Vitamina D e saúde mental: qual a relação?

Share on facebook
Share on twitter
vitamina d e saúde mental

A famosa vitamina D, que na verdade não é uma vitamina, mas sim um hormônio, pode desempenhar diversas funções que beneficiam não só a saúde dos ossos (como estamos acostumados a ver), mas também o sistema nervoso central, como indicam algumas pesquisas, contribuindo para a manutenção das atividades cerebrais e no tratamento contra patologias mentais, como a depressão.

Neste texto, vamos falar rapidamente sobre os benefícios da vitamina D para o organismo, os riscos que a deficiência desse hormônio pode causar e o impacto que ela pode causar na saúde mental. Vamos lá? (1,2) 

Benefícios da vitamina D

Definida como um hormônio que promove a absorção de cálcio pelo corpo, a vitamina D não é tão fácil de ser encontrada em uma dieta comum. No entanto, saiba que a nossa pele é capaz de produzir essa vitamina quando está em contato com os raios solares. Sendo assim, a fonte mais abundante de vitamina D é o sol, um elemento, digamos assim, acessível a todos nós. Mas, lembre-se: o tempo de exposição sempre deve ser bem controlado para evitar complicações e garantir benefícios à saúde. (1,3)

Há dois tipos de vitamina D: a D3 e a D2. A D3 é encontrada em animais, incluindo peixes, e também é o tipo que a nossa pele produz quando está exposta ao sol. Já a D2 vem de alimentos vegetais e cogumelos. Estudos apontam que a vitamina D3 é a mais eficiente e a escolha número 1 na hora de realizar suplementação alimentar. (1)

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a vitamina D, chegou a hora de desvendar o que ela pode fazer pela sua saúde: (3)

  • Ajudar na absorção do cálcio e manter os ossos saudáveis;
  • Auxiliar o cérebro no envio de mensagens para todo o corpo;
  • Atuar no desempenho dos músculos;
  • Apoiar o sistema imune no combate às infecções. 

A deficiência de vitamina D

Neste texto, precisamos ressaltar a importância do combate à deficiência de vitamina D, pois se trata de uma condição séria que resulta em alterações que abrangem tanto as funções esqueléticas e neuromusculares quanto as extra esqueléticas, como o câncer, doenças cardiovasculares, diabetes e outras doenças, como depressão e esquizofrenia. (4)

Níveis baixos de vitamina D podem reduzir a quantidade de cálcio do corpo, provocando a redução da densidade óssea e o risco de causar raquitismo em bebês e crianças. O enfraquecimento dos ossos é uma grande preocupação para quem apresenta deficiência da dessa vitamina no organismo, sobretudo a população idosa, que é mais propensa a sofrer fraturas e osteoporose em comparação à população geral. A baixa de vitamina D também pode causar fraqueza muscular e fadiga, além de reduzir a eficiência das mitocôndrias, células responsáveis pela produção de energia. (1) 

imagem ilustrativa

O impacto da vitamina D na saúde mental

A vitamina D exerce diversas funções no sistema nervoso central. Esse hormônio atua na regulação de neurotransmissores e pode aumentar os fatores neurotróficos, favorecendo toda a atividade cerebral. Ou seja, a suplementação de dessa vitamina em pacientes com depressão pode levar à melhora dos sintomas. Além disso, a vitamina D é capaz de reduzir as concentrações de mediadores inflamatórios associados à depressão. Inclusive, em algumas áreas encefálicas relacionadas a essa doença, encontram-se receptores para a vitamina D. Desse modo, a associação entre a deficiência desse nutriente com o desenvolvimento de transtornos depressivos pode ser diagnosticada. (5)

Além disso, você sabia que pessoas que ficam pouco expostas à luz solar apresentam mais problemas de sono e menos bem-estar em comparação às que recebem os raios solares por mais tempo? Um dos motivos para que esse fato ocorra é o de que a exposição à luz solar ao longo dia age no equilíbrio do ritmo circadiano, que precisa do claro e do escuro para funcionar corretamente. Sendo assim, a falta de luz do sol pode prejudicar tanto a saúde física quanto a mental. (6)

Falando de saúde mental, estudos apontam que a iluminação natural aumenta a produção de serotonina (aquele hormônio do bem-estar), que regula o sono, humor e apetite, entre outros aspectos. Isso explica o motivo de a população de países que vivenciam invernos mais rigorosos, serem mais propensos a desenvolverem a depressão sazonal, que está diretamente associada à falta de iluminação natural. Por isso que, em outros tipos de tratamento para a depressão, a exposição solar é recomendada. (6)

Ainda não se sabe qual o caminho exato que a vitamina D percorre para o estímulo do nosso bem-estar, mas, a teoria é a de que os receptores da dessa vitamina (encontrados em várias partes do cérebro e relacionados ao sistema circadiano) tem influência no controle dos níveis hormonais do corpo. (1)

A vitamina D é um hormônio muito importante para a saúde de todo o corpo. Tendo o sol como o seu principal aliado no fornecimento dos seus benefícios, também podemos contar com a suplementação na rotina. No entanto, sempre reforçando que a introdução de qualquer complemento na dieta deve ser supervisionada por um profissional. É hora de abrir a janela e deixar a luz entrar! Com a vitamina D, nos tornamos pessoas mais felizes e dispostas a encarar os desafios do dia a dia.

Fontes: 
  1. BROWN, Jessica. Por que tomar vitamina D sem receita médica pode não ser uma boa ideia. BBC News Brasil, 2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-46128405>. Acesso em 17 ago. 2021.
  2. ESERIAN, Jaqueline Kalleian. Papel da vitamina D no estabelecimento e tratamento de transtornos neuropsiquiátricos. Rev. Ciênc. Méd. Biol., v. 12, n. 2, p. 234-238, 2013. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/23080/1/16_v.12_2.pdf>. Acesso em 17 ago. 2021.
  3. FALTA de vitamina D aumenta em 75% o risco de depressão, indica estudo. Veja, 2018. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/saude/vitamina-d-falta-aumenta-em-75-o-risco-de-depressao-indica-estudo/>. Acesso em 17 ago. 2021.
  4. DOMINGOS, Maria Eduarda Costa et al. Associação da vitamina D em incidência de de depressão: revisão sistemática. Disponível em: <https://doity.com.br/media/doity/submissoes/artigo-0fb63ee3b14643a3b4129558033d6f6e6abc569f-arquivo.pdf>. Acesso em 17 ago. 2021.
  5. SILVA, Alisson de M. Uchôa; FONSECA, Ingrid Ferreira; TAFURI, Natália Filardi. Vitamina D e depressão: uma breve revisão. Saúde em Foco: Doenças Emergentes e Reemergentes, v. 1, p. 510-517. Disponível em: <https://downloads.editoracientifica.org/articles/200901526.pdf>. Acesso em 17 ago. 2021.
  6. ENTENDA como a luz solar pode afetar a sua saúde. Veja, 2019. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/saude/entenda-como-a-luz-solar-pode-afetar-sua-saude/>. Acesso em 17 ago. 2021.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM