Propriedades benéficas do Óleo de Semente de Girassol

Share on facebook
Share on twitter

Os girassóis enfeitam nossas estradas, trazem colorido aos nossos jardins e ainda nos deixam um valioso presente: as suas abundantes sementes, embaladas com benefícios para saúde que podem ajudá-lo da cabeça aos pés!

Oriunda da América do Norte, esta planta é cultivada em campos do mundo todo e é encontrada durante o ano inteiro. Apesar do tamanho reduzido, as sementes de girassol são uma fonte densa de vitaminas, minerais e óleos essenciais. O óleo de sementes de girassol prensado a frio, oferece vários e extraordinários benefícios à saúde, entenda como ele pode auxiliar na qualidade de vida e bem estar.

Separamos uma pequena lista do que as sementes de girassol podem fazer por você:

  • Elas controlam os danos celulares, desempenhando assim um papel na prevenção do câncer. Isto porque as sementes de girassol são uma boa fonte de selênio, que é um inimigo comprovado do câncer.
  • Estudos descobriram que o selênio contido nas sementes de girassol desempenha um importante papel na função antioxidante e ajuda a reduzir a vermelhidão e inchaço no corpo. Além disso, foi recentemente identificado pelo seu papel crítico no metabolismo do hormônio da tireoide. O selênio também tem sido conhecido pela sua capacidade de estimular a reparação do DNA em células danificadas.
  • As sementes de girassol contêm minerais importantes para a saúde dos ossos. Além de cálcio, os ossos precisam de magnésio e cobre para se manterem fortes. As sementes de girassol têm esses dois minerais. Como um bônus, eles também contêm vitamina E, que ajuda a aliviar a dor da artrite.
  • Podem mantê-lo calmo. Sim! O magnésio presente em sementes de girassol é conhecido por acalmar os nervos, assim, aliviar o estresse, enxaqueca e ajudar a relaxar.
  • Trazem brilho à sua pele. A estrela neste papel é a vitamina E, novamente, que combate os raios UV e mantém a pele jovem. O óleo de girassol é um ótimo remédio natural e pode ajudar na cura e na cicatrização de feridas, ajudando a renovar a pele e até mesmo evitar grandes marcas.

As sementes são de fato uma fonte muito rica de vitamina E, que é um antioxidante potente solúvel em lípidos, necessária para manter a integridade da membrana celular das mucosas e pele, protegendo-as de radicais prejudiciais sem oxigênio.

  • Elas aliviam qualquer condição que é de natureza inflamatória, tais como dor nas articulações, úlceras gástricas, erupções de pele, asma…  Isso porque as sementes de girassol são carregadas de antioxidantes.
  • Apenas ¼ de xícara de sementes de girassol por dia pode manter problemas de coração de distância. A vitamina E e o ácido fólico presentes nestas pequenas sementes impedem que o  “mau” colesterol grude nas paredes de suas artérias, evitando assim ataques cardíacos.
  • Grande parte de suas calorias provenientes de ácidos graxos. As sementes são especialmente ricas em ácido linoleico, ácido graxo poli-insaturado (mais de 50% de sua composição) e também são boas em ácido oleico mono-insaturado que ajuda a LDL ou “mau” colesterol e aumenta o HDL ou “bom” colesterol no sangue.
  • Sementes de girassol contêm um elevado nível de fitoesteróis. Estes fitoesteróis têm propriedades físicas semelhantes ao colesterol; mais de uma vez, pesquisas relacionaram-nos ao auxílio dos níveis saudáveis de colesterol.
  • A deficiência de magnésio pode levar a uma variedade de problemas de saúde que afetam os sistemas cardiovascular, nervoso e imunológico. Os músculos e sistema esquelético também precisam de magnésio para o bom funcionamento. Homeopatas têm utilizado magnésio para promover a função respiratória, saúde do coração, e reduzir a tensão pré menstrual.
  • Dra Kousmine, uma neurologista da Suíça e grande pesquisadora sobre a Esclerose múltipla, utiliza na dieta para seus pacientes o Óleo de semente de  Girassol prensado a frio, devido as suas excelentes propriedades regeneradoras. Por se tratar  de um óleo muito rico em Alfatocoferol (vitamina E natural), ela afirma agir positivamente sobre as funções reprodutoras com destacada ação antioxidante, e ácidos graxos essenciais bioativos. Ele atua favorecendo o sistema nervoso central, limpando a bainha de mielina e estimulando a produção de hormônios cerebrais, amenizando também os problemas causados pela depressão.

Importante atentar que, para obter os benefícios do óleo de semente de girassol, é imprescindível que seja obtido por primeira e única prensagem a frio, pois mantem as propriedades terapêuticas e nutricionais das sementes.

Com seu sabor crocante, as sementes de girassol podem facilmente tornar-se um ingrediente regular na sua dieta diária. Você pode colocá-las em suas saladas, pães, arroz, massas… as possibilidades são infinitas, assim como as boas qualidades destas sementes de girassol!

Com base em estudos nutricionais e propriedades benéficas das sementes de girassol, a Vital Âtman desenvolveu o Ômega Blend, mix encapsulado de Óleos de Linhaça, Gergelim e Pepitas de Girassol prensados a frio, rico em ômegas 3, 6 e 9 em estado CIS que contribuem no combate do envelhecimento celular, além de auxiliar na redução de medidas e controle do sono. Pode ajudar na saúde de atletas e esportistas pois auxilia na melhora do sistema imunológico e na recuperação mais rápida das fibras musculares.

Isso é proteção vital para o seu cérebro , coração, músculos e muito mais!

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Seus ossos merecem atenção

Você provavelmente já deve ter escutado que os ácidos graxos ômega 3 nas formas de EPA e DHA ajudam a reduzir o risco de doença cardiovascular, certo? E você sabe que essas gorduras especiais também podem oferecer proteção contra o declínio cognitivo associado à idade e a doença de Alzheimer, não é mesmo?

Mas você sabia que os ácidos graxos ômega 3 também desempenham um papel fundamental na proteção da saúde de nossos ossos?

Tudo o que você precisa saber sobre o câncer de próstata

Estamos no mês da campanha “Novembro Azul”, que conscientiza os homens sobre a importância da prevenção do câncer de próstata.

Este tipo de câncer, que é o mais comum nos homens, tem uma incidência maior após os 65 anos de idade.

A melhor forma de combater o câncer de próstata é a prevenção, com a realização de exames de toque retal e o de sangue, também conhecido como PSA. Se descoberto no início, as chances de cura são de 90%.