Saiba quais são os nutrientes para uma boa saúde ocular

Share on facebook
Share on twitter
olho

Os olhos são os responsáveis por proporcionar o sentido da visão, uma das formas que temos de perceber todo o ambiente ao nosso redor. É através deles que enxergamos o que, de fato, é vital em nossas vidas e, por isso, precisamos estar cada vez mais atentos à saúde ocular.

Por isso, para manter o bom funcionamento dos olhos e da visão, é necessário manter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes, como vitaminas, minerais, antioxidantes e ácidos graxos. (1)

Neste texto, vamos falar sobre os principais componentes benéficos que são importantes para o desempenho adequado dos olhos.

Fique de olho nos problemas oculares mais comuns

Em 2019, a Organização Mundial da Saúde apontou que mais de 280 milhões de pessoas no mundo estavam com a visão prejudicada, sendo que, em território brasileiro, o Ministério da Saúde constatou que as enfermidades oculares mais comuns são miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia, catarata e o glaucoma. (2)

Ainda, a principal causa de cegueira em adultos está relacionada às doenças de catarata, glaucoma e degeneração macular relacionada à idade (DMRI). (3)

A estimativa aponta que apenas o glaucoma atinge cerca de um milhão de pessoas no país e, quando não tratado e diagnosticado a tempo, pode levar à cegueira irreversível. Já a catarata, que ocorre quando a lente do olho começa a ficar opaca, é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo e, segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), surgem cerca de 550 mil novos casos de catarata por ano no Brasil. A DRMI, por sua vez, é caracterizada por uma perda progressiva da visão e afeta de 30 a 50 milhões de indivíduos no mundo todo, com um aumento estimado de aproximadamente 300 milhões até 2040. (3,4,5,6)

Todas essas condições que citamos, incluindo também outros problemas oculares como a síndrome do olho seco e a cegueira noturna, podem ser prevenidos através da alimentação que pode, também, atuar como uma coadjuvante no tratamento dessas condições. A seguir, listamos os principais compostos benéficos que são aliados de uma boa saúde ocular. Abra os olhos e acompanhe: 

olho

4 nutrientes para cuidar da saúde dos olhos 

1 – Vitamina A 

Também conhecida por retinol, a vitamina A é essencial para a formação dos pigmentos presentes na retina dos olhos. A deficiência desse nutriente pode provocar o ressecamento da conjuntiva, ulceração da córnea, inflamação das pálpebras e cegueira noturna. A Vitamina A pode ser encontrada principalmente na cenoura, abóbora, pêssego e em alimentos de origem animal, tais como gema de ovo, manteiga e fígado. (7)

2 – Carotenóides 

São substâncias que evitam danos internos na região dos olhos. A suplementação de carotenóides, como a luteína e zeaxantina, se mostrou eficaz na prevenção e redução do risco de DMRI e outras doenças oculares, pois são potentes antioxidantes capazes de reduzir o estresse oxidativo que influencia uma parte da retina. (6,8)

Certos alimentos, como verduras, frutas e cereais, fazem parte da lista de ingredientes importantes para a saúde ocular e ricos em luteína e zeaxantina. São eles: ovos, couve, páprica, abóbora e cenoura. (8)

3 – Vitamina D 

Essa vitamina pode contribuir para a boa circulação do sangue que conduz oxigênio à retina. Quando se junta com a Vitamina E, são capazes de atuar na prevenção da DMRI. A principal forma de obtê-la é através da exposição aos raios ultravioletas da radiação solar, porém, existem alguns alimentos que contêm precursores dessa vitamina, como os laticínios, atum, salmão, óleo de bacalhau, alimentos fortificados, etc. (7) 

4 – Ômegas 

Os ômegas jamais poderiam deixar de constar nesta lista, até porque o ômega 3 pode ajudar a lubrificar os olhos e manter a integridade das células da retina, enquanto o ômega 6 exerce uma papel semelhante à ele, atuando no combate e na prevenção da síndrome do olho seco, devido à presença de ácidos graxos. (7)

O ômega 3 pode ser encontrado em peixes, como o salmão, atum, truta, anchovas, sardinha e cavala. Já o ômega 6 pode ser encontrado em alguns óleos vegetais, ovos e em sementes. Além disso, os dois são ricos em vitaminas A, B6, B12, C, D e E, oferecendo benefícios não só à saúde ocular, mas à saúde geral como um todo. (4,9)

olho

Outros compostos para a saúde ocular

Vitamina E: atua como antioxidante, protegendo a membrana celular ao neutralizar os radicais livres, além de participar na prevenção da DMRI e catarata. Pode ser encontrada em vegetais verdes, queijos, leguminosas, sementes e óleos de girassol e amendoim. (7)

Vitamina C: também é um antioxidante eficaz no combate aos radicais livres e na progressão de certas doenças. Pode ser encontrada em frutas cítricas (limão, laranja), tomate, vegetais folhosos verde-escuros, pimentão e entre outros.

Vitamina B2:  é essencial para a atividade de várias enzimas que protegem os olhos e previne a catarata. Pode ser encontrada na carne, fígado, leveduras, grãos integrais, leite e derivados, além de ovos. (7)

Cobre: sua função é evitar a morte das células no fundo dos olhos e a degeneração macular. Pode ser encontrado nos cereais integrais, frutas secas, nozes, ostras e mariscos. (4)

Agora que você já sabe quais são os principais compostos que podem beneficiar a sua saúde, o que acha de começar a inseri-los em sua alimentação? Também não se esqueça de sempre frequentar um oftalmologista, eles são os profissionais capazes de oferecer o melhor direcionamento para prevenção e tratamento de doenças oculares. Cuide da sua visão, cuide do que é Vital!

Fontes:
  1. NETTO, Pedro. Como a alimentação influencia no funcionamento da nossa visão. PebMed, 2019. Disponível em: <https://pebmed.com.br/como-a-alimentacao-influencia-no-funcionamento-da-nossa-visao/>. Acesso em 14 jun. 2022.
  2. QUEIROZ, Vitória. Conheça os alimentos que ajudam a saúde ocular. Folha de Pernambuco, 2022. Disponível em: <https://www.folhape.com.br/sabores/conheca-os-alimentos-que-ajudam-a-saude-ocular/223542/>. Acesso em 14 jun. 2022.
  3. DIA Mundial da Saúde Ocular alerta para prevenção e diagnóstico das doenças que atingem a visão. Jornal do Brasil, 2019. Disponível em: <https://www.jb.com.br/rio/2019/07/1008993-dia-mundial-da-saude-ocular-alerta-para-a-prevencao-e-diagnostico-das-doencas-que-atingem-a-visao.html#.XSi-vix6Ca8.whatsapp>. Acesso em 14 jun. 2022.
  4. LISBOA, Sílvia. Vitaminas para enxergar melhor (e evitar catarata, olho seco…). Veja Saúde, 2017. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/alimentacao/vitaminas-para-ver-melhor-e-evitar-catarata-olho-seco/>. Acesso em 14 jun. 2022.
  5. INGREDIENTES nutricionais para a saúde dos seus olhos. Food Ingredients Brasil, n. 21, p. 24-26, 2012. Disponível em: <https://revista-fi.com/upload_arquivos/201606/2016060620206001464978890.pdf>. Acesso em 14 jun. 2022.
  6. PIMENTEL, Carolina. Saúde ocular: quais os nutrientes importantes para garantir uma boa visão? 2019. Disponível em: <https://carolinapimentel.com.br/blog/2019/07/10/saude-ocular-quais-os-nutrientes-importantes-para-garantir-uma-boa-visao/>. Acesso em 14 jun. 2022.
  7. MACHADO, Flávia de Figueiredo. Papel das vitaminas na saúde ocular. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/papel-das-vitaminas-na-saude-ocular.ht>. Acesso em 14 jun. 2022.
  8. 5 ALIMENTOS que ajudam a proteger a visão. Nutritotal, 2021. Disponível em: <https://nutritotal.com.br/publico-geral/material/alimentos-que-protegem-a-visao/>. Acesso em 14 jun. 2022.
  9. CINCO alimentos que melhoram a visão. Exame, 2014. Disponível em: <https://exame.com/casual/cinco-alimentos-que-melhoram-a-visao/

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

5 dicas anti-envelhecimento para manter seu DNA jovem e saudável

Conheça o mais recente alvo anti-envelhecimento, os telômeros.

Os telômeros são o “tampão” do DNA que se localizam no final de cada cromossomo para uma função celular saudável (imagine a peça de plástico no final de um cadarço). Evidências crescentes sugerem que o encurtamento dos telômeros pode inibir a função das células tronco, a regeneração celular e a manutenção dos órgãos, contribuindo para o temido processo de envelhecimento.