Vamos falar de obesidade!

Share on facebook
Share on twitter
obesidade

A obesidade é um dos mais graves problemas de saúde que temos que enfrentar, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Considerada uma doença crônica, ela é caracterizada principalmente pelo acúmulo de gordura corporal em uma quantidade que pode acarretar prejuízos à saúde. (1,2,3)

Um dos grandes riscos da obesidade é que ela pode aumentar as chances de desenvolvimento de diversas enfermidades, como a hipertensão arterial, diabetes, apneia do sono, complicações cardiovasculares, entre outros. (4)

Tendo em vista a relevância desse tema para a sociedade, hoje vamos falar sobre esse problema que você precisa ficar de olho. Continue acompanhando a leitura!

O mapa da obesidade

Mais de um bilhão de adultos em todo o mundo estão acima do peso — destes, 500 milhões são considerados obesos. No Brasil, a situação também é preocupante: a pesquisa “Vigitel 2021” realizada pelo Ministério da Saúde constatou que o índice de obesidade entre os brasileiros ficou em 22,35%, um desempenho maior comparado ao ano anterior, de 21,55%. (3,5)

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil tem cerca de 27 milhões de pessoas consideradas obesas. Somando o total de indivíduos acima do peso, o resultado chega a quase 75 milhões. (6) De fato, é um problema que precisa de atenção.

obesidade

Sobrepeso ou Obesidade 

Até aqui, falamos sobre o sobrepeso e a obesidade, mas você saberia indicar a diferença entre um e outro?

Para avaliação de sobrepeso e obesidade, o padrão utilizado internacionalmente e que serve de base para estudos e pesquisas é o IMC (índice de massa corpórea). Ele é calculado dividindo o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros). (7)

Segundo a OMS, uma pessoa tem obesidade quando o IMC é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2. Os indivíduos que possuem IMC entre 25 e 29,9kg/m2 são diagnosticados com sobrepeso e já podem ter alguns prejuízos com o excesso de gordura. (3)

Recentemente, surgiu uma nova sugestão de classificar a obesidade, sabia? A Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso) e SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) lançaram em conjunto um documento oficial que propõe uma nova maneira de classificar a obesidade baseada na trajetória do peso. (8)

Mas, como assim? Bom, essa nova proposta parte do peso máximo que uma pessoa alcançou na vida (sem contar períodos especiais, como gravidez), depois, é anotado o quanto de peso ela já perdeu no passado e calcula-se a porcentagem que essa perda representa daquele valor mais alto. Com isso, é possível saber se o quadro de obesidade é reduzido ou controlado, e por aí vai. (8)

O objetivo desse conceito é mostrar que, na hora de avaliar a obesidade, é essencial perguntar o peso máximo do indivíduo ao longo da vida para entender a sua história e oferecer o melhor tratamento. Assim, essa nova classificação valoriza muito mais um emagrecimento saudável, afinal, uma perda de peso que pode parecer modesta já está relacionada a vantagens para a saúde, independentemente do valor do IMC. (8)

obesidade

O que causa a obesidade?

Apesar de a principal causa da obesidade ser a alimentação inadequada ou excessiva, estamos falando de uma doença multifatorial. Por isso, é importante ficar atento com fatores genéticos, metabólicos, sociais, psicológicos e ambientais que podem estar envolvidos nesse processo. (9,2)

Dentre os fatores genéticos, por exemplo, a pessoa pode herdar a disposição para obesidade ou ter o metabolismo mais lento, o que acaba facilitando o acúmulo de gorduras e dificulta o emagrecimento, assim como quando há abundância de alimentos e baixa atividade energética, então chamamos de sedentarismo, o segundo fator mais importante que contribui para a obesidade. Quanto aos fatores psicológicos, o estresse e as frustrações também podem desencadear crises de compulsão alimentar. (2)

Qual o tratamento para a obesidade? 

Para tratar a obesidade, é preciso uma abordagem multidisciplinar e humanizada. Quando diagnosticada, a principal atitude que deve ser tomada é a adoção de mudanças no estilo de vida, passando de hábitos ruins para os saudáveis, como se dedicar na estratégia alimentar e praticar exercícios físicos. Também pode ser feito o uso de medicamentos, desde controladores de apetite até os que reduzem a absorção de gordura pelo organismo, desde que orientados por um profissional da saúde, claro. (7,2)

É importante, também, que os pacientes sejam constantemente incentivados e tratados com acolhimento, uma vez que a obesidade ainda configura um tabu na sociedade e pode ser incompreendida pelos demais. (10) É preciso respeito e integridade acima de tudo!

Fontes: 
  1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PARA O ESTUDO DA OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA. Mapa da Obesidade. Disponível em: <https://abeso.org.br/obesidade-e-sindrome-metabolica/mapa-da-obesidade/>. Acesso em 23 jun. 2022.
  2. ROSENBAUM, Paulo. Obesidade. Albert Einstein. Disponível em: <https://www.einstein.br/doencas-sintomas/obesidade
  3. SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA. Regional São Paulo. A obesidade é uma doença. 2020. Disponível em: <https://www.sbemsp.org.br/imprensa/releases/736-a-obesidade-e-uma-doenca
  4. VARELLA, Drauzio. Obesidade, uma doença? Drauzio Varella, 2017. Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/drauzio/artigos/obesidade-uma-doenca-artigo/
  5. VALENTE, Jona. Mais da metade dos brasileiros estava com sobrepeso em 2021. AgênciaBrasil, 2022. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-04/mais-da-metade-dos-brasileiros-estava-com-sobrepeso-em-2021>. Acesso em 23 jun. 2022.
  6. SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA. 10 coisas que você precisa saber sobre obesidade. 2021. Disponível em: <https://www.endocrino.org.br/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-obesidade-2/
  7. SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA. Obesidade: a doença crônica que mais cresceu desde o início da VIGITEL em 2006. 2021. Disponível em: <http://www1.saude.ba.gov.br/noticias/noticia.asp?NOTICIA=123936
  8. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PARA O ESTUDO DA OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA. Nossa proposta de uma nova maneira de classificar a obesidade. 2022. Disponível em: <https://abeso.org.br/nossa-proposta-de-uma-nova-maneira-de-classificar-a-obesidade/
  9. CONTE, Juliana. Por que a obesidade é considerada doença crônica? Drauzio Varella. Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/reportagens/por-que-a-obesidade-e-considerada-doenca-cronica/
  10. BRASIL. Ministério da Educação. Obesidade é caracterizada como doença crônica. 2020. Disponível em: <https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sudeste/hu-ufjf/comunicacao/noticias/obesidade-e-caracterizada-como-doenca-cronica

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

obesidade

Vamos falar de obesidade!

A obesidade é um dos mais graves problemas de saúde que temos que enfrentar, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Considerada uma doença crônica,

Conheça substâncias naturais que combatem as inflamações!

Você sabia que muitas doenças que existem hoje em dia são provocadas por inflamações? Este é um processo que acontece no organismo que vai muito além dos sintomas mais conhecidos como vermelhidão, dor, edema e sensação de calor.

Só para você ter uma ideia, até mesmo a gordura, causada pelo excesso de peso, pode passar por um processo de inflamação e causar vários prejuízos ao corpo.

Por isso nesse blog post vamos explicar como funciona o processo de inflamação e mais: como substâncias naturais podem ajudar a combater esse problema. Veja!