Sono: qual a importância para a saúde e como dormir melhor?

Share on facebook
Share on twitter
sono

O dia foi tenso e cansativo. Ao finalizar as tarefas e responsabilidades que surgem na rotina, o momento mais esperado, com certeza, é aquele em que chegamos em casa e nos deparamos com a nossa cama esperando por nós para aquele sono revigorante. Realizamos os rituais noturnos, colocamos o pijama e só acordamos no outro dia.

Esse é o cenário perfeito para quem precisa de um descanso, não é mesmo? De fato, é. Mas, e se, ao acordamos, ao invés de estarmos completamente descansados, continuarmos sentindo o cansaço, uma certa irritabilidade, sonolência exagerada, dificuldades de raciocínio e até mesmo lidar com lapsos de memória ao longo do dia? Quando esses sintomas aparecem, pode ser um sinal de que a qualidade do sono está sendo comprometida. (1)

Sendo assim, no texto de hoje, vamos falar sobre a importância do sono e apresentar algumas dicas de como ter mais qualidade na hora do descanso para usufruir de todos os benefícios de uma revitalização completa.

Por que dormimos?

A partir de pesquisas, acredita-se que as pessoas dormem para permitir que o corpo, especialmente o cérebro, possa se recuperar. Ao longo do dia, vivemos novas experiências e isso faz com que as células presentes no cérebro construam conexões com outras partes do cérebro. Quando dormimos, as conexões mais importantes são fortalecidas, enquanto as outras são reduzidas. Além disso, o sono é uma boa oportunidade para eliminar dejetos do cérebro. (2)

sono

E o que acontece quando não dormimos?

Passamos praticamente um terço das nossas vidas dormindo. Portanto, o sono é tão vital para a nossa saúde quanto os alimentos que ingerimos e o ar que respiramos. E olha que ainda existem pessoas que consideram as horas dormidas como uma perda de tempo. Não caia nessa! Apesar da indiscutível importância de priorizar o descanso, a cultura que vivemos nos incentiva a estarmos ligados 24 horas por dia, o que acaba reduzindo o tempo de sono. (3)

A privação do sono possui impactos altamente nocivos na saúde física e mental. Pesquisas apontam que quem sofre com a privação do sono possui um risco maior de desenvolver doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e depressão, além dos sintomas que citamos lá no início deste texto. (4)

A falta de sono pode afetar a nossa saúde de diversas formas. Um exemplo disso é a propensão a comer alimentos pouco saudáveis. Inclusive, a comunidade científica associa a falta de sono à obesidade e ao diabetes. Um estudo realizado por pesquisadores no Catar, indicou que dormir pouco pode aumentar o apetite e a resistência à insulina. Sendo assim, para comer bem, é preciso regular as horas de sono. (4)

Dormir pouco pode estar relacionado, ainda, com uma variedade de transtornos físicos, mentais e de comportamento. Segundo a organização espanhola Instituto de Medicina do Sono, a falta de sono está associada a problemas psicológicos, depressão e ansiedade. Um outro problema também é o fato de que dormir pouco pode comprometer o rendimento físico ao longo do dia, uma vez que o processo de regeneração de tecidos cerebrais e físicos ocorre durante a noite. Portanto, dormir bem é fundamental para ter energia durante o dia. (4)

Podemos ressaltar que a falta de sono ou a má qualidade do mesmo pode exercer um grande impacto negativo na saúde, em curto e longo prazo, como comprometer a capacidade de atenção, recuperação de memória e a aprendizagem. Muitas vezes, o ato de dormir é subestimado, mas deveria ser encarado por todos como um pilar essencial para o bem-estar. (4)

A importância do sono para a saúde

O ato de dormir é extremamente importante para manter o sistema imunológico saudável, pois é nesse momento de descanso que a imunidade se refaz. Durante o sono, o organismo realiza suas principais funções restauradoras, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas. Desse modo, é possível repor as energias e regular o metabolismo, resultando em corpo e mente plenos e saudáveis. (5,6)

Dormir bem pode ajudar a manter o peso saudável, diminuir o risco de desenvolver certas doenças, ficar doente com menor frequência, reduzir o estresse, melhorar o humor e a sociabilidade, concentrar-se melhor e evitar acidentes causados pelo cansaço. (6)

Ah, e a soneca durante o dia também é bem-vinda! É como se aqueles 15 minutinhos repusessem o combustível para ficarmos ativos, restaurando as funções cerebrais que foram utilizadas até então. Só não pode ultrapassar 30 minutos, a soneca deve ser breve, ok? (7) 

sono

O que fazer para ter um sono de qualidade?

Até aqui, você já percebeu a importância de dormir bem para a sua saúde. A seguir, confira algumas dicas simples de como ter uma boa noite de sono para que você possa viver e sonhar com mais disposição e felicidade.

– Praticar atividades físicas: pode ser um exercício simples em casa. Ao realizar essas atividades, auxiliamos o corpo a liberar uma quantidade maior de endorfina, reduzindo os níveis de estresse, o que acaba aumentando o cansaço. (5)

Reduzir as luzes: não só do ambiente, mas também evitar mexer no celular, computador ou tablet antes de dormir. Ao seguir essa dica, o corpo começa a diminuir o nível de cortisol, substância que nos mantém atentos. Um ambiente mais calmo também ajuda na produção de melatonina, o hormônio do sono, o que nos ajuda a adormecer mais rápido. (5)

Evitar alimentos estimulantes: antes de dormir não é hora de encarar uma xícara de café, um energético, canela, pimentas ou qualquer outra substância que tenha açúcar em excesso. Isso pode prejudicar o sono. (6)

Manter um horário regular: não precisa ser exatamente igual, mas se dedicar à constância de horários para ir dormir e acordar faz com que uma rotina seja criada, o que contribui para uma boa noite de sono e garante a quantidade de horas necessárias de descanso. (6)

Você tinha ideia de como o sono é importante para a saúde e como as noites mal dormidas podem influenciar o seu dia a dia? Ter uma vida saudável não trata-se apenas praticar exercícios físicos e cuidar da alimentação. Devemos cuidar da nossa saúde como uma todo para termos mais qualidade de vida e isso inclui, também, prezar por um sono de qualidade. Agora que você já sabe disso tudo, coloque as dicas em prática e cuide do seu bem-estar!

Fontes:
  1. CAIAFA, Ricarda. #SaúdeDoSono: Por que dormir bem influencia na qualidade de vida? Blog da Saúde, 2019. Disponível em: <http://blog.saude.mg.gov.br/2019/03/15/saudedosono-por-que-dormir-bem-influencia-na-qualidade-de-vida/>. Acesso em 23 mar. 2022.
  2. GHOSH, Pallab. Por que dormimos? BBC News Brasil, 2015. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/05/150518_entenda_sono_mv>. Acesso em 23 mar. 2022.
  3. COMO a falta de sono afeta seu cérebro. BBC News Brasil, 2017. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-40449646>. Acesso em 23 mar. 2022.
  4. CINCO consequências da salta de sono. BBC News Brasil, 2016. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/04/160405_falta_sono_tg>. Acesso em 23 mar. 2022.
  5. OUCHI, Bruna. O que uma boa noite de sono tem a ver com a imunidade. Veja, 2020. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/saude/o-que-uma-boa-noite-de-sono-tem-a-ver-com-imunidade/>. Acesso em 23 mar. 2022.
  6. PFIZER. Dormir bem: a importância de uma boa noite de sono. Disponível em: <https://www.pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias/dormir-bem-importancia-de-uma-boa-noite-de-sono>. Acesso em 23 mar. 2022.
  7. VIDALE, Giulia. Novo estudo comprova a importância de uma boa soneca à tarde. Veja, 2021. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/saude/novo-estudo-comprova-a-importancia-de-uma-boa-soneca-a-tarde/>. Acesso em 23 mar. 2022.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Prensagem a frio, o que é isso?

Os óleos que você utiliza para cozinhar todos os dias são extraídos de sementes, frutas e nozes. Desde o azeite até o óleo de gergelim, a forma de extração tem um efeito direto no sabor e principalmente no valor nutricional dos óleos.

Mulher: saiba porque o óleo de borragem é ótimo para você!

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, queremos trazer boas notícias para sua saúde! Afinal, você merece: é mãe, amiga, carinhosa e companheira para todas as horas.

E para dar conta de todos os cuidados com a família, sua saúde deve estar sempre em dia! A boa notícia é que existe um produto natural que pode lhe ajudar a manter o corpo saudável.