 3, n. 1, p. 268-273. Disponível em: <https://www.bjns.com.br/index.php/BJNS/article/view/87/70>. Acesso em 28 abr. 2022.
  3. SOKOLOSKI, Lethicia. Avaliação do efeito fotoprotetor sistêmico à radiação ultravioleta B pelo consumo regular de licopeno sintético ou in natura: estudo comparativo e randomizado. 2013. 97 f. Tese (Mestrado em Ciências) – Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: < https://repositorio.unifesp.br/bitstream/handle/11600/22847/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20vers%c3%a3o%20final%20-%20Lethicia%20Sokoloski%20Andriani.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em 28 abr. 2022.
  4. WANICK, Fabiana B. França et al. Avaliação da eficácia do licopeno, betacaroteno e Lactobacillus johnsonii no tratamento de manutenção do melasma durante o verão: um estudo comparativo. Surgical & Cosmetic Dermatology, v. 3, n. 4, p. 297-301, 2011. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/2655/265522077002.pdf>. Acesso em 28 abr. 2022.
  5. SANTOS, Francisco D. R. Pereira et al. Características físico-químicas de um sérum desenvolvido à base do óleo de buriti (Mauritia flexuosa) para pelo idosa. Revista Enfermagem Atual In Derme, v. 95, n. 33, 2021. Disponível em: <http://www.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/912/783>. Acesso em 28 abr. 2022.
  6. SPALA, Letícia. Betacaroteno: conheça alimentos ricos na substância do verão. Eu Atleta, 2021. Disponível em: <https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/betacaroteno-conheca-alimentos-ricos-na-substancia-do-verao.ghtml>. Acesso em 28 abr. 2022.
  7. BRUENEL, Nandhara Calegari; MULLER, Simony Davet. Estudo das atividades do licopeno na pele: uma revisão sistemática. 19 f. Artigo (Tecnólogo em Cosmetologia e Estética) – Universidade do Sul de Santa Catarina. Disponível em: <https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/7897/1/tcc%20riuni.pdf>. Acesso em 28 abr. 2022.
  8. ZAGO, Edilaine Cristina; FRANZINI, Cristina Maria. Revisão sistemática sobre a ação do licopeno perante ao envelhecimento cutâneo em nutricosméticos. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo, v. 7, n. 9., p. 863-883, 2021. Disponível em: <https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/2286/918>. Acesso em 28 abr. 2022.
  9. VEJA 4 alimentos ricos em licopeno e descubra a importância desse nutriente. Nutritotal, 2020. Disponível em: <https://nutritotal.com.br/publico-geral/material/4-alimentos-ricos-em-licopeno/>. Acesso em 28 abr. 2022.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM