O meio ambiente grita por socorro e não é de hoje que falamos sobre isso. Nós, seres humanos, exploramos e extraímos as riquezas naturais do planeta por muitos e muitos anos e, cada vez mais, podemos perceber que a conta está chegando. Muitas pessoas, empresas e organizações estão conscientes disso e, como consequência, vemos mais e mais marcas e negócios que tem a proteção e a preservação do meio ambiente como uma das bases do seu propósito.
Além disso, a tendência, de acordo com um estudo realizado pela First Insight, mostrou que consumidores da geração Z (com idade de até 22 anos) estão mais dispostos a pagar mais para comprar de marcas sustentáveis. (1)
Com esse dado, podemos perceber que, felizmente, os mais jovens e os consumidores do futuro já têm ciência da importância das suas escolhas e o quanto elas podem impactar no planeta.
Neste texto, falaremos sobre tópicos importantes que devem ser analisados ao procurar por marcas e produtos amigos do planeta. Vamos lá?
Greenwashing: cuidado com os falsos benefícios ambientais
Produtos sustentáveis, além de serem amigos do meio ambiente, também são lucrativos e melhoram a reputação das marcas. Visando isso, muitas empresas mascaram seus rótulos induzindo o cliente de maneira enganosa. Essa péssima prática é conhecida como greenwashing.(2)
Como identificar e não ser vítima das armadilhas existentes nesse mercado?
Existem alguns pontos a serem observados que podem te auxiliar a identificar quando um produto que parece ser amigo do planeta, na verdade, não é tão amigo assim. Existem empresas que camuflam alguns impactos ambientais ao exaltarem uma outra prática sustentável. Por exemplo: uma empresa que causa muita poluição intensificar a divulgação de que utiliza produtos recicláveis. (2)
Outra observação importante é ficar de olho naquelas empresas que se afirmam amigas do meio ambiente, mas que não comprovam isso através de selos ou certificações. (2)
Uma outra prática de empresas que querem surfar na onda verde é utilizar, em sua comunicação, palavras que trazem a falsa interpretação eco sustentável. Por exemplo, nem sempre a palavra “natural”quer dizer que aquele produto não causou algum dano ao meio ambiente. (2)
Além de tudo que falamos acima, o design das embalagens também pode nos enganar e passar a sensação de estarmos levando para casa um produto sustentável só porque tem “cara” de sustentável. Fique atento!
Agora que já sabemos melhor como identificar falsas promessas, vamos entender o que pode nos auxiliar a identificar marcas que realmente têm como propósito fazer o bem para o planeta?
Para ser considerado um produto ou empresa sustentável e ecologicamente corretos, é preciso analisar quais são seus impactos ambientais e seus valores. Veja alguns questionamentos importantes para fazer as melhores escolhas: (3)
– Qual a origem e como é feita a exploração da matéria-prima?
– Este produto segue os critérios ambientais e sociais?
– A empresa está empenhada na renovação natural do ecossistema de onde foram tirados os seus recursos? (3)
– Utilizam materiais recicláveis, reutilizam embalagens e garantem a diminuição da produção de resíduos? (3)
– Utilizam menos recursos da natureza, como a água, na sua produção? (3)
– Está em dia com o código florestal?
– Seu discurso está alinhado com as suas ações?
– Possui selos e certificações reconhecidas?
A maneira como nos relacionamos com marcas e produtos tem mudado. Hoje, mais do que nunca, se identificar com os valores e propósitos de uma organização é uma das premissas básicas para um consumo mais consciente. Empresas que têm no seu DNA a valorização do meio ambiente e da sociedade como um todo, saem na frente na hora de construírem relações sólidas e duradouras com seus consumidores.
Aqui na Vital, ajudamos você a cuidar da sua saúde e qualidade de vida por meio de práticas sustentáveis e comprometidas com o planeta!
Faça escolhas melhores e seja parte de um grupo de pessoas que sabe que o futuro do planeta depende das mudanças que fazemos agora.
FONTES:
- GERAÇÃO Z está disposta a pagar mais por produtos eco-frienfly. Meio&Mensagem, 2020. Disponível em <https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2020/01/15/geracao-z-esta-disposta-a-pagar-mais-por-produtos-eco-friendly.html>. Acesso em 05 jan. 2021.
- HAIDEÉ, Lygia. Como identificar os falsos produtos sustentáveis. Exame, 2014. Disponivel em <https://exame.com/casual/como-identificar-os-falsos-produtos-sustentaveis/>. Acesso em 05 jan. 2021.
- O que é um produto sustentável. Sebrae, 2013. Disponível em <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-que-e-um-produto-sustentavel,5775438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD>. Acesso em 05 jan. 2021.