Pimenta: sabor e saúde

Pimenta: sabor e saúde em um único alimento! Quem é não gosta de um temperinho a mais em suas principais refeições? Pois se você aprecia uma boa comida, certamente já provou aqueles tipos de pimenta mais usados no Brasil, como a pimenta-do-reino, pimenta-de-cheiro e pimenta malagueta.
Share on facebook
Share on twitter

Pimenta: sabor e saúde em um único alimento!

Quem é não gosta de um temperinho a mais em suas principais refeições?

Pois se você aprecia uma boa comida, certamente já provou aqueles tipos de pimenta mais usados no Brasil, como a pimenta-do-reino, pimenta-de-cheiro e pimenta malagueta. 

Elas são perfeitas para temperar carnes, peixes e mariscos, além de serem usadas em molhos, massas e risotos.

As pimentas são conhecidas há muitos séculos e faziam parte da dieta de indígenas da América Latina. Depois da chegada dos colonizadores, seu consumo passou a ser muito apreciado na Europa, e hoje é facilmente encontrada no mundo todo. 

O Brasil é um grande produtor deste fruto.

Mas a boa notícia mesmo é que, além de proporcionar muito sabor e tempero aos alimentos, a pimenta, seja ela do tipo mais suave ou mais apimentada, pode fazer maravilhas pela sua saúde.  

Ela é rica em vitaminas A, E e C, ácido fólico, zinco e potássio, além dos princípios ativos capsaicina e piperina. Acelera nosso metabolismo, ajuda na liberação de endorfina (o hormônio do prazer), na desobstrução dos vasos sanguíneos (podendo evitar ataques cardíacos ou derrames cerebrais) e auxilia no tratamento da rinite aguda. 

E tem mais: a pimenta combate a ação dos radicais livres no organismo (responsáveis por doenças degenerativas como o Parkinson e o Alzheimer). 

É importante dizer que quanto mais forte o sabor da pimenta, mais capsaicina ela possui. A capsaicina, um poderoso antioxidante e anti-inflamatório, está presente principalmente nas sementes e nas nervuras da casca da pimenta. A substância ajuda a melhorar a digestão e aliviar a dor.

pimenta-sabor-e-saude-2

Vamos conhecer os principais benefícios da pimenta para a nossa saúde? 

  1. Ajuda a perder peso  

Pimenta é termogênica e isso significa que sua digestão é mais difícil e a absorção dos nutrientes acontece de maneira mais lenta. A consequência é que o metabolismo fica mais acelerado para conseguir “processar” a comida. 

Durante esse processo, o corpo precisa de energia, que será retirada dos lipídios (gordura). E é por queimar a gordura corporal que o consumo de alimentos termogênicos ajuda no processo de emagrecimento. 

  1. Atua como analgésico

Sabe aquele ardidinho característico das pimentas? O responsável por ele é um composto químico chamado capsaicina. 

E é a essa substância que possui propriedades analgésicas. Geralmente, remédios com esse componente são indicados a pessoas com artrites e artroses. Além disso, a capsaicina possui ação anti-inflamatória, é anticoagulante, ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumenta os do bom (HDL). 

  1. Rica em antioxidante

A pimenta é rica em antioxidantes, o que proporciona mais resistência ao sistema  imunológico e ajuda no combate de possíveis doenças provocadas pelo excesso de radicais livres no corpo. Os problemas mais comuns do excesso de oxidação são envelhecimento precoce e câncer.

Um estudo publicado no The Journal of Cancer Research dos Estados Unidos, em 2006, descobriu que a capsaicina induz a apoptose, morte celular programada, em células do câncer de próstata. Assim, ela contribui para evitar a proliferação da doença. 

Outro estudo, publicado na National Academy of Sciences of the United States of America, sugerem que a capsaicina também ajudaria a reduzir o crescimento de tumores nas mamas e ovários.

chili pepper isolated
chili pepper isolated
  1. Estimula a libido

A pimenta aumenta a frequência cardíaca e a transpiração, que são efeitos similares aos vivenciados na hora do sexo. 

Há muitos anos, a pimenta é considerada uma alimento afrodisíaco.  A melhor maneira de comer a pimenta é fresca. Assim, todos os nutrientes do fruto são mantidos.

Não existe uma quantidade indicada para o consumo de pimenta. Mas aí vai uma dica pra você: não coma pimenta mais de 3 ou 4 vezes ao dia. Principalmente se você tiver algum problema de estômago, como úlcera e gastrite. 

Se você gostou deste conteúdo, repasse-o aos seus amigos e familiares, afinal compartilhar saúde é Vital!

Referências:
https://www.cpt.com.br/
https://www.tuasaude.com/

 

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Ômega 3: porque ele é bom para o cérebro em todas as fases da vida!

Quer saber como melhorar sua atividade cerebral em todas as fases da vida? Além de praticar exercícios físicos e manter a mente ativa, você pode inserir o ômega-3 na sua dieta. Mas como isso funciona?

É simples: o cérebro contém mais de 100 bilhões de células, e os ácidos graxos ômega-3 são os blocos de construção delas. A importância do consumo, é que o ômega 3 não é produzido pelo corpo. Ele contém três ácidos graxos essenciais: ALA (Ácido alfa-linolênico) EPA (ácido eicosapentaenoico) e o DHA (ácido docosaexaenoico).

Feliz 2019!

Você deve ter achado estranho o título deste texto certo? Mas é isso mesmo! O que estamos propondo é que em 2018, você reveja e mude alguns hábitos em sua rotina para chegar em 2019 com mais saúde física e mental. Afinal, como disse Carlos Drummond de Andrade, “para ganhar um Ano Novo, você, meu caro, tem de merecê-lo”. Veja o que fazer: