Ter propósito de vida te faz mais feliz e saudável

Share on facebook
Share on twitter
propósito de vida

Há algum tempo a pauta do propósito de vida tem chegado a mais pessoas. Por meio de livros, palestras, religiosidade, psicologia e outros, o estudo do bem-estar, autoaceitação, crescimento pessoal, autonomia, relações positivas com os outros e assuntos relacionados passaram a despertar maior interesse da população. Mesmo se tratando de algo tão subjetivo, falar sobre propósito é, também, falar sobre saúde e envelhecimento saudável. Quer ver?

O que é ter um propósito de vida?

Não há apenas uma definição sobre isso. Filósofos questionam o sentido da vida há milênios e essa não é uma pergunta que possa ser respondida tão facilmente. De acordo com Damon, Menon & Bronk (2003 apud SHINODA, 2019, p. 21), o propósito de vida é uma intenção estável e generalizada de alcançar algo que é ao mesmo tempo significativo para o eu e gera consequências no mundo além do eu. (1)

Segundo Guerra (1992, p. 97 apud RODRIGUES, p. 2), ter um sentido de vida quer dizer “a existência consciente de um propósito ou missão na vida da pessoa, que faz orientar-se com destino à sua concretização”. (2)

Bronk (2014 apus RODRIGUES, p. 2) diz que a relação com o sentido de vida inicia desde a infância, quando nos envolvemos em atividades com propósito e intencionalidade, e que isso pode nos auxiliar a desenvolver aspirações e encontrar significado. Ainda de acordo com este autor, a busca pelo propósito de vida atinge um auge quando as questões de identidade são resolvidas e isso, geralmente, ocorre na transição entre a adolescência e a vida adulta. (2)

Não existe receita para descobrir ou definir o nosso propósito. Ele é multifatorial e pode ser descoberto ao longo da vida de acordo com as nossas vivências e experiências. Mas algo que devemos frisar é que viver uma vida com significado não quer dizer ausência de problemas, mas uma melhor capacidade de lidar e se adaptar a eles. Experimentar um propósito de vida pode nos manter ativos, nos fazer sentir incluídos em atividades com significado, contribuindo com a sociedade e reforçar nossa sensação de relevância e valor social, principalmente na velhice. (2,3)

propósito de vida

Os benefícios do propósito para a saúde mental e longevidade 

A vontade de fazer e alcançar algo é um grande motivador para nos levantarmos todos os dias mais motivados e dispostos a encarar as adversidades e dificuldades da vida. Colocar intenção nas nossas ações é essencial para conseguirmos enxergar um ponto de chegada e como percorrer o caminho até ele. Quando temos em mente nossos porquês, tendemos a ser mais resilientes e até a nos recuperarmos melhor diante de experiências negativas. Vamos falar sobre como a ciência já consegue relacionar o propósito à saúde e bom envelhecimento?

  • Pessoas sem um forte propósito de vida apresentam maior taxa de mortalidade ao longo dos anos por todas as causas. Essa foi uma descoberta realizada por um estudo realizado pela Universidade de Michigan que analisou 6.985 americanos com mais de 50 anos. Ainda neste estudo, foi citado que várias intervenções foram desenvolvidas com o objetivo de melhorar o propósito de vida, como voluntariado, terapia e meditação. (3,4)
  • Uma revisão na literatura médica, que avaliou resultados de 31 estudos prévios, sinaliza que ter um propósito de vida pode estar relacionado a ter mais saúde e bem-estar durante a velhice. (3)
  • Um estudo publicado no Journal of Clinical Psychiatry pela Universidade da Califórnia em San Diego (EUA) mostrou que a presença de um sentido na vida está relacionada a melhores condições de saúde física e mental. Já quando ocorre a busca não encontrada do propósito, pode estar associada a condições mentais negativas, além do empobrecimento do funcionamento cognitivo. Isso porque a procura relacionada ao fracasso gera estresse e contribui para o aparecimento de problemas psicológicos. (5)
  • Um propósito de vida atua como fator de proteção relevante em relação à mortalidade, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, limitação funcional, mobilidade, hospitalizações e outros fatores negativos de saúde. Além disso, adultos e idosos que possuem altos níveis de sentido na vida investem mais em autocuidado, engajam-se mais socialmente, têm uma visão mais otimista em relação às suas vidas e ao envelhecimento e atuam mais no desenvolvimento das próprias competências. (6)

Como encontrar ou fortalecer o propósito de vida?

Infelizmente, não existe um guia prático ou uma cartilha que devemos seguir que garantam que a gente encontre a resposta sobre esse questionamento. Porém, existem atitudes e reflexões que podem auxiliar que essa busca tenha um desfecho positivo. Ela pode ser mais fácil para uns e mais complexa para outros, afinal, esse é um tópico extremamente subjetivo, não é mesmo? Quando encontramos respostas sobre o sentido da nossa vida, podemos evitar o gosto amargo da insatisfação constante, da falta de perspectiva, do desânimo e, até mesmo, da depressão. (3)

  • Questione-se o que é capaz de te oferecer alegria e bem-estar; (3)
  • Compreenda a sua individualidade por meio do autoconhecimento; (3)
  • Adote ações que te tirem do conformismo e da passividade; (3)
  • Valorize e se envolva mais com os momentos de lazer, educacionais, filantrópicos, sociais e culturais; (6)
  • Reconheça, acolha e aprenda a lidar com as emoções de uma maneira mais assertiva; (1)
  • Busque forças para recomeçar sempre que preciso;
  • Aprenda coisas novas.

Encorajamos e apoiamos essa busca, pois acreditamos que identificar o sentido na nossa vida é o que pode nos guiar com mais fluidez, prazer e vontade essa grande aventura.

Quando sabemos o que queremos, e isso não precisa ser nada estrondoso, ou que tenha como objetivo mudar o mundo, emanamos coisas boas para o universo e todos aqueles que nos cercam, pois estamos abastecidos de energia e vontade de viver da melhor maneira possível dentro do nosso contexto.

Ter um propósito de vida, para nós, pode estar nas coisas mais simples que existem, mas que nos fazem acreditar que não estamos aqui em vão e que podemos oferecer muitas coisas boas para nós mesmos e para o mundo. Ser com propósito é inspirador!

Fontes:
  1. SHINODA, Ana Carolina Messias. Desenvolvimento do Propósito de Vida de estudantes no Ensiono Superior de Administração. 2019. 352 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-06022020-174305/publico/CorrigidaAna.pdf>. Acesso em 26 ago. 2021.
  2. RODRIGUES, Ana Sílvia Gonçalves. Sentido da Vida e Suporte Social no Desenvolvimento Humano Saudável: Revisão Sistemática. 2015. 58 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Porto, 2015. Disponível em: <https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/83287/2/119633.pdf>. Acesso em 26 ago. 2021.
  3. KAIRALLA, Maisa. Propósito de vida: o segredo para viver mais e melhor. Veja Saúde, 2020. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/blog/chegue-bem/proposito-de-vida-o-segredo-para-viver-mais-e-melhor/>. Acesso em 26 ago. 2021.
  4. ALIMUJIANGA, Aliya; WIENSCH, Ashley; BOSS, Jonathan. Association Between Life Pourpose and Mortality Among US Adults Older Than 50 years. JAMA Newt Open, v. 2, e. 5, 2021. Disponível em: <https://jamanetwork.com/journals/jamanetworkopen/fullarticle/2734064>. Acesso em 26 ago. 2021.
  5. BRITO, Sabrina. Estudo indica que achar um sentido para a vida leva a uma vida saudável. Veja, 2019. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/ciencia/estudo-indica-que-achar-um-sentido-para-a-vida-leva-a-uma-vida-saudavel/>. Acesso em 26 ago. 2021.
  6. RIBEIRO, Cristina Cristovão; YASSUDA, Mônica Sanches; NERI, Anita Liberalesso. Propósito de vida em adultos e idosos: revisão integrativa. Ciênc. Saúde Coletiva, v. 25, n. 6, p. 2127-2142, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/csc/a/FzfjGxbtPptmmNVndbvgZvq/?lang=pt>. Acesso em 26 ago. 2021.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Anchova: o peixe saudável rico em ômega 3

Sabe aquela história de que ninguém nunca viu cabeça de bacalhau? Mas e as anchovas? Você já viu esse peixe? Sabe como ele se parece? Agora sabe! Neste blog post você vai saber um pouco mais sobre esse peixe rico em ômega 3 que traz diversos benefícios para o organismo.

Saiba como melhorar seu sistema imunológico

Sabe aquelas coisas que a gente só percebe quando faltam? Assim é com nosso sistema imunológico! Quando ele está funcionando bem a gente nem nota, mas basta cair nossa imunidade que aparecem doenças como alergia, asma, gripe, herpes, entre outras.

Acontece por que estamos continuamente expostos a organismos que são inalados, engolidos ou que habitam nosso corpo e quando o sistema imunológico está funcionando corretamente ele nos protege dessas doenças.