Pequenos hábitos: comece já e “turbine” sua saúde

Já estamos no segundo mês do ano. E como andam suas resoluções de ano novo? Está conseguindo cumprir suas metas? Esperamos que sim, mas, independentemente das respostas, veja se você consegue inserir alguns hábitos no seu dia a dia. Diferente das resoluções, que costumam ser tarefas difíceis de completar, sugerimos coisas fáceis de fazer, mas que podem te ajudar a melhorar muito sua qualidade de vida. Veja:
Share on facebook
Share on twitter

Já estamos no segundo mês do ano. E como andam suas resoluções de ano novo? Está conseguindo cumprir suas metas?

Esperamos que sim, mas, independentemente das respostas, veja se você consegue inserir alguns hábitos no seu dia a dia.  

Diferente das resoluções, que costumam ser tarefas difíceis de completar, sugerimos coisas fáceis de fazer, mas que podem te ajudar a melhorar muito sua qualidade de vida.

Veja:

1 – Abandone os adoçantes artificiais

É tentador usar adoçantes artificiais de como uma alternativa ao açúcar. O problema é que a maioria desses produtos têm muitos efeitos colaterais perigosos como: aumentar o peso do IMC, risco de desenvolver diabetes tipo 2, dores de cabeça e transtornos do humor.

O ideal é optar por adoçantes naturais, como stévia, mel cru e açúcar de coco.

2 – Desacelere

pequenos-habitos-comece-ja-e-turbine-sua-saude

A gente sabe que a vida é uma correria.  E é exatamente por isso que você precisa reservar tempo no seu dia para ficar quieto, relaxar e meditar.

Se não for possível praticar yoga, você ainda pode praticar a meditação em casa. Apenas por alguns minutos por dia podem ajudar a aliviar o estresse, melhorar o sono e o seu humor.

3 – Levante-se!

Você sabia que intervalos curtos e frequentes em pé são mais eficazes na queima de gordura do que ficar em pé por bastante tempo? Pesquisadores da Universidade de Glasgow publicaram um estudo sugerindo que ficar de pé durante todo o dia, mesmo em intervalos curtos, resultou em mais benefícios para o peso corporal. Os pesquisadores acreditam que isso se deva à maior quantidade de atividade muscular e gasto de energia necessários na transição entre sentar e levantar.

4 – Tenha uma planta em casa e no escritório

pequenos-habitos-comece-ja-e-turbine-sua-saude-1

Procurando uma maneira barata e prática para limpar o ar dentro de sua casa ou escritório? É hora de comprar uma planta. Pesquisas mostram que, dentro de casas ou escritórios, as plantas removem a poluição, principalmente os compostos orgânicos voláteis específicos (chamados COVs) do ar. Eles podem ser tóxicos e prejudiciais à saúde, causando dores de cabeça, tontura, irritação nos olhos e cansaço. As melhores plantas para isso são: a bromélia e a dracena.

5 – Experimente Kefir

Você já ouviu falar sobre os muitos benefícios dos probióticos. Consumir alimentos e bebidas que são ricos nessa substância ajuda a melhorar a saúde do seu intestino e impulsionar o sistema imunológico.

Beber kefir ou misturá-lo com frutas é uma das maneiras mais fáceis de consumir mais probióticos todos os dias.

6 – Prefira alimentos orgânicos

pequenos-habitos-comece-ja-e-turbine-sua-saude-2

Uma pesquisa recente realizada na França pelo “Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale”,  mostra que comer alimentos orgânicos reduz o risco de desenvolver câncer. Segundo os pesquisadores, comer uma maior frequência de alimentos orgânicos está relacionado com um risco 25% menor de ser diagnosticado com câncer.

Isso vale para os principais alimentos, incluindo frutas, legumes, laticínios, carne, peixe, ovos e óleos vegetais.  Então, escolha alimentos orgânicos sempre que possível.

7 – Use menos seu smartphone

Em todos os lugares as pessoas não desgrudam dos seus smartphones. A tecnologia tem o seu lado bom, o problema é que quando há o excesso de uso. Isso gera um impacto negativo em nossos relacionamentos e uma insatisfação geral com a vida. Perdemos muito tempo com informações vazias; esse  tempo poderia ser preenchido com atividades mais saudáveis.

Que tal se esforçar para dar um tempo sem checar as mensagens e redes sociais? Tente começar com alguns minutos por dia até conseguir usar seu smartphone somente quando necessário.

8 – Vai dormir? Desligue os aparelhos eletrônicos!

pequenos-habitos-comece-ja-e-turbine-sua-saude-3

Você assiste à TV ou fica no escuro com computador ou smartphone ligado? Cuidado! Dessa forma você está exposto a luz artificial azul que tem uma temperatura de cor mais alta do que o sol diurno. Isso significa que a tela parece mais brilhante para o seu relógio circadiano interno do que estar ao sol ao meio-dia.

Assim seu corpo entende que ainda não está na hora de dormir! Então que tal trocar os eletrônicos por um livro, uma boa conversa ou uma música relaxante? Assim você terá uma boa noite de sono, que é um dos aspectos mais importantes da boa saúde.

9 – Evite colocar gelo na sua água

Pode parecer estranho pedir água sem gelo em um restaurante, mas beber água em temperatura ambiente é melhor para a digestão. Na medicina ayurvédica, o seu agni, ou fogo digestivo, é o que dá ao seu corpo o poder de digerir e absorver alimentos. É esse calor ou fogo que nos ajudar a manter a temperatura corporal e pensar com clareza. Então, para aumentar sua saúde digestiva e sua energia interna, tome água sem gelo.

10 – Evite a ingestão de frutas secas

É fácil exagerar nas frutas secas, especialmente quando elas são adicionadas às sobremesas.

O problema é que essas frutas contêm muito açúcar, o que pode provocar o aumento do peso e trazer prejuízos para a saúde cardiovascular, rins e pele, e também para os dentes.

Quando ingerimos alimentos ricos em açúcar, até aparentemente saudáveis, as bactérias nocivas em nossa boca se alimentam dele. Além disso, frutas secas podem facilmente ficar presas em seus dentes, favorecendo o aparecimento de cáries.

pequenos-habitos-comece-ja-e-turbine-sua-saude-4

11- Experimente ingerir sementes de Chia

Sementes de chia são um superalimento! Você pode salpicá-las em sua tigela de café da manhã ou em seu iogurte para melhorar a saúde digestiva e cardiovascular.

Sementes de Chia são versáteis, vão bem em receitas, aveia, panquecas e até mesmo em cima de frutas frescas.

Estas minúsculas sementes contêm antioxidantes, ácidos graxos ômega 3, fibra dietética e proteína. Incorporá-las em suas refeições é uma maneira super fácil de aumentar seu consumo de nutrientes durante o dia.

Gostou? Então que tal começar hoje mesmo? Você pode escolher apenas uma pequena mudança ou várias, o importante é incorporá-las no seu dia a dia.

E se você gostou desse conteúdo, repasse-o para seus amigos e familiares, afinal compartilhar saúde é Vital!

 

 

1 comentário em “Pequenos hábitos: comece já e “turbine” sua saúde”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM