Saiba quais alimentos evitar na menopausa

Ondas de calor, irritabilidade, sensibilidade, insônia e ganho de peso. Estes são alguns sintomas desagradáveis que vêm com a menopausa, período que marca o fim do período menstrual. A boa notícia: é perfeitamente possível controlar tudo isso com uma alimentação saudável!
Share on facebook
Share on twitter

Ondas de calor, irritabilidade, sensibilidade, insônia e ganho de peso. Estes são alguns sintomas desagradáveis que vêm com a menopausa, período que marca o fim do período menstrual.

A boa notícia: é perfeitamente possível controlar tudo isso com uma alimentação saudável! Mas não é só isso! Para passar por essa fase com menos desconforto, separamos uma lista de alimentos que devem ser EVITADOS!

VEJA TAMBÉM: SETE ALIMENTOS QUE ALIVIAM  OS SINTOMAS DA MENOPAUSA

Veja quais são:

1 – Alimentos processados: a maioria dos alimentos processados ou embalados contêm altos níveis de açúcar, conservantes químicos, quantidades elevadas de sódio, toxinas e aditivos sintéticos. Muitos destes alimentos são ricos em carboidratos que podem agravar o desequilíbrio hormonal e em ingredientes tóxicos para o fígado;

VEJA TAMBÉM: QUAIS SÃO OS MELHORES ALIMENTOS ANTI-INFLAMATÓRIOS

2 – Carne: aves criadas em confinamento podem conter muitos hormônios, devido ao stress do animal. A presença deste hormônio que pode causar problemas, incluindo aumento das inflamações. Certifique-se de escolher proteínas animais livres de hormônios, alimentadas com capim ou criadas em pastagens, sempre que possível. A compra de carne, ovos e laticínios orgânicos também ajuda a proteger seu organismo do consumo de substâncias nocivas;

3 – Açúcar refinado: a alta ingestão de açúcar refinado pode causar ganho de peso, problemas digestivos, desequilíbrios hormonais e candidíase, aumentando as ondas de calor e outros sintomas;

saiba-quais-alimentos-evitar-na-menopausa-2

VEJA TAMBÉM: TPM E SINTOMAS DA MENOPAUSA: É POSSÍVEL EVITÁ-LOS!

4 – Óleos refinados e alimentos fritos: alimentos cozidos em óleos vegetais altamente processados (girassol, milho, soja ou óleo de canola, por exemplo) são ricos em gorduras ômega-6 que podem contribuir para a inflamação e outros problemas de saúde. Alimentos fritos também estão ligados a problemas cardíacos, ganho de peso, diabetes e deficiências cognitivas.

5 – Bebidas: refrigerantes podem esgotar as reservas de cálcio do corpo e contribuir para a osteoporose, perda óssea e problemas nos dentes;

6 – Álcool: muitas mulheres relatam que beber mais do que quantidades “moderadas” de álcool agravam as ondas de calor e contribuem para o ganho de peso.

E o que mais é possível fazer? Além de evitar estes alimentos você pode também:

– Reduzir e gerenciar o estresse: muitas mulheres experimentam aumento da ansiedade, mau humor e até mesmo episódios de depressão durante a menopausa. Gerenciar o estresse em sua vida é uma ótima maneira de reduzir sintomas como comer por ansiedade, ganhar peso, ficar muito cansada, dormir mal e até aumentar a libido;

– Atividades complementares: experimente realizar exercícios, meditação, acupuntura, aromaterapia, passar mais tempo na natureza, encontrar amigos, ser voluntária e se dedicar à práticas espirituais.

Mature couple vacationing at a resort

– Sono: tanto o estresse excessivo quanto o sono precário estão ligados a níveis mais altos de cortisol matinal, diminuição da imunidade, problemas com o desempenho no trabalho e maior suscetibilidade à ansiedade, ganho de peso e depressão. Para permitir que seu corpo se recupere do estresse, procure dormir de 7 a 9 horas por noite.

– Relações saudáveis: manter amizades saudáveis, ter apoio dos amigos e da família fazem parte de uma abordagem completa para tratar os sintomas da menopausa.

 

Mulher: a menopausa é apenas mais um ciclo da sua vida! Você não precisa ficar triste nem preocupada, pois é uma etapa natural para todas as mulheres. Incluindo estes hábitos saudáveis na sua rotina, você passará por essa fase de uma forma bem tranquila!

VEJA TAMBÉM: ESTÁ NA PRÉ-MENOPAUSA? CONHEÇA OS COADJUVANTES NATURAIS PARA ALIVIAR OS SINTOMAS

Se você gostou deste conteúdo, repasse-o para suas amigas! Afinal, compartilhar saúde na menopausa é Vital!

1 comentário em “Saiba quais alimentos evitar na menopausa”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Quais são os alimentos que contêm ômega 3?

Você já deve ter ouvido muito sobre os benefícios do ômega 3, mas você sabe como ingeri-lo?

A forma mais prática e segura é através dos suplementos, pois eles são livres de metais tóxicos e têm a concentração adequada dos nutrientes que trazem benefícios para seu corpo.

Mas você também pode obter o ômega 3 através de alimentos!