Vegetariano ou vegano? Você conhece a diferença?

Share on facebook
Share on twitter

Segundo uma pesquisa Ibope, cerca de 14% dos brasileiros (aproximadamente 30 milhões de pessoas) são adeptos ao vegetarianismo. Esse mesmo estudo apontou ainda que 55% dos entrevistados têm interesse em consumir mais produtos veganos. As motivações para se tornar adepto ao estilo de vida vegetariano ou vegano estão relacionadas, principalmente, à saúde, bem-estar dos animais e preocupação com o meio ambiente. (1)

Apesar do crescente interesse da população, é comum a confusão entre os termos vegetarianismo e veganismo. Você saberia nos dizer a diferença entre eles? É o que vamos explicar neste texto. 

O que é ser vegetariano?

Vegetariano é aquele que não se alimenta de nenhum tipo de carne e nem de produtos feitos com carne. Ou seja: carnes de vaca, frango, peixe ou produtos como presunto, salsicha e salame são alguns dos itens que não são bem-vindos nesse regime alimentar. O número de restrições aos alimentos de origem animal no cardápio diário é o que nos leva a determinar o estilo de dieta vegetariana adotada. (2) Vejamos a seguir: 

Tipos de vegetarianos: 

  • Ovolactovegetariano: não consome nenhum tipo de carne, mas utiliza ovos e laticínios. A maioria da população vegetariana está incluída nesse grupo. (2, 3, 4)
  • Lactovegetariano: veta o consumo de carne e ovos, mas utiliza laticínios. Comum na Índia e lá está ligado a razões religiosas. (2, 4)
  • Ovovegetariano: não consome carnes nem laticínios, mas utiliza ovos. (2)
  • Vegetariano estrito: não utiliza nenhum produto de origem animal na sua alimentação. (5)

Talvez, agora, você esteja pensando: será que, ao excluir esses alimentos das refeições, podemos comprometer a nossa saúde?

A Associação Norte-Americana de Dietética defende que dietas vegetarianas, quando adequadamente planejadas, são saudáveis, nutricionalmente apropriadas e podem fornecer benefícios para a saúde ao prevenir e tratar certas doenças. Além do mais, dietas vegetarianas, quando bem estruturadas, podem ser oportunas para todas as etapas do ciclo vital, que incluem a gravidez, lactação, infância e adolescência. (6)

Nesse sentido, é importante destacar que alguns nutrientes fundamentais precisam de atenção especial nas dietas vegetarianas, como os ácidos graxos ômega 3, ferro, zinco, iodo, cálcio, vitaminas D e, sobretudo, a vitamina B12. Para garantir a quantidade ideal desses nutrientes, além de consumir alimentos ricos, também pode ser necessário um auxílio extra, como a suplementação. (6) 

O que é ser vegano? 

Segundo definição da Vegan Society, o vegano é aquele que decidiu praticar um estilo de vida que busca excluir, na medida do possível e praticável, todos os métodos de exploração e crueldade contra os animais, não só na alimentação, mas também no vestuário ou em outras esferas do consumo. (7)

O veganismo surgiu devido à exploração animal em algumas indústrias, que os exploram sem a mínima consciência ética ou que ignoram as leis voltadas para o objetivo de poupar o sofrimento animal. (8) 

5 atitudes que veganos adotam para seguir essa filosofia de vida: (8) 

  1. Não consumir carnes de todo tipo, alimentos de origem animal ou que contenham qualquer resíduo;
  2. Não vestir roupas ou sapatos confeccionados de partes dos corpos de animais, como couro, seda ou lã;
  3. Evitar o consumo de cosméticos e medicamentos testados em animais ou que contenham componentes animais na formulação;
  4. Não apoiar entretenimento contendo exploração animal, como rodeio e circos com animais, rinhas etc;
  5. Não trabalhar com exploração animal, como a venda de animais em pet shop, lojas de aquário e gaiolas para passarinhos, vender produtos que contenham derivado animal, dentre outras atividades. 

Qual a diferença entre vegetariano e vegano?

Agora que você já sabe a definição dos termos vegetariano e vegano, se torna mais fácil entender a diferença entre eles: enquanto o vegetarianismo se caracteriza como um regime alimentar, o veganismo é tido como um estilo de vida. Logo, o vegetarianismo estrito e o veganismo são sinônimos quando falamos de alimentação. (5,7) 

Obtendo os nutrientes necessários para esse tipo de alimentação

Como já citamos neste texto, existem alguns nutrientes essenciais que são necessários para esse tipo de alimentação. Agora, você vai saber onde encontrá-los, além da suplementação, para que a dieta se mantenha adequadamente balanceada.

  • Ácidos graxos ômega 3: em sementes como chia e linhaça. O ômega 3 faz bem ao coração e pode ajudar no combate de inúmeras doenças; (9)
  • Ferro: em leguminosas, cereais, castanhas e verduras verde-escuras (couve, agrião e espinafre). A escassez desse mineral pode ocasionar a anemia ferropriva; (10)
  • Zinco: presente na soja, ela também pode contribuir na redução do mau colesterol;(9)
  • Cálcio: em couve, rúcula, quiabo e brócolis, além de bebidas vegetais fortificadas com cálcio. Esse mineral é essencial para a saúde dos ossos; (10)
  • Vitaminas D: a fonte mais abundante é o sol; (11)
  • Vitamina B12: em fontes vegetais, apenas algas possuem esse nutriente, mas, como o corpo não absorve bem, é possível recorrer à suplementação. (10)
  • Proteínas: em leguminosas no geral, como feijão, grão-de-bico, lentilha e soja. (10)

Agora, você já compreende a diferença entre vegetariano e vegano e sabe onde encontrar os nutrientes necessários para adotar uma dieta vegetariana e quais atitudes tomar para seguir o estilo de vida vegano. É claro que, quando falamos em mudanças de hábitos que envolvem a nossa saúde, o recomendado é sempre buscar orientação profissional adequada para viver esses processos da melhor forma possível e se manter cada vez mais saudável.

Fontes: 
  1. MOSLEY, Michael. A saúde melhora quando se vira vegano? BBC News Brasil, 2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-45441882>. Acesso em 05 ago. 2021.
  2. SLYWITCH, Eric. Tudo o que você precisa saber sobre alimentação vegetariana. Sociedade Vegetariana Brasileira. Disponível em: <https://www.svb.org.br/livros/alimentacao-vegetariana.pdf>. Acesso em 05 ago. 2021.
  3. QUEIROZ, Carolina Andrade; SOLIGUETTI, Debora F. Gonsalves; MORETTI, Sergio Luiz do Amaral. As principais dificuldades para vegetarianos se tornarem veganos: um estudo com o consumidor brasileiro. Demetra, v. 13, n. 3, p. 535-554, 2018.
  4. OLIVEIRA, Julyana. Vegetariano, ovolactovegetariano e vegano: entenda as diferenças. Casa e Jardim, 2018. Disponível em: <https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/noticia/2018/06/vegetariano-ovolactovegetariano-e-vegano-entenda-diferencas.html>. Acesso em 05 ago. 2021.
  5. REIS, Angélica et al. Você sabe a diferença entre vegetarianismo e veganismo? Laranja na Colher, 2019. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/laranjanacolher/2019/11/26/voce-sabe-a-diferenca-entre-vegetarianismo-e-veganismo/>. Acesso em 05 ago. 2021.
  6. FRAUCA, Juan Revenga. É mais saudável ser vegetariano? El País, 2016. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2016/02/09/estilo/1455014252_014459.html>. Acesso em 05 ago. 2021.
  7. SOCIEDADE VEGETARIANA BRASILEIRA. Vegetarianismo. Disponível em: <https://www.svb.org.br/vegetarianismo1/o-que-e>. Acesso em 05 ago. 2021.
  8. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VEGANISMO. O que é veganismo – saiba mais sobre esse importante movimento. Disponível em: <https://veganismo.org.br/veganismo/>. Acesso em 05 ago. 2021.
  9. BARBOSA, Daniela. 8 alimentos essenciais para quem segue uma dieta vegetariana. Super Interessante, 2017. Disponível em: <https://super.abril.com.br/saude/8-alimentos-essenciais-para-quem-segue-uma-dieta-vegetariana/>. Acesso em 05 ago. 2021.
  10. MORAES, Ana Luísa. Alerta aos veganos: fiquem de olho nesses nutrientes. Super Interessante, 2017. Disponível em: <https://super.abril.com.br/saude/alerta-aos-veganos-fiquem-de-olho-nesses-nutrientes/>. Acesso em 05 ago. 2021.
  11. CARBONARI, Pâmela. Vitamina D diminui os riscos de ataques de asma, mostra estudo. Super Interessante, 2017. Disponível em: <https://super.abril.com.br/saude/vitamina-d-diminui-o-risco-de-ataques-de-asma-mostra-estudo/>. Acesso em 05 ago. 2021.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Saiba como melhorar seu sistema imunológico

Sabe aquelas coisas que a gente só percebe quando faltam? Assim é com nosso sistema imunológico! Quando ele está funcionando bem a gente nem nota, mas basta cair nossa imunidade que aparecem doenças como alergia, asma, gripe, herpes, entre outras.

Acontece por que estamos continuamente expostos a organismos que são inalados, engolidos ou que habitam nosso corpo e quando o sistema imunológico está funcionando corretamente ele nos protege dessas doenças.