Os surpreendentes benefícios de andar descalço

Share on facebook
Share on twitter

Andar descalço é como descobrir uma nova fonte de juventude. Quando nossos pés, joelhos, quadris e costas já não ficam mais sem dor, estamos mais propensos a ser ativos novamente. Você vai se sentir mais jovem, seu corpo vai agir como se estivesse mais jovem, e você vai ficar mais forte e mais ativo do que você já esteve há muitos anos! Sua mente se tornará mais nítida e sua concentração mais específica.

Andar descalço funciona como despertar uma luz, passo natural no corpo, através da mensagem que recebemos dos nossos pés tocando o chão. Há menos impacto e pressão do que quando calçados, andar descalço reaviva músculos que ficam atrofiados em nossos sapatos, desperta terminações nervosas e nosso sistema de equilíbrio, estimula pontos de reflexologia na parte inferior de nossos pés, e ainda tem benefícios anti-inflamatórios através do aterramento. Isso tudo significa um corpo mais forte, menos dor nas articulações, melhor postura, mais mobilidade, mais saúde e maior liberdade.

Aqui estão alguns dos principais benefícios para a saúde:

  • Maior equilíbrio

Ao sentir o chão, as pessoas começam a despertar o sistema vestibular (sistema de equilíbrio) do cérebro, estimulando novas conexões neurais e remapeamento de suas mentes para um maior equilíbrio. Para os idosos isso é fundamental, porque uma queda ou fratura do quadril pode levar a um declínio gradual na saúde.

  • Maior força

Ao andar com os pés descalços começamos a despertar novos músculos, tanto para o equilíbrio quanto apoio.

  • Pés mais saudáveis

O corpo trabalha sob o princípio use-o ou perca-o. Se você usa algo, você o mantém, se não usa, ele atrofia. Quando as pessoas começam a andar com os pés descalços, os pés despertam e começam a se fortalecer novamente.

  • Menos problemas para os pés

Conforme fortalecemos os pés, a fascite plantar diminui, neuromas do pé vão embora e as joanetes começam a se dissipar. Mesmo a artrite começa a se curar lentamente à medida que os pés desenvolvem mais força, flexibilidade e fluxo sanguíneo.

  • Maior circulação

Andar descalço não só acorda os músculos dormentes dos pés e pernas, como aumenta o fluxo de sangue para estas áreas. Este aumento do fluxo sanguíneo significa menos dores, menos varizes, os pés e  as pernas mais quentes no inverno.

  • Melhor postura

Pelo fato de andarmos sempre calçados, somos forçados a projetar nossos quadris para trás e para a frente, forçando nossas costas, parte superior das costas, ombros e pescoço para evitar possíveis quedas. Uma vez que estamos descalços, podemos começar a reverter isso. Ao sentir o chão, as terminações nervosas na parte inferior de nossos pés começam a nos enviar informações de equilíbrio. Além de melhor postura e equilíbrio, reduzimos muito todo o estresse e tensão em nosso corpo.

  • As crianças mais saudáveis

Saúde começa com os pés. A Associação Pediátrica Americana recomenda manter as crianças descalças o maior tempo possível, porque os sapatos enfraquecem e deformam os pés. Mantenha-os descalços e eles serão saudáveis! Não só isso, mas o ato de sentir o chão fortalece os seus sentidos e ajuda remapear o cérebro. De acordo com Dr. Merzenich, um dos maiores neuroplásticos do país, a estimulação de andar descalço ajuda a melhorar a memória, atenção, concentração e inteligência!

  • Diminuição da pressão arterial

Estudos mostram que, ao estimular as terminações nervosas na parte inferior dos pés, podemos diminuir a pressão arterial e a ação do cortisol. Em outras palavras, diminui o estresse e inflamação por todo o corpo.

  • Reduz a inflamação

Por último, mas não menos importante, andar descalço demonstrou reduzir a inflamação. De acordo com muitos estudos recentes, a inflamação é a causa número um de doenças no século 21 (doenças a de Alzheimer, artrite, autismo, câncer, doenças cardiovasculares, diabetes, asma, anemia, lúpus, esclerose múltipla, e todos relacionados com a inflamação). Uma solução possível pode ser o aterramento, o processo de redução da inflamação, caminhando, em pé ou mesmo sentado com os pés descalços no chão.

Estudos têm demonstrado que os radicais livres, agem nos responsáveis ​​pela inflamação transportando uma carga positiva. Embora essas partículas de carga positiva desempenhem um papel importante em nosso sistema imunológico – a resposta de cura, se não temos uma maneira de drená-las, elas se acumulam em nossos corpos, criando excesso de inflamação e danos em células e tecidos.

Enquanto isso, a terra naturalmente carrega uma carga negativa grande. Esta é a diferença de polaridade ou carga entre seu corpo e outro, é por isso que você leva choques no inverno, ao tocar em outro objeto. É a forma do seu corpo descarregar essa carga indesejada. O contato direto com o solo também nos permite descarregar os radicais livres.

  • Benefícios de reflexologia

Reflexologia é o processo de estimular nervos na parte inferior dos pés para estimular o sistema imunológico, reduzir a inflamação e dor, reduzir a pressão sanguínea, reduzir o stress e tensão, e para estimular a muitos outros processos de cicatrização do corpo. Estudos têm mostrado grandes benefícios de reflexologia em andar descalço e estimular as solas dos pés.

3 comentários em “Os surpreendentes benefícios de andar descalço”

    • Andar descalço reforça a imunidade, precisamos sentir frio no inverno, calor no verao, pegar chuva e nos expor ao meio-ambiente, bactérias nao sao nossos inimigos como preconiza Pasteur, sao nosos aliados, tanto que um conceito essencial de saude é ter uma biota intestinal equilibrada… portanta nao importa, pode-se andar descalço em toda parte (com as devidas precauçoes é claro)… a proteçao em excesso nos fragiliza…

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Falta de vitamina D? Cuidado, isso pode afetar suas noites de sono

Depois de um dia agitado, tudo o que você quer é chegar em casa, tomar um banho, relaxar e dormir. Só que na hora de deitar o sono não vem. E agora? Você vira pra lá, pra cá, toma leite quente, lê um pouco e nada. Sabia que isso pode ser um sinal de que está faltando Vitamina D no seu corpo?

Antes de explicar o motivo, saiba um pouco mais sobre essa vitamina!

10 alimentos fundamentais para as crianças comerem

As crianças precisam basicamente das mesmas vitaminas e minerais que os adultos, apenas as dosagens é que são diferentes. Mas, durante a fase de desenvolvimento e crescimento, alguns nutrientes são mais importantes do que outros.