A sua beleza de dentro para fora!

Você sabia que já existem produtos específicos capazes de cuidar da beleza de dentro para fora? Sim! Através da ingestão dos óleos de amêndoas e de gergelim juntamente com o ácido pantotênico e a biotina, você auxilia seu organismo a reduzir sinais do envelhecimento cutâneo e prevenir danos que podem ser causados com o passar dos anos.
Share on facebook
Share on twitter

Você sabia que já existem produtos específicos capazes de cuidar da beleza de dentro para fora?
Sim! Através da ingestão dos óleos de amêndoas e de gergelim juntamente com o ácido pantotênico e a biotina, você auxilia seu organismo a reduzir sinais do envelhecimento cutâneo e prevenir danos que podem ser causados com o passar dos anos.

Isso é devido ao óleo de Amêndoas permitir a integridade e elasticidade da pele, estando ainda associado a menor incidência de problemas dérmicos diversos, como o câncer de pele.

Já o óleo de Gergelim atua como agente clareador, podendo auxiliar no tratamento de rugas e linhas de expressão, além de hidratar as células.

O Ácido Pantotênico – ou vitamina B5 – é um conjunto de nutrientes, o qual é imprescindível para manter a integridade da pele, unhas e cabelos. Enquanto a Biotina é essencial para o equilíbrio dos ácidos graxos.

Um pouco mais sobre a vitamina B5, ou ácido pantotênico.

A vitamina B5 é uma das vitaminas mais versáteis e flexíveis e não pode ser deixada de fora de uma dieta saudável! Tanto é que o nome – ácido pantotênico – deriva da palavra grega “pantos”, que significa “em todos os lugares”, em referência ao fato dessa vitamina estar presente e ser necessária em todas as nossas células.

O ácido pantotênico, ou vitamina B5, tem o poder de aumentar os níveis de glutationa nas nossas células, protegendo contra danos oxidativos das membranas celulares e reduzindo os efeitos dos danos causados pelo sol, poluentes e outros agressores da pele. Dessa forma, o consumo da vitamina B5 pode ajudar a reduzir os sinais de envelhecimento, prevenir rugas, e até mesmo ajudar nas defesas contra o câncer de pele.

Em relação à saúde dos cabelos, a vitamina, B5 junto com todas as outras vitaminas do complexo B, ajuda a nutrir e dar energia para os folículos pilosos, sendo que sua falta pode causar diminuição e perda dos fios. Pesquisas demonstraram ainda que a Vitamina B5 auxilia o corpo a manter a pigmentação do cabelo, diminuindo o surgimento dos fios brancos.

Pessoas que sofrem com o problema de queda de cabelos podem se beneficiar fazendo suplementação de vitamina B5 e de outras vitaminas do complexo B para combater o problema. Neste caso, é importante que um médico ou nutricionista seja consultado para prescrever a dosagem correta da vitamina.

Além de nos ajudar a ter uma pele e cabelo saudáveis e bonitos, a vitamina B5, ou ácido pantotênico, também auxilia em outras funções essenciais do nosso corpo, desde a fabricação de esteroides, reconstrução dos tecidos e regeneração celular até o metabolismo de gorduras, proteínas e nutrientes provenientes dos alimentos que ingerimos.

Diferentes estudos já comprovaram o importante papel da vitamina B5 no nosso corpo, uma vez que ela auxilia a converter os nutrientes que consumimos em energia, equilibrar as taxas de açúcar no sangue, diminuir o colesterol ruim e a pressão arterial, além de prevenir dores e insuficiência cardíaca, o que nos confere muito mais disposição.

A vitamina B5 também é benéfica para a saúde do sangue pois atua no aumento dos níveis de hemoglobina, além de ajudar o fígado a metabolizar substâncias tóxicas. Outra função da vitamina B5 é servir como uma espécie de combustível nos processos de divisão celular e reprodução de DNA, favorecendo a renovação celular.

O ácido pantotênico auxilia ainda na gestão do estresse e da ansiedade crônica, já que ajuda a diminuir perturbações mentais, além de favorecer, e muito, o bom funcionamento do sistema nervoso, pois participa da produção de neurotransmissores no cérebro.

Para consumir a Vitamina B5 em seu dia a dia, inclua na sua dieta – shiitake, couve-flor, batata doce, brócolis, beterraba, aspargos, nabo, pimentão pepino e salsão, que são alimentos ricos nesse tipo de vitamina.

Além de ser encontrada em abundância nesses alimentos, a vitamina B5 pode também ser suplementada diariamente, indicada por um médico ou nutricionista e prescrita de acordo com a necessidade de cada um. O importante é o cuidado para não deixar que o corpo fique deficiente desta vitamina tão importante!

vital-beauty1

Biotina, grande aliada dos cabelos e unhas

A biotina é também conhecida como Vitamina B7, e assim como o ácido pantotênico, faz parte do grupo de vitaminas do complexo B.

A biotina previne a queda de cabelos, ajuda a manter a saúde da pele e atua no fortalecimento das unhas, auxilia ainda no equilíbrio da produção de suor, além de trabalhar na nossa produção de energia e favorecer a saúde do nosso sistema nervoso.

Para quem faz musculação e pratica esportes para definição muscular, saiba que a biotina ajuda a fazer a manutenção dos tecidos corporais e auxilia na reparação e construção dos músculos. Vitaminas do complexo B também minimizam inflamações que podem resultar em dores musculares e articulares, recorrentes em praticantes de atividades físicas.

O consumo de alimentos e a suplementação com a Vitamina B7 tem sido cada vez mais aconselhado pelos nutricionistas, especialmente para as pessoas que buscam aparentar estar cada vez mais jovens e cheias de vitalidade.

Amendoim, avelã, farelo de trigo, amêndoas, noz pecã, castanha de caju e ovos cozidos são boas fontes de biotina, porém, para aqueles que não conseguem seguir uma dieta correta e equilibrada com os níveis de Vitamina B7 satisfatórios, o mais indicado é fazer a suplementação com cápsulas.

E então, o que achou de saber mais sobre os benefícios da biotina e do ácido pantotênico?

A beleza de verdade é aquela que reflete um corpo saudável de dentro para fora!

Se você gostou deste post, compartilhe com suas amigas (e amigos também, porque não)? Beleza de verdade é Vital!

O que achou das nossas dicas Vitais? Tem muito mais aqui no Eu Bem Melhor!

 

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Ceia sem culpa – Os benefícios das nozes e castanhas

A época das festas de final de ano chegou e não é raro vermos castanhas, nozes, amêndoas e outras frutas oleaginosas compondo belas produções gastronômicas, mas você sabe dizer quais são os benefícios desses alimentos para a sua saúde?

Ômega 3 – O segredo essencial dos cabelos e pele

Por incrível que pareça, os segredos de beleza mais bem guardados não podem ser encontrados no balcão de cosméticos. Na verdade, eles são mais acessíveis através dos mercados e feiras onde você compra seus alimentos, sabia?