Você conhece os benefícios do café?

Share on facebook
Share on twitter
CAFÉ

Se o café fosse um ator de Hollywood, já teria no currículo a experiência de dois papéis: o de vilão e o mocinho! Sem contar o prestígio mundial, por ser uma das bebidas mais apreciadas do planeta e a segunda mais consumida, depois da água. (1)

Com o avanço da ciência, vemos especialistas da área da saúde incentivando o consumo de café e desvendando vários preconceitos que surgiram no passado. (2) Esse efeito já era de se esperar: o grão do café traz diversos benefícios para a saúde, pode evitar doenças crônicas e facilitar a vida na hora de praticar atividades físicas. (1) Neste texto, você saberá quais os outros benefícios que o consumo de café pode oferecer.

De acordo com a Associação Brasileira de Café (ABIC), o Brasil é o maior produtor de café do mundo! (1) Isso explica a paixão difundida em solo brasileiro. Com certeza, você deve conhecer alguém apaixonado por essa bebida ou pelo sabor tão característico. Por diversas vezes, o café é visto como um vilão, devido ao seu composto farmacológico mais ativo: a cafeína! (1) Ao fornecer um efeito estimulante, essa substância atua no sistema nervoso central, aumentando a produção dos neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar, dentre os vários outros benefícios que citaremos logo mais. (3)

Mas, e se revelarmos a você que o café não é feito só de cafeína? Um grão de café tem cerca de 1 a 2,5% desse composto que faz parte do grupo das xantinas, trazendo alta concentração de polifenóis ricos em vitaminas do complexo B, que também pode contribuir com o equilíbrio celular. (3)

Além disso, no café, estão presentes minerais como:  potássio, magnésio, cálcio, sódio, ferro, zinco, chumbo e outros. Também contém os seguintes aminoácidos: alanina, arginina, ácido glutâmico, fenilalanina, tirosina, glicina e metionina. E, por fim, os lipídios: triglicerídeos e ácidos graxos, e os açúcares: glicose, frutose, sucrose e polissacarídeos. (1) Confira agora os benefícios que o café proporciona à sua saúde:

Estimula o metabolismo e auxilia no emagrecimento

Talvez você não saiba dessa, mas a cafeína é uma das poucas substâncias naturais que contribuem na queima de calorias por meio da ativação do sistema nervoso simpático e oxidação lipídica. (3) O café é rico em antioxidantes e outros ativos biológicos que ajudam o corpo a liberar mais energia, se tornando um grande aliado do metabolismo celular. (4) Essa vantagem também pode ser explicada pela ação termogênica do grão, que acelera o metabolismo e diminui a absorção de gordura pelo corpo. (5) Com o aumento de adrenalina no organismo, aumenta a quebra de células de gordura estocadas liberando os ácidos graxos livres. Então, o corpo utiliza esses ácidos graxos como fonte de energia. (6) 

Melhora o desempenho físico

Com o metabolismo em dia, a realização de tarefas diárias torna-se mais simples, incluindo as atividades físicas. A ação no sistema nervoso central estimula a produção de endorfinas, melhorando a performance do indivíduo e trazendo mais prazer acompanhado da sensação de bem-estar. (6) Ingerir um copinho de café antes de malhar poderá trazer energia extra e amenizar a dor causada pelos exercícios físicos, segundo estudo da Universidade de Illinois, nos EUA. (7)

É bom para o cérebro

Um dos benefícios para consumir café é a sua ação vantajosa para o cérebro, o ajudando a trabalhar mais rapidamente, devido às suas características psicoativas. (4) O estudo publicado no Proceedings of National Academy Sciences (PNAS) por pesquisadores do Brasil, Estados Unidos e Portugal, indicou que a atividade da cafeína pode melhorar a conexão dos neurônios no cérebro, conferindo ação neuroprotetiva. (6) Também existe a possibilidade de que o café possa contribuir para a diminuição do risco de demências e declínios cognitivos. (6) Os benefícios relacionados ao bom funcionamento do cérebro não terminam por aí, veja:

  • O café pode aliviar os sintomas do mal de Parkinson; (3)
  • Proteger contra o Alzheimer e outras doenças degenerativas; (3)
  • A bebida pode melhorar a capacidade de concentração e de retenção visual; (5)
  • Fortalecer a memória e diminuir riscos de depressão; (3)
  • Melhorar a performance cognitiva e até psicomotora. (4) 

CAFÉ

Faz bem pro coração

Pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard (HSPH) concluíram que beber uma ou duas xícaras de café diariamente pode ajudar na proteção contra insuficiência cardíaca em até 11%, além de outras doenças do coração. (3) Um dos fatores que contribuem para essa proteção se deve ao fato de o grão ser rico em polifenóis, composto antioxidante aclamado pela ciência como colaborador da saúde cardíaca. (9)  Apesar de algumas frutas também apresentarem teor de polifenóis semelhantes aos valores do café, o grão acaba oferecendo um maior aporte nutricional, já que o consumo diário é frequente. (9) O café também auxilia a manter o controle da pressão arterial estável, prevenindo ataques e derrames cerebrais. (4, 10)

Altera a expressão dos genes

Cientistas descobriram, após analisarem 15.800 pessoas, que quanto mais café uma pessoa bebia por dia, mais mudanças epigenéticas eles tinham em 11 partes do DNA. Para ficar um pouco mais claro, saiba que a epigenética diz respeito a aquilo que altera a expressão dos nossos genes, aumentando ou diminuindo a atividade de algum gene determinado. Nessa pesquisa realizada, os genes que sofreram mudanças epigenéticas estavam mais relacionados aos processos que envolvem a saúde do corpo, como a digestão, controle inflamatório e proteção contra substâncias tóxicas.(10)

Outros benefícios do café:

  • Auxilia no controle de diabetes; (3)
  • Pode aumentar a expectativa de vida; (3)
  • Pode prevenir cânceres; (6)
  • Ajuda na melhora de sintomas respiratórios; (6)
  • Proporciona efeito anti-inflamatório; (6)
  • Alivia o estresse. (6)

Em contrapartida, é aquela história: tudo em excesso faz mal. Com o café, não é diferente. Se extrapolar no consumo, ele pode oferecer perigos ao organismo, como alucinações, devido ao aumento dos níveis de cortisol provocado pela cafeína. (7) Doses elevadas de café também podem gerar taquicardia, insônia, vício, ansiedade, dores de cabeça e náuseas. (5)

Se você chegou até aqui na leitura, já sabe todos os benefícios que o café oferece. Agora é a hora de fazer a sua parte na defesa contra os mitos sobre essa substância. No entanto, lembre-se: sem exageros. O consumo moderado será sempre o caminho mais seguro!

Fontes:
  1. GATTO, Marcos Antônio; MEDEIROS, João Vinicius; NETO, Fernando P. De Souza. Analisando os benefícios do consumo de café para a saúde humana. Disponível em: <https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_64_1568061406.pdf>. Acesso em 23 jun. 2021.
  2. RAMALHO, Maria Eduarda Oliveira; SOARES, Nathalia Maria. Café e seus benefícios. Interface Tecnológica, p. 285-292.
  3. OS BENEFÏCIOS do café para a sua saúde. Veja Saúde, 2018. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/alimentacao/os-beneficios-do-cafe-para-a-sua-saude/>. Acesso em 23 jun. 2021.
  4. UNIMED. Benefícios do café, malefícios e cuidados. 2020. Disponível em: <https://www.unimed.coop.br/viver-bem/alimentacao/beneficios-do-cafe-maleficios-e-cuidados>. Acesso em 23 jun. 2021.
  5. ARMENDRO, Nathália. Dia do Café: 5 benefícios da bebida, que, no entanto, deve ser consumida com moderação. Crescer, 2021. Disponível em: <https://revistacrescer.globo.com/Alimentacao/noticia/2021/04/dia-do-cafe-5->. Acesso em 23 jun. 2021. beneficios-da-bebida-que-no-entanto-deve-ser-consumida-com-moderacao-org21.html
  6. ROCHA, Lucas. Dez benefícios do café para a saúde. CNN, 2021. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2021/04/14/dez-beneficios-do-cafe-para-a-saude>. Acesso em 23 jun. 2021.
  7. PERIN, Thiago. 6 efeitos curiosos do café no organismo. Super Interessante, 2019. Disponível em: <https://super.abril.com.br/blog/cienciamaluca/7-efeitos-curiosos-do-cafe-no-organismo/>. Acesso em 23 jun. 2021.
  8. CONSUMO de três xícaras de café por dia pode trazer benefícios à saúde, diz pesquisa. BBC News Brasil, 2017. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-42092748>. Acesso em 23 jun. 2021.
  9. VIEIRA, Vand. A quantidade ideal de café para proteger o coração. Veja Saúde, 2017. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/alimentacao/a-quantidade-ideal-de-cafe-para-proteger-o-coracao/>. Acesso em 24 jun. 2021.
  10. CARBINATTO, Bruno. Beber café pode mudar a expressão de nossos genes (para melhor). Super Interessante, 2020. Disponível em: <https://super.abril.com.br/saude/beber-cafe-pode-mudar-a-expressao-de-nossos-genes-para-melhor/>. Acesso em 23 jun. 2021.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM