Saiba porque você deve optar pelo chocolate escuro

Abril, Páscoa... não tem época melhor para comer muito chocolate, não é mesmo? Mas que tal aliar esta delícia com benefícios para sua saúde? Saiba que o chocolate escuro, aquele que tem no mínimo 70% de cacau, pode melhorar diversas funções corporais como o controle do colesterol, saúde do coração, controle do diabetes e ainda ajudar na prevenção de doenças. Saiba mais:
Share on facebook
Share on twitter

Abril, Páscoa… não tem época melhor para comer muito chocolate, não é mesmo? Mas que tal aliar esta delícia com benefícios para sua saúde? Saiba que o chocolate escuro, aquele que tem no mínimo 70% de cacau, pode melhorar diversas funções corporais como o controle do colesterol, saúde do coração, controle do diabetes e ainda ajudar na prevenção de doenças. Saiba mais:

1 – Protege o corpo contra os radicais livres

Os radicais livres atuam em nosso corpo como agentes oxidantes danificando nossas células e prejudicando nosso organismo. Já os antioxidantes são compostos que podem neutralizar os radicais livres e proteger o corpo.

Nesse quesito o chocolate escuro é nota 10! Ele tem alto teor de antioxidantes que também podem ser encontrados em menor quantidade em vitaminas, minerais e fitoquímicos.

O chocolate escuro possui uma quantidade maior de dois antioxidantes: os flavonoides e polifenóis. Portanto, quanto maior a porcentagem de cacau da sua barra ou ovo de chocolate, melhor.

2 – Pode prevenir o câncer

voce-deve-optar-pelo-chocolate-amargo-2

Pesquisadores do American Cancer Institute, estão investigando se o chocolate pode desempenhar um papel na prevenção do câncer, isso pela alta concentração de flavonoides. Uma revisão recente dos estudos sobre as propriedades protetoras do cacau contra esta doença, concluiu que a evidência é limitada, mas sugestiva.

Outra pesquisa sugere que uma dose diária de chocolate escuro pode desempenhar um papel importante na proteção contra o câncer de intestino.

3 – Melhora a saúde do coração

voce-deve-optar-pelo-chocolate-amargo-6

De acordo com uma pesquisa da Cleveland Clinic, (EUA) os flavonoides têm um efeito muito positivo na saúde do coração, ajudando a baixar a pressão sanguínea e melhorar o fluxo sanguíneo para o coração e cérebro. Os flavonoides de chocolates escuros também podem ajudar a tornar as plaquetas sanguíneas menos viscosas e mais capazes de coagular, o que reduz o risco de coágulos sanguíneos e acidentes vasculares cerebrais.

4 – Ajuda a controlar o colesterol

Um estudo publicado pelo Southern Medical Journal revelou que o consumo de três semanas de chocolate escuro (rico em polifenóis) aumentou o colesterol HDL (bom) em 6,5% e diminuiu o LDL (“ruim”) em 7,5%.  Já o consumo contínuo de chocolate escuro regular resultou em uma diminuição de 6% do colesterol LDL e um aumento de 9 % do colesterol HDL

5 – Pode combater o mal de Alzheimer

Os pesquisadores da Universidade de Harvard (EUA), descobriram que o chocolate quente ajudou a melhorar o fluxo sanguíneo para partes do cérebro que precisam de irrigação. Essa relação, chamada de acoplamento neurovascular, pode desempenhar um papel importante em doenças como a doença de Alzheimer.  E mais: um componente do cacau está relacionado com a redução e prevenção de danos das vias nervosas encontrados em pacientes com doença de Alzheimer. Este componente poderia ainda ajudar a diminuir os sintomas, como o declínio cognitivo.

6 – Melhora o humor

voce-deve-optar-pelo-chocolate-amargo-3

A ciência já comprovou que ingerir chocolate aumenta os níveis de endorfina no cérebro e nos dá uma sensação de bem-estar semelhante a uma boa corrida. Além disso, estudos feitos pela Universidade Nacional do México descobriram que as moléculas de chocolate e alimentos que contêm ácidos graxos ômega-3 têm mostrado efeitos positivos sobre o humor.  

7 – É nutritivo

O chocolate escuro, com alto teor de cacau, contém uma ótima quantidade de fibras solúveis e minerais como ferro, magnésio, cobre, manganês, potássio, fósforo, zinco e selênio.

8 – Ajuda no controle do diabetes

Um estudo comparou o consumo de chocolate branco e de chocolate escuro (rico em polifenóis) em um grupo diabéticos. Os indivíduos consumiram 25 gramas de chocolate escuro ou branco por oito semanas. Os pesquisadores descobriram que o chocolate escuro reduziu a pressão arterial dos hipertensos diabéticos e também diminuiu o açúcar no sangue deles em jejum.

9 – Mas por que o chocolate escuro?

voce-deve-optar-pelo-chocolate-amargo-4

Existem vários tipos de chocolate, mas maioria das pessoas divide o chocolate em três categorias: chocolate branco, chocolate ao leite e chocolate escuro. O consenso geral é que o chocolate escuro contém entre 70 a 99% de cacau puro e sólido.

Os médicos recomendam o chocolate escuro por ter mais quantidade de cacau em sua composição (pelo menos 70%). Segundo eles, este tipo de chocolate contém os antioxidantes mais poderosos e uma menor quantidade de açúcar. Felizmente, há muitas marcas de chocolate que oferecem opções com no mínimo 70% de cacau. Quanto maior a porcentagem, maiores os benefícios do chocolate escuro para a saúde.

O cacau puro e o pó de cacau cru também possuem antioxidantes e benefícios para a saúde. No entanto, o pó de cacau cru é diferente porque não sofre qualquer aquecimento e, portanto, tem mais nutrientes e propriedades para a saúde. Ele é feito por prensagem a frio de grãos de cacau não torrados (por isso conserva seus nutrientes), enquanto o cacau puro é aquecido a temperaturas muito altas. Então se puder, opte pelo pó de cacau cru, que pode ser encontrado em casas de produtos naturais.

Agora que você conhece os benefícios do chocolate escuro, procure experimentar composições desse alimento com no mínimo 70% de cacau! Você vai se surpreender com o sabor e melhorar ainda mais sua saúde!

Gostou de saber um pouco mais sobre essa delícia? Compartilhe com seus amigos e familiares que amam chocolate, compartilhar saúde é Vital!

Referências
medicalnewstoday.com
womenshealthmag.com
telegraph.co.uk
healthline.com
draxe.com
huffingtonpost.co.uk
besthealthmag.ca

 

1 comentário em “Saiba porque você deve optar pelo chocolate escuro”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Você sabia que praticar exercícios pode te ajudar a dormir melhor?

Você acorda cedo, trabalha o dia todo, chega em casa cansado e toma uma ducha. Depois da janta, assiste um pouco de TV e vai se deitar. Só que o sono não vem. Você toma um chá, vira pra lá, para cá, conta carneirinhos, mas nada.

Nessa hora, você pensa: “tenho que dormir para acordar cedo amanhã” e aí é que não dá para dormir mesmo. Mas o que fazer? A boa notícia é que existe um remédio natural, de fácil alcance e que ainda vai melhorar outros aspectos da sua vida: o exercício físico!