Vitamina D: benefícios para todas as etapas da vida

Share on facebook
Share on twitter
Vitamina D

A vitamina D, muito conhecida por ser obtida por meio da exposição solar, quando insuficiente no nosso organismo, pode resultar em graves problemas de saúde. Por isso, ela é essencial na nossa vida desde a infância!

Neste texto, vamos explicar a importância e os benefícios da vitamina D, se ela só é obtida pelo sol e porque devemos observá-la com tanta atenção.

O que é a vitamina D?

Tendo a exposição solar como sua principal fonte de produção, a vitamina D é uma importante reguladora do metabolismo ósseo e, segundo estudos, ela também pode influenciar positivamente no sistema imunológico(logo explicaremos o porquê). (1)

Além da exposição solar, podemos obtê-la por meio da alimentação. Alguns peixes, como sardinha, atum, salmão e cavala, também são fontes dessa vitamina. É possível também consumir alguns alimentos enriquecidos com vitamina D, como margarina, cereais ou sucos, mas a concentração de vitamina que eles possuem é insuficiente para o nosso organismo. (1,2)

A insuficiência da vitamina D pode estar ligada ao aparecimento de doenças como:

  • esclerose múltipla;(1)
  • lúpus;(1)
  • diabetes mellitus insulinodependente;(1)
  • artrite reumatoide;(1)
  • doença inflamatória intestinal;(1)
  • doenças cardiovasculares; (2)
  • complicações durante gestação;(2)
  • alguns tipos de câncer;(2)
  • depressão. (2)

Vitamina D, cálcio e fósforo: entenda a relação

Uma das principais funções da a vitamina D é manter as concentrações de cálcio e fósforo adequadas, para assegurar diversas funções metabólicas. Entre essas funções metabólicas está a mineralização óssea, que está ligada ao desenvolvimento esquelético. Sendo assim, a vitamina D se torna essencial durante a infância e a adolescência. É importante lembrar que, quando o nível da vitamina D não é suficiente no organismo, o intestino acaba não absorvendo a quantidade ideal de cálcio e fósforo, prejudicando não só a estrutura óssea, como a estrutura dos dentes. (2,3)

A vitamina D também é essencial para a homeostase do cálcio e para que o esqueleto humano se desenvolva de uma forma forte e saudável. Quando existe a deficiência dessa vitamina no organismo das crianças, além de elas não conseguirem atingir o nível de crescimento adequado, pode acabar resultando em amolecimento e enfraquecimento ósseo, conhecido como raquitismo. Já em adultos, pode surgir uma doença chamada osteomalácia, que se caracteriza por ossos frágeis e quebradiços. (3,4)

Vitamina D e imunidade

Como falamos lá em cima, a vitamina D tem papel importante no sistema imunológico, isso porque atua na diferenciação celular, na modulação de citocinas, no processo de prevenção e tratamento de doenças autoimunes, como esclerose múltipla e artrite reumatoide.  (5,6)

Imagem Ilustrativa

Vitamina D e gestação

Desde a barriga da mãe, a vitamina D é importante para a criança. Segundo estudos, quando a gestante tem baixos níveis de vitamina D no organismo, a criança tem maior risco de desenvolver doenças respiratórias e alergias. (7)

Além disso, o baixo nível de vitamina D durante a gestação também pode implicar em outros problemas, como baixo peso do recém-nascido, desenvolvimento de diabetes mellitus gestacional, pré-eclâmpsia e vaginose bacteriana;alguns problemas também podem aparecer depois da gestação, como doenças cardiovasculares e baixa massa óssea em crianças entre seis e doze anos. (1)

Vitamina D, crianças e adolescentes

Além do que já falamos sobre crescimento e fortalecimento ósseo, crianças e adolescentes com baixos níveis de vitamina D têm maior probabilidade de desenvolver doenças como diabetes tipo 1, obesidade, doenças autoimunes e problemas alérgicos. Outro ponto importante: quanto mais escura for a pele da criança, menor a produção de vitamina D, então é importante verificar os níveis de vitamina D por meio de hemograma. (7)

Como sabemos, a principal fonte dessa vitamina é o sol, então, brincadeiras ao ar livre – em horários sem exposição solar excessiva – são bem-vindas. 

Imagem Ilustrativa

Dicas de ouro para aumentar a vitamina D:

Como comentamos, existem alguns alimentos que possuem a vitamina D, mas seu principal provedor é a luz do sol. Por isso, para obtê-la através da exposição solar, tome sol no início da manhã ou fim da tarde por uns 20 minutos, diariamente. (8)

Como, hoje em dia, estamos muito dentro de casa ou no trabalho, acabamos não nos expondo suficientemente à luz do sol, por isso, a suplementação é uma forte aliada para o controle dos níveis de vitamina D no organismo!

É de extrema importância ir ao médico regularmente para verificar se há a necessidade de repor essa vitamina. Por isso, é indispensável contar com profissionais que estarão aptos a orientar a melhor maneira de não deixar falta-la  na sua vida!

FONTES:
  1. XAVIER, Juliana. Conheça os benefícios da vitamina D. IFF – Instituto Nacional Fernandes Figueira. Disponível em: <http://www.iff.fiocruz.br/index.php/8-noticias/342-vitaminad>. Acesso em 18 jan. 2021.
  2. GALVÃO, Leticia Oba et al. Considerações atuais sobre a vitamina D. Brasília Med, v. 50, n. 4, p. 324-332, 2013. Disponível em: <https://cdn.publisher.gn1.link/rbm.org.br/pdf/v50n4a08.pdf>. Acesso em 18 jan. 2021.
  3. BUENO, Aline L. CZEPIELEWSKI, Mauro A. A importância do consumo dietético de cálcio e vitamina D no crescimento. J. Pediatr. (Rio J.), v. 84, n. 5, p. 386-394, Porto Alegre, 2008. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0021-75572008000600003&script=sci_arttext>. Acesso em 18 jan. 2021.
  4. FISBERG, Mauro; PETERS, Barbara S. Emo. Recomendações de cálcio e vitamina D para crianças e adolescentes. Sociedade de Pediatria de São Paulo. Disponível em: <https://www.spsp.org.br/2012/10/17/recomendacoes_de_calcio_e_vitamina_d_para_criancas_e_adolescentes/>. Acesso em 18 jan. 2021.
  5. CARDOSO, Ary Lopes et al. Nutrição adequada e proteção do sistema imunológico na época da covid-19. Sociedade de Pediatria de São Paulo, 2020. Disponível em: <https://www.spsp.org.br/2020/05/08/nutricao-adequada-e-protecao-do-sistema-imunologico-na-epoca-da-covid-19/>. Acesso em 18 jan. 2021.
  6. VITAMINA D. Blog da Saúde – Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: <http://www.blog.saude.gov.br/index.php/570-destaques/34330-vitamina-d>. Acesso em 18 jan. 2021.
  7. TOLEDO, Adriana. Vitamina D: por que seu filho precisa dela. Sociedade Brasileira de Pediatria, 2015. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/vitamina-d-por-que-seu-filho-precisa-dela/>. Acesso em 18 jan. 2021.
  8. A IMPORTÂNCIA da vitamina D. Hospital Sírio-Libanês, 2017. Disponível em: <https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/imprensa/noticias/Paginas/A-import%C3%A2ncia-da-vitamina-D.aspx>. Acesso em 18 jan. 2021.
  9. EXISTE benefício para suplementação de vitamina D em crianças e adolescentes? BVS Atenção Primária em Saúde, 2016. Disponível em: <https://aps.bvs.br/aps/existe-beneficio-para-suplementacao-de-vitamina-d-em-criancas-e-adolescentes/>. Acesso em 18 jan. 2021.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Saiba o que é a Degeneração Macular Relacionada à Idade e como preveni-la

Como está a sua visão? Pode ser que você precise de óculos, sofra de irritação ou até de uma doença como catarata ou glaucoma. Em todos esses casos existem tratamentos que podem corrigir ou, no caso do glaucoma, pelo menos evitar que a doença avance e leve à cegueira. Mas você já ouviu falar da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)?

Alimentos e suplementos que toda grávida precisa conhecer

Em um mundo onde a informação está a um clique de distância, impressiona a quantidade de mulheres grávidas que não se alimentam adequadamente para garantir a saúde do bebê e a própria.

Um estudo publicado no “Journal of Family and Reproductive Health” avaliou os hábitos alimentares de 485 mulheres grávidas.

Os pesquisadores descobriram que apenas 1,9% delas atendiam às recomendações alimentares de frutas e vegetais para uma gravidez saudável.

Os melhores alimentos para começar bem o seu dia

Começar o seu dia com uma boa nutrição te dá muito mais energia para as atividades de sua rotina, sabia? Você se concentra melhor, fica menos estressado e faz escolhas mais saudáveis…

Para um café da manhã realmente poderoso, capaz de te dar todo o ânimo necessário, as proteínas e as gorduras provenientes de frutas, cereais e oleaginosas são sempre uma boa opção, pois mantém você saciado e disposto. Os alimentos ricos em vitaminas B também são excelentes fornecedores de energia!