Seis benefícios das sementes de chia durante a gravidez

Durante a gravidez uma das principais preocupações das futuras mamães é em relação à alimentação. Será que posso comer isso? E aquilo? Já falamos sobre alimentação saudável para grávidas em um post anterior, mas hoje você vai saber mais sobre a chia, um superalimento que pode ajudar as gestantes de várias maneiras. Conheça os benefícios da semente de Chia para as grávidas
Share on facebook
Share on twitter

Durante a gravidez uma das principais preocupações das futuras mamães é em relação à alimentação. Será que posso comer isso? E aquilo? Já falamos sobre alimentação saudável para grávidas em um post anterior, mas hoje você vai saber mais sobre a chia, um superalimento que pode ajudar as gestantes de várias maneiras.

Conheça os benefícios da semente de Chia para as grávidas

1 – São ricas em ômega 3

Os ácidos graxos ômega 3 são essenciais para o desenvolvimento do cérebro em bebês mas, infelizmente, a maioria das dietas ocidentais é baixa nesses ácidos graxos essenciais. O problema é que para obter a concentração diária ideal para a saúde seria preciso consumir uma quantidade inviável desse alimento. Então uma boa dica é aliar o consumo dessa semente com suplementos de boa qualidade e de alta concentração de ômega 3 e que não estejam contaminados por metais pesados.

seis-beneficios-das-sementes-de-chia-para-gestantes-1

2 – Repõem os nutrientes

Além de atuarem como um potente antioxidante, as sementes de chia fornecem vitaminas e minerais essenciais para uma gravidez saudável. Elas são ricas em nutrientes como cálcio, fósforo, magnésio, manganês, cobre, zinco, potássio e ferro.

Durante os três meses finais da gravidez, é muito importante obter a quantidade de cálcio adequada para o desenvolvimento do esqueleto. As sementes de chia contêm quase cinco vezes a quantidade de cálcio do leite por grama. Além disso também contêm boro, manganês e vitamina A, que são minerais essenciais para a saúde dos ossos.

3 – Ajudam a prevenir a deficiência de ferro

A ingestão insuficiente de ferro durante a gravidez pode elevar o risco de bebês com baixo peso, parto prematuro e com comprometimento do desenvolvimento cognitivo e comportamental. As sementes de chia são uma boa fonte de ferro, que também é essencial para desenvolver os glóbulos vermelhos que transportam oxigênio através do corpo. E mais: durante a gravidez, o aumento da ingestão de ferro é necessário para gerenciar o aumento do volume sanguíneo da mãe e do bebê.

seis-beneficios-das-sementes-de-chia-para-gestantes

4 – Ajudam a controlar o açúcar no sangue

Taxas de açúcar elevadas no sangue contribuem para uma gravidez de risco. Elas podem causar complicações como bebês com excesso de peso, aumento da chance de partos cirúrgicos e pré-eclâmpsia. As sementes de chia são ricas em fibras, o que ajuda a retardar a absorção de açúcar na corrente sanguínea e a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.

5 – Ajudam a aumentar os níveis de energia

Os astecas já consumiam sementes de chia para terem mais disposição. O alto conteúdo de proteína e gordura saudável dessas sementes dá energia e pode ajudar a combater a fadiga ao longo do dia, o que pode beneficiar muito as grávidas.

seis-beneficios-das-sementes-de-chia-para-gestantes-4

6 – Evita a constipação

A constipação é uma queixa muito comum de mulheres grávidas. A boa notícia é que as sementes de chia são ótimas para combater a constipação.  Elas têm alto teor de fibras e podem ajudar a evitar esse incômodo. Comer sementes de chia durante o início da gravidez e até o terceiro trimestre é uma ótima opção de alimento, pois nessa fase a constipação é mais comum.

Sem a constipação, você também poderá evitar dores, e hemorroidas, outro problema comum relacionado à gravidez.

Cuidados

Consumir sementes de chia durante a gravidez é seguro desde que haja moderação. Algumas mulheres podem sentir desconforto no estômago principalmente se não estão acostumadas a com alimentos ricos em fibras.

E qual a quantidade ideal? Uma a duas colheres de sopa de sementes de chia por dia é considerada uma quantidade diária saudável.

E como consumir esse superalimento?

Você pode adicionar as sementes em suas refeições e lanches favoritos como iogurte, aveia e polvilhadas na salada.

As sementes de chia podem ser consumidas inteiras e cruas, mas é melhor triturá-las para facilitar a digestão e a absorção dos nutrientes.

Importante: se estiver grávida, antes de consumir esse alimento, verifique com seu médico sobre a ingestão de sementes de chia em sua dieta.

Gostou dessas dicas? Então repasse-as para suas amigas, afinal compartilhar saúde é Vital.

1 comentário em “Seis benefícios das sementes de chia durante a gravidez”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Alimentos anti-inflamatórios

Os médicos estão aprendendo que uma das melhores formas para dominar a inflamação não está no armário de remédios, mas na geladeira. Seu sistema imunológico