Vilão ou mocinho: saiba mitos e verdades sobre o colesterol

Share on facebook
Share on twitter
colesterol

Um dos principais direcionamentos que recebemos quando decidimos cuidar melhor da nossa saúde é: fique de olho no colesterol! Mas, com o grande volume de informações sobre o tema, pode ser complicado compreender o que realmente é válido e o que não é. Se tratando da saúde, é importante estar cercado de boas fontes que tenham embasamento científico, para evitar complicações sérias. (1)

Se você acredita que o colesterol é uma substância maléfica, já comece a desconstruir esse pensamento e tenha em mente que ele é primordial para o funcionamento do corpo humano. Para isso, no entanto, seus níveis devem estar sempre controlados. (2) Por isso, hoje trouxemos alguns mitos e verdades sobre o colesterol.

O que é colesterol?

O colesterol é um tipo de gordura essencial para o funcionamento normal do organismo e tem a textura e a aparência de uma cera gordurosa. Apesar da péssima fama, ele é um componente estrutural das membranas celulares em nosso corpo e está presente no coração, cérebro, fígado, intestinos, músculos, nervos e pele. (3,4)

Aproximadamente 70% do colesterol é produzido pelo nosso próprio organismo, no fígado, enquanto que os outros 30% são provenientes da alimentação. (3)

Por se tratar de uma substância gordurosa, o colesterol não consegue se dissolver no sangue. Sendo assim, para ser transportado através da corrente sanguínea e alcançar os tecidos periféricos, ele precisa de um carregador: essa função cabe às lipoproteínas, produzidas no fígado, que são medidas e expressas por sua densidade. (1,3)

Podemos classificar o colesterol em dois tipos: LDL e HDL. Abaixo falamos um pouco sobre cada um deles, mas, lembre-se: o colesterol é um só, o que varia é o seu meio de transporte. (1)

O colesterol LDL (do inglês Low Density Lipoprotein) é conhecido como o mau colesterol e se trata de uma lipoproteína de baixa densidade, que pode se acumular nas artérias coronárias, podendo levar a formação de placas aterosclerose que dificultam o fluxo sanguíneo para órgãos essenciais, como coração e cérebro, aumentando risco de infarto e acidente vascular cerebral. Por essa razão, o nível de LDL deve ser mantido baixo. (1,3)

Já o colesterol HDL (do inglês High Density Lipoprotein) ou “colesterol bom” contribui para eliminar o colesterol LDL das células, o transportando até o fígado para ser eliminado, pois são lipoproteínas de alta densidade. Ele age como um limpador, levando o colesterol LDL para longe das artérias e de volta para o fígado, onde é quebrado e passado pelo corpo. O colesterol HDL ajuda a evitar o entupimento das artérias, protegendo contra ataques cardíacos e AVCs.

colesterol

Por que o colesterol é importante?

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), os níveis elevados de colesterol atingem aproximadamente 601 milhões de pessoas, cerca de 4 em cada 10 brasileiros adultos. Entre eles, cerca de 11% nunca fez exame de colesterol e quase 70% só descobriu a condição após os 45 anos de idade. (5)

De acordo ainda com a SBC, o ideal é que o colesterol total esteja num patamar de 200 mg/dl; o colesterol ruim (LDL) baixo (entre 100 e 129mg/dl) e que o bom colesterol (HDL) esteja alto (maior do que 60 mg/dl), isso para adultos com mais de 20 anos. (6)

Quando o colesterol ruim (LDL) se torna excessivo no organismo, ele leva a um problema conhecido como hipercolesterolemia, já que pode formar placas de gordura na parede das artérias e provocar problemas no coração. Por ser uma doença silenciosa, a hipercolesterolemia só pode ser diagnosticada através de exames de sangue. (6)

As causas para a alteração do colesterol podem ser basicamente três. A primeira diz respeito ao fator genético, que envolve o histórico familiar e predisposição dos genes. A segunda é a alimentação, pois quem ingere alimentos gordurosos, com alto índice de colesterol, tem mais chances de sofrer com taxas altas. A terceira causa pode ser relacionada a doenças, como hipotireoidismo, diabetes e doenças nos rins. (2)

Se você chegou até aqui na leitura, já conhece as principais características do colesterol. Agora, vamos desvendar os mitos e verdades sobre essa substância.

Mitos e verdades sobre o colesterol

Somente pessoas obesas têm colesterol alto. MITO.

Apesar de o excesso de colesterol ser mais comum em pessoas acima do peso, geralmente em razão de uma dieta desequilibrada, pessoas magras também podem apresentar conteúdo sanguíneo elevado. Embora a obesidade aumente a chance do aparecimento de alterações do colesterol, isso não é um fator determinante. (7,8)

Comer ovo aumenta o colesterol. MITO.

A gema do ovo é rica em colesterol, mas não faz do ovo em si um grande vilão. Por isso, a moderação é sempre o melhor caminho, se a ingestão de outros alimentos ricos em colesterol são controlados na dieta, não haverá problema em consumir ovos também.. (5,8)

O ovo é considerado uma das fontes de proteína mais completas, além de conter vitaminas A, B2, B5, B6 e B12; ferro, zinco, cálcio, selênio, fósforo, entre outros nutrientes. (8)

colesterol

Colesterol alto não gera sintomas no paciente. VERDADE.

Como já dissemos, a hipercolesterolemia é caracterizada como uma “doença silenciosa”, que não causa nenhum sintoma. Se por um lado isso evita o sofrimento do paciente, por outro, dificulta seu tratamento, pois influencia na percepção do que pode ser melhorado. (7)

Dietas que excluem carboidratos podem aumentar o colesterol. VERDADE.

Uma dieta saudável contém todos os nutrientes: carboidrato, proteína e gordura. Ao cortar o carboidrato, as pessoas são mais suscetíveis a aumentar o consumo de proteína e gordura, elevando, assim, o colesterol. Então, o acompanhamento profissional é imprescindível. (8)

Exercícios físicos não contribuem para manter o colesterol controlado. MITO.

A atividade física regular, de 3 a 5 vezes na semana, e com duração de 40-50 minutos, favorece o aumento da HDL, e isso auxilia na redução do colesterol. Sem contar que também contribui para a redução do peso e melhora a resistência à insulina, favorecendo todo o metabolismo corporal de gorduras. (7)

Concluindo, o colesterol não é o inimigo número 1 da nossa saúde, bem pelo contrário: ele colabora para o bom funcionamento do organismo, desde que os níveis estejam controlados. Por isso, é muito importante ficar de olho nos hábitos alimentares e procurar sempre um acompanhamento profissional para ser bem orientado e evitar complicações sérias. Continue acompanhando as publicações do nosso blog, compartilhe com amigos queridos e se mantenha informado sobre o que é Vital em nossas vidas.

Fontes: 
  1. SOARES, Andressa Heimbecher. Diabetes e colesterol: dos fakes aos fatos. Sociedade Brasileira de Diabetes, 2019. Disponível em: <https://diabetes.org.br/diabetes-e-colesterol-dos-fakes-aos-fatos-2/>. Acesso em 23. jun. 2022.
  2. SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA. 10 coisas que você precisa saber sobre o colesterol. 2010. Disponível em: <https://diabetes.org.br/dez-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-o-colesterol-3/>. Acesso em 23. jun. 2022.
  3. O QUE é colesterol? Unimed Cerrado, 2018. Disponível em: <https://www.unimed.coop.br/web/cerrado/atencao-a-saude/boletim-ativo-online/o-que-e-colesterol->. Acesso em 23. jun. 2022.
  4. BRASIL. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. 08/8 – Dia Nacional de Prevenção e Controle do Colesterol. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/08-8-dia-nacional-de-prevencao-e-controle-do-colesterol-2/>. Acesso em 23. jun. 2022.
  5. ESPECIALISTAS esclarecem mitos e verdades sobre o colesterol. Marcio Atalla. Disponível em: <https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/especialista-esclarece-mitos-e-verdades-sobre-o-colesterol/>. Acesso em 23. jun. 2022.
  6. GONÇALVES, Fabiana. Mitos e verdades sobre o colesterol. Unimed, 2019. Disponível em: <https://www.unimed.coop.br/viver-bem/saude-em-pauta/mitos-e-verdades-sobre-o-colesterol>. Acesso em 23. jun. 2022.
  7. SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Nutricionista explica quais são os mitos e as verdades sobre o colesterol. Disponível em: <https://socesp.org.br/sala-de-imprensa/press-release/nutricionista-explica-quais-sao-os-mitos-e-as-verdades-sobre-o-colesterol/>. Acesso em 23. jun. 2022.
  8. KALIL, Claudia Cozer. Mitos e verdades sobre colesterol e alimentação. Sírio-Libanês, 2017. Disponível em: <https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/blog/alimentacaoebemestar/mitos-e-verdades-sobre-colesterol-e-alimentacao/>. Acesso em 23. jun. 2022.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Alimentação: cuidado com os peixes criados em cativeiro!

Você sabe que comer peixe é uma opção saudável. Isso é verdade, mas antes de ingerir este alimento, é preciso saber de onde ele vem. Isso porque existe uma grande diferença entre peixes selvagens e peixes de cativeiro.

As fazendas de peixes produzem animais para serem vendidos no supermercado com altas concentrações de antibióticos, pesticidas e baixos níveis de nutrientes saudáveis.