À medida que ficamos mais velhos nosso corpo passa por mudanças naturais. Essas mudanças podem afetar a aparência da nossa pele, cabelos e unhas. Para manter uma aparência saudável e bonita, é importante consumir nutrientes que ajudam a manter esses tecidos saudáveis. Agora, você vai descobrir quais podem ser esses parceiros da beleza.
Cada fase na vida acontece no tempo certo. Assim que chegamos ao mundo, todas as partes do nosso corpo vão se moldando e se desenvolvendo para que possamos nos tornar cada vez mais funcionais e independentes. Só não percebemos que, paralelo a isso, estamos envelhecendo todos os dias.
Na juventude, o envelhecimento é um processo que ocorre devagar, quase sem a gente notar. Mas conforme ficamos mais velhos, os sinais podem se tornar mais visíveis. Algumas pessoas podem sentir esses efeitos mais cedo, especialmente na pele, o que pode afetar a autoestima e o funcionamento do corpo.
Cultivar hábitos alimentares saudáveis, associados a um estilo de vida equilibrado e exercícios regulares, é uma maneira consciente de contribuir para suprir as necessidades do organismo. (1)
Isso minimiza as chances de carência de nutrientes essenciais, promovendo não apenas a saúde, mas também uma boa aparência física como resultado de escolhas positivas! (1)
Sendo assim, vamos abordar os principais ativos utilizados nesse tipo de suplemento e explicar o benefício de cada um deles para uma beleza saudável.
O ácido hialurônico é uma substância encontrada em todos os organismos vivos. Ele é responsável por manter a hidratação dos tecidos, o que é importante para o bom funcionamento das articulações, dos olhos e das cartilagens. (3)
Com o envelhecimento, a produção de ácido hialurônico pelo corpo pode diminuir, o que pode levar à redução da hidratação da pele, resultando em rugas, linhas finas e flacidez. (4)
A biotina, também chamada de vitamina B7 e pertencente ao complexo B, pode desempenhar um papel importante no organismo como uma assistente para diversas enzimas. (6)
Sua função inclui a participação na produção de gorduras e em várias reações químicas do corpo, como também pode contribuir para a transformação de certas substâncias em energia. (6)
A biotina pode ser obtida por meio da suplementação ou de certos alimentos, como aveia, cevada, cereais integrais, nozes, grãos de bico, peixe, ovos, fígado e outros. (6)
Os alimentos ricos em vitamina A são couve, espinafre, cenoura, agrião, ovo, manga, mamão, tomate, abóbora, damasco e fígado. (1)
Acerola, caju, pimentão amarelo ou vermelho, cereais, milho, mingau, goiaba, couve, laranja, mamão, kiwi, manga, morango, carambola, agrião, salsa, entre outros. (22)
O selênio é um mineral importante para a saúde da pele pois pode atuar como antioxidante. (29)
Essa ação pode ajudar a proteger as células cutâneas contra danos causados por agentes oxidantes, o que pode contribuir para a prevenção do envelhecimento precoce e promover uma aparência mais saudável. (29)
Além disso, o selênio pode estar associado à regulação de processos inflamatórios na pele, o que é importante para manter sua integridade e vitalidade. (29)
Ácido hialurônico, biotina, vitamina B5, vitamina A, vitamina C, vitamina E, zinco, manganês, cobre e selênio. Que time!
Neste material completo, citamos 10 excelentes nutrientes que podem ser ótimos para os seus cuidados de beleza, mas será que você consegue consumir todos eles na sua rotina alimentar?
Considere a suplementação se for o caso. Existem produtos exclusivos no mercado que oferecem todos os benefícios desses elementos essenciais.
Cuidar de si é algo prazeroso, nos valoriza e nos permite um melhor autoconhecimento. Quem ama, se cuida!