5 dicas para manter a saúde da próstata

Share on facebook
Share on twitter
próstata

É só falar em cuidar da saúde que a maioria dos homens já saem correndo. Mas, quando citamos o fato de que um a cada 38 brasileiros morrem por um problema que afeta mais de 28% da população masculina, a conversa se estreita. Estamos falando do câncer de próstata, o tipo de câncer mais comum no homem e o segundo em mortalidade. (1,2)

Novembro é o “Mês de Saúde do Homem”, período dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata. Além disso, no decorrer deste mês, ressaltamos a importância dos homens serem cuidadosos com a saúde em todos os aspectos, já que o acompanhamento de rotina é algo que, muitas vezes, nem passa pela cabeça da população masculina. (3,4)

Considerando o preocupante cenário do câncer de próstata no Brasil, hoje traremos algumas orientações para que você, homem, possa manter a saúde da próstata.

Qual a função da próstata?

A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior do canal por onde passa a urina. (5)

Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. Em homens jovens, a próstata possui o tamanho de uma ameixa, mas seu tamanho aumenta com o avançar da idade. (5)

A saúde masculina no Brasil e a próstata

Por uma questão cultural, muitos homens acreditam que buscar ajuda é um sinal de fragilidade. Uma das consequências desse tipo de pensamento é procurar um profissional de saúde só quando acontece algum tipo de emergência ou quando a doença já está avançada. Nesse momento, pode ser tarde demais. (4)

Não é à toa que a estimativa de vida, calculada pelo Instituto Brasieliro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que os homens vivem, em média, 7 anos menos que as mulheres no Brasil. (4)

Ainda, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), para o ano de 2022 estão previstos mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata, o mais incidente nos homens (ficando só atrás do câncer de pele não melanoma) em todas as regiões do país. (6)

Vale ressaltar que, além do câncer, a próstata pode apresentar outros problemas, como seu crescimento benigno, que atinge cerca de 50% dos homens acima de 50 anos, podendo gerar dificuldades de micção, e a prostatite, que é a inflamação da glândula. (7)

próstata

O câncer de próstata

Quando as células presentes na próstata começam a se multiplicar de forma desordenada, formam-se tumores que podem ser benignos ou malignos. As células são as menores partes do corpo humano, ao longo da nossa vida elas se multiplicam, em um processo de substituição das mais antigas por novas. (5)

Na maioria dos casos, o câncer de próstata cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e até causar a morte. Alguns fatores podem aumentar o risco de ter esse tipo de câncer, como a idade avançada, histórico familiar, sobrepeso e obesidade. (5)

5 recomendações para manter a saúde da próstata

Para manter a saúde da próstata e evitar o surgimento de complicações, é preciso adotar práticas saudáveis para diminuir o risco de várias doenças. A seguir, listamos as principais delas:

1 – Realizar testes e exames com frequência

O homem precisa ter alguns cuidados básicos com a saúde, por isso, é recomendado sempre verificar a pressão arterial; fazer o hemograma completo; dosagem da glicemia; dosagem do colesterol; testes de urina; atualização da carteira vacinal e, claro, o exame de próstata (pode ser o toque retal ou o exame de sangue PSA). (5,8)

2 – Ter uma alimentação saudável

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é preciso manter uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, como a dieta mediterrânea. (9) Inclusive, um alimento que se destaca entre os demais, são as sementes de abóbora, que podem diminuir os sintomas de hiperplasia benigna da próstata. (10)

Conte sempre com a orientação de um nutricionista para organizar a sua alimentação e manter a dieta balanceada e com todos os nutrientes  importantes para o organismo.

próstata

3 – Praticar atividades físicas sempre que puder

Cerca de 30 minutos diários já são suficientes. Os exercícios reduzem as toxinas que potencializam o surgimento do câncer, então, qualquer modalidade que movimente o corpo é válida. Lembre-se: as atividades devem sempre serem feitas com orientação médica e, de preferência, supervisionada por profissionais de educação física. (3,8)

4 – Evitar o consumo de gordura de origem animal

Uma dieta rica em carne vermelha e processada, laticínios gordurosos e grãos refinados, aumenta em 2,5 vezes o risco de morte em pacientes com câncer de próstata. (11) Por isso, opte sempre pela dica que apresentamos no item 2 da nossa listinha.

5 – Evitar o consumo de álcool e cigarro 

Tanto o consumo frequente de álcool quanto o hábito de fumar estão associados a um risco maior de câncer de próstata. O tabagismo apresenta chances maiores de recorrência de mortalidade da doença, enquanto o alcoolismo afeta o metabolismo de substâncias cancerígenas. (12,13)

Agora que você, homem, já reconhece a importância de cuidar da própria saúde e compreendeu a urgência do câncer de próstata, o que acha de compartilhar esse conteúdo com os amigos? Quanto mais informação, menos riscos. Isso é Vital para a qualidade de vida da população masculina. Compartilhe!

Fontes:

  1. SOUZA, Edi. Alimentos podem ajudar na prevenção do câncer de próstata. Folha de Pernambuco, 2021. Disponível em: <https://www.folhape.com.br/sabores/alimentos-podem-ajudar-na-prevencao-do-cancer-de-prostata/204695/>. Acesso em 07 out. 2022.
  2. SOCIEDADE BRASILEIRA DE UROLOGIA. ncer de Próstata. Disponível em: <https://sbu-sp.org.br/publico/cancer-de-prostata-3/>. Acesso em 07 out. 2022.
  3. CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DO PARANÁ. Hábitos saudáveis de vida ajudam na prevenção do câncer de próstata. 2021. Disponível em: <https://www.crmpr.org.br/Habitos-saudaveis-de-vida-ajudam-na-prevencao-ao-cancer-de-prostata-11-57226.shtml>. Acesso em 07 out. 2022.
  4. RIBEIRO, Maria. Saúde do homem: autocuidado vai além do exame de próstata. Drauzio Varella, 2021. Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/saude-publica/saude-do-homem-autocuidado-vai-alem-do-exame-de-prostata/>. Acesso em 07 out. 2022.
  5. BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (INCA). ncer de próstata: vamos falar sobre isso? Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//cartilha_cancer_prostata_nov2019_3areimp_2022_visualizacao.pdf>. Acesso em 07 out. 2022.
  6. SOCIEDADE BRASILEIRA DE UROLOGIA. Aconselhamento para Diagnóstico Precoce do Câncer de Próstata. 2020. Disponível em: <https://portaldaurologia.org.br/medicos/noticias/aconselhamento-para-o-diagnostico-precoce-do-cancer-de-prostata/ >. Acesso em 07 out. 2022.
  7. SOCIEDADE BRASILEIRA DE UROLOGIA. Novembro Azul chama a atenção para o cuidado do homem com a próstata e a saúde. 2019. Disponível em: <https://portaldaurologia.org.br/publico/noticias/novembro-azul-chama-a-atencao-para-o-cuidado-do-homem-com-a-prostata-e-a-saude/>. Acesso em 07 out. 2022.
  8. BRASIL. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. Novembro Azul – Mês de conscientização sobre a saúde do homem. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/novembro-azul-mes-de-conscientizacao-sobre-a-saude-do-homem/ >. Acesso em 07 out. 2022.
  9. BRASIL. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. 17/11 – Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/17-11-dia-mundial-de-combate-ao-cancer-de-prostata/>. Acesso em 07 out. 2022.
  10. SUPERALIMENTO: veja benefícios da semente de abóbora para a saúde. Metrópoles, 2021. Disponível em: <https://www.metropoles.com/saude/superalimento-veja-beneficios-da-semente-de-abobora-para-a-saude>. Acesso em 07 out. 2022.
  11. DIETA rica em gordura aumenta risco de morte em pacientes com câncer de próstata. Veja, 2015. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/saude/dieta-rica-em-gordura-aumenta-risco-de-morte-em-pacientes-com-cancer-de-prostata/>. Acesso em 07 out. 2022.
  12. SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA DA FAMÍLIA E COMUNIDADE. O hábito de fumar e o curso do câncer de próstata. Disponível em: <https://www.sbmfc.org.br/o-habito-de-fumar-e-o-curso-do-cancer-de-prostata/>. Acesso em 07 out. 2022.
  13. CENTRO DE INFORMAÇÕES SOBRE ÁLCOOL E SAÚDE. Consumo de álcool, finasterida e risco de câncer de próstata – Resultados do Estudo de Prevenção do Câncer de Próstata. 2009. Disponível em: <https://cisa.org.br/pesquisa/artigos-cientificos/artigo/item/88-consumo-de-alcool-finasterida-e-risco-de-cancer-de-prostata-resultados-do-estudo-de-prevencao-do-cancer-de-prostata>. Acesso em 07 out. 2022.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Ômega 3: um ótimo aliado contra o Lúpus

Trazemos aqui uma ótima notícia para quem sofre de Lúpus, uma doença autoimune e que por enquanto não tem cura. O Ômega 3 pode ser um grande aliado!
Quem convive com o Lúpus sabe o quanto é dolorido. O Lúpus Eritematoso Sistêmico, é uma doença inflamatória que pode afetar qualquer órgão ou tecido do corpo, mais frequentemente a pele, as articulações, os rins, pulmões e o sistema nervoso.