Os benefícios do ômega 9 para a saúde

Share on facebook
Share on twitter

É só falar em “gordura” que as pessoas logo fogem. Porém, se você é um leitor assíduo do nosso blog e conhece os principais produtos da Vital Âtman, sabe que existem diversos tipos de gordura por aí, inclusive, algumas delas podem nos ajudar – e muito! – a cuidar da saúde. Então, é sempre muito importante ir em busca de informações e aprender mais sobre os nutrientes que são amigos e promovem bem-estar.

Hoje, chegou a vez de conhecer o ômega 9, uma gordura monoinsaturada, que vem ganhando espaço nos últimos anos entre os consumidores que desejam cuidar ou melhorar os aspectos saudáveis de suas dietas. (1,2) Ele pode até não ser tão famoso quanto seus outros familiares ômegas 3 e 6, mas é muito interessante e deveria receber uma atenção especial da sua parte. Entenda o porquê seguindo a leitura.

Quem é você, ômega 9? 

Também conhecido como ácido oleico, o ômega 9 é considerado um ácido graxo não essencial. Mas isso quer dizer que ele não é importante pra gente? Nada disso, bem pelo contrário! O fato de ser denominado “não essencial” é em razão de ser o único que pode ser produzido pelo próprio organismo, no entanto, para que isso ocorra, é necessário que os ácidos ômega 3 e 6 já estejam circulando pelo nosso corpo. Por isso, a regra de ouro ao consumir ácidos graxos é clara: mantenha o equilíbrio! (1,3,4)

Acabamos de mencionar os ácidos graxos por aqui, mas, você sabe o que eles são? Ácidos graxos são uma classe de compostos orgânicos que constituem os lipídeos, substâncias vitais para a construção da membrana celular e que ajudam a proteger a barreira da pele, evitando a desidratação por perda de água transepidérmica, por exemplo.(3)

O ômega 9 participa do nosso metabolismo, desempenhando um papel fundamental na síntese dos hormônios. Além disso, ele também pode ajudar o organismo a absorver vitaminas com mais eficiência. Apesar de existir a possibilidade de o ômega 9 ser aproveitado e produzido pelo organismo com a ajuda dos ômegas 3 e 6, ele também pode ser encontrado em alimentos, como o azeite de oliva, azeitona, oleaginosas (castanhas, amêndoas e nozes) e abacate. (3,4) 

Ômega 9 e a prevenção de doenças cardiovasculares

Agora, vamos falar sobre um dos motivos que nos incentivam a incluir o ômega 9 na alimentação: contribuir para a saúde do coração!

O ácido oleico está relacionado a níveis de triglicerídeos mais saudáveis, além de auxiliar na redução dos níveis de colesterol total sanguíneo, LDL (colesterol ruim) e, ainda, aumentar o HDL (colesterol bom). Esse efeito ocorre devido ao bom conteúdo de fitoesteróis, substâncias que auxiliam na eliminação do colesterol e na diminuição da circunferência abdominal. (3)

Um dos alimentos mais ricos de ômega 9 é o azeite de oliva extravirgem. (incluir link do post sobre azeite – não incluímos porque ainda não foi publicado) Ele oferece propriedades altamente anti-inflamatórias ao fornecer uma boa carga de antioxidantes ao organismo, o que leva a outros processos que podem ajudar na prevenção de doenças coronarianas, no câncer e no envelhecimento das células. (3)

Por isso que, quando falamos da saúde cardiovascular, o ômega 9 se torna um excelente aliado. 

Os benefícios do ômega 9 se estendem a quem deseja perder peso

Ainda sobre o azeite de oliva extravirgem, um alimento riquíssimo em ácido oleico, estudos mostraram que ele pode impedir o acúmulo de gordura na região abdominal. (3)

A Associação Americana de Diabetes comprovou que a ingestão diária de duas colheres de sopa de azeite evita a formação de gorduras na região visceral, sendo assim, a conclusão é a de que os componentes do azeite podem ajudar a reorganizar os depósitos de gorduras no organismo, impedindo que as células inchem e se concentrem. Sem contar o auxílio na queima de gordura corporal, usando-a como fonte de energia. (3)

Outros elementos, como as amêndoas, castanhas e nozes, também oferecem benefícios quando o assunto é perda de peso. Um estudo publicado na revista norte-americana International Journal of Obesity realizou uma comparação entre os efeitos de uma dieta para emagrecer enriquecida com amêndoa a de uma mais tradicional, suplementada com carboidratos complexos. (3)

O grupo que comeu amêndoa não só obteve mais sucesso na redução de peso e do total de gordura corporal, como também mostrou mais facilidade em manter a perda de peso, que, como sabemos, é uma dificuldade enfrentada por muitas pessoas. Uma outra boa notícia é que o ômega 9 também pode ajudar na sinalização celular que controla o apetite, portanto, é mais uma forma de contribuir para a perda de peso. (3)

ômega 9

Alimentos ricos em ômega 9

Além do azeite de oliva, que proporciona uma concentração que ultrapassa os 70% de ácido oleico, temos outras fontes, além das que já citamos, com elevado nível de ômega 9: óleo de sementes de uva, óleo de canola, óleo de gergelim, óleo de girassol, óleo de soja, óleo de palma e animais marinhos, como o bacalhau. (3)

Como você pode perceber, o ômega 9 é um ácido graxo muito importante para a manutenção da nossa saúde, principalmente quando se trata da prevenção de doenças cardiovasculares e no momento de ajudar na redução de peso e controlar o apetite. Sem dúvida, esse integrante especial da família dos ômegas carrega seus próprios méritos. Você já inclui fontes de ácido oleico na sua alimentação? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!

Fontes:
  1. BOZ, Mariana de Macedo. Os ácidos graxos Ômega 3, Ômega 6 e Ômega 9. SESC, 2018. Disponível em: <https://www.sesc-sc.com.br/blog/saude/artigo-os-acidos-graxos-omega-3-omega-6-e-omega-9>. Acesso em 12 mai. 2022.
  2. ÔMEGAS: tipos e benefícios. Food & Ingredients, n. 44, p. 18-24, 2018. Disponível em: <https://revista-fi.com/upload_arquivos/201811/2018110288717001542803511.pdf>. Acesso em 12 mai. 2022.
  3. ÔMEGAS, 3, 6 e 9: entenda as diferenças e seus benefícios para a saúde. Aditivos & Ingredientes, p. 34-40. Disponível em: <https://aditivosingredientes.com/upload_arquivos/201603/2016030481242001459191353.pdf>. Acesso em 12 mai. 2022.
  4. ÔMEGAS, as gorduras do bem. Hospital Sírio-Libanês, 2018. Disponível em: <https://hospitalsiriolibanes.org.br/imprensa/omegas-as-gorduras-do-bem/>. Acesso em 12 mai. 2022.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Hábitos que te deixam mais feliz

Felicidade e saúde andam juntas – dizem os pesquisadores, que após estudos descobriram que pessoas felizes adoecem menos e são mais produtivas. “Uma boa nutrição

Seis truques para exterminar a barriga

Fonte: anitricionista.blogs.sapo.pt Se prestar atenção ao que coloca no prato conseguirá sentir diferença no tamanho da barriguinha. Além da quantidade é preciso ter cuidado com

Alimentos naturais que auxiliam no emagrecimento

Quando se fala em perder peso, a coisa mais difícil é mudar a alimentação. Em todos os lugares em que a gente vai, supermercado, shopping, cafés, festas e aniversários, a oferta de alimentos calóricos é muito grande, e fica quase impossível resistir.

Mas o que fazer? Use o bom senso! De vez em quando coma um brigadeiro ou um salgadinho, mas insira na sua dieta regular, alimentos que além de nutritivos, ajudam a perder peso! Quer saber quais são eles?