7 dicas de como evitar doenças respiratórias no inverno

Share on facebook
Share on twitter

Quando pensamos no inverno, o associamos a cobertores quentinhos, roupas estilosas, aconchego e chocolate quente sem sair da cama. Mas não podemos nos esquecer que o inverno é o período com maior incidência de doenças respiratórias. Afinal de contas, para aproveitarmos todos os bons momentos que o friozinho pode trazer, é preciso manter a saúde em dia.

Por isso, trouxemos algumas dicas seguras para que você possa evitar o contágio de doenças respiratórias infecciosas e prevenir as que não são. Ao decorrer do texto, vai perceber que, com algumas atitudes simples, estará ainda mais protegido para viver o melhor da estação.

Por que as doenças respiratórias aparecem mais no inverno?

As doenças respiratórias são mais comuns no inverno devido à queda de temperatura e à maior aglomeração de pessoas em locais fechados. Quando a temperatura é baixa, a umidade do ar é reduzida e há altos níveis de poluentes, o cenário torna-se propício à ocorrência de problemas respiratórios. (1)

As doenças respiratórias relacionadas com mudanças climáticas são, na maior parte das vezes, infecciosas causadas por vírus e bactérias. Os vírus são responsáveis, por exemplo, pela gripe. (2)

Neste contexto, as mucosas das vias aéreas ficam mais vulneráveis a infecções e irritações devido à baixa umidade do ar. Quem sofre de rinite alérgica, sinusite e asma precisa de atenção redobrada, pois o ar seco e a maior concentração de poluentes na atmosfera, favorece o surgimento de crises dessas doenças. (3)

Crianças abaixo de cinco anos, devido à imaturidade do sistema imunológico, idosos acima de 60 anos e imunossuprimidos (portadores de doenças que causam baixa na imunidade) pertencem ao grupo que gera maior preocupação com as infecções respiratórias. Então, é fundamental que estes estejam com a vacinação e cuidados em dia. (4)

Sick man sitting at kitchen table

7 medidas para evitar doenças respiratórias no inverno

 1- Lavar as mãos com frequência

Lavar as mãos com frequência contribui para a prevenção de propagação de germes e vírus que causam resfriados e gripes. Por isso, as mãos demandam uma atenção especial de crianças e adultos. (5)

A higienização deve ser feita com água e sabão, movimentando e esfregando todas as partes da mão, como as palmas, o dorso, o espaço entre os dedos e os punhos. Essa medida é indispensável para a prevenção da transmissão de vírus respiratórios e por doenças causadas por bactérias, fungos e outros agentes. (5)

2 – Se manter aquecido

O uso de roupas apropriadas para o clima frio, especialmente em ambientes externos, é importante para garantir o conforto e evitar o choque térmico. Pessoas com imunidade baixa são mais suscetíveis a doenças respiratórias, então estar bem agasalhado é um ponto a favor da proteção. (5)

Uma dica é lavar as roupas e cobertores que ficaram muito tempo no armário antes de usar para evitar a poeira e os ácaros que se juntam ali. Além disso, os lençóis e edredons – assim como as roupas – devem ser expostos ao sol e lavados sempre que necessário. Não se esqueça de passar com ferro quente. (1,6)

3 – Evitar contato próximo com pessoas doentes

As doenças respiratórias causadas por vírus podem se espalhar rapidamente, então, ao perceber que alguma pessoa perto de você aparenta estar gripada ou resfriada, é recomendado que não se aproxime. (1)

Caso seja alguém da família que more na mesma casa, procure reduzir a possibilidade de contágio, evitando tocar nos olhos, boca e nariz após contato com superfícies e usar máscara. Nada de abraços, aperto de mão e beijos, combinado? (7)

Horizontal image of pretty redhead female with closed eyes wearing rings on fingers, hugging herself, touching new soft sweater, enjoying comfort of fabric, standing next to panoramic window at home
4 – Evitar ambientes fechados com muitas pessoas

O primeiro instinto que nós temos ao sentirmos frio é o de fechar as janelas, portas ou qualquer outro espacinho que possa entrar um ar mais geladinho. Mas adivinha só: fazer isso só facilita a circulação de microrganismos, principalmente de vírus respiratórios. O risco de contágio é bem maior. (5)

O ideal é estar em um ambiente arejado para minimizar as chances de o vírus ser transmitido entre as pessoas. As bactérias ficam concentradas em lugares fechados, por isso, é importante evitá-los. (1,5)

5 – Manter a casa limpa

Além do bem-estar que sentimos ao ver a casa limpinha, manter um padrão de limpeza adequado, como retirar dos cômodos livros ou almofadas que acumulem poeira, pode nos ajudar a viver bem melhor no inverno. (8)

Também é recomendado evitar cigarro no ambiente doméstico e desinfetar as superfícies tocadas frequentemente (torneiras, maçanetas) com produtos comprovadamente efetivos para evitar a propagação de germes e vírus. (1)

6 – Hidratar-se

Beber água é essencial em todos os momentos e épocas do ano, mas, no inverno, a hidratação tem um papel especial de manter as vias respiratórias úmidas, evitando o ressecamento das mucosas. (6)

Quando uma pessoa não está suficientemente hidratada, ela não consegue produzir os elementos necessários para evitar infecções, o que é essencial para impedir que agentes patogênicos entrem nos pulmões. (1)

7 – Manter uma dieta saudável

 Isso não é novidade para quase ninguém, mas uma alimentação equilibrada ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Por isso, invista em sopas e caldos ricos em verduras e legumes para um prato bem colorido. Alimentos ricos em vitamina C, como as laranjas, as acerolas e outras frutas ácidas, desempenham um papel importante na prevenção de doenças como a gripe e o resfriado. (1)

Aqui no blog, inclusive, já listamos quais suplementos podem auxiliar a sua imunidade com a chegada dos dias frios. Não deixe de conferir!

Se você chegou até aqui na leitura, recebeu recomendações valiosas sobre como evitar doenças respiratórias no inverno. Percebe que, com atitudes simples, é possível se manter protegido durante toda a estação? Agora, compartilhe essa publicação nas suas redes sociais para que mais pessoas possam ter acesso a informações seguras e viverem bons momentos no inverno. Compartilhar saúde é Vital!

Fontes:
  1. SPDM. Medidas simples ajudam a prevenir as doenças do inverno. 2014. Disponível em: <https://spdm.org.br/noticias/saude-e-bem-estar/medidas-simples-ajudam-a-prevenir-as-doencas-do-inverno/>. Acesso em 22 mar. 2023.
  2. OLIVEIRA, Claudio. Infecções respiratórias, como gripes e resfriados, aumentam no inverno. FIOCRUZ, 2014. Disponível em: <https://portal.fiocruz.br/noticia/infeccoes-respiratorias-como-gripes-e-resfriados-aumentam-no-inverno>. Acesso em 22 mar. 2023.
  3. IBITINGA. Prefeitura da Estância Turística. Saúde: o frio favorece o aparecimento de doenças respiratórias, fique de olho. 2022. Disponível em: <https://www.ibitinga.sp.gov.br/noticias/saude/saude-o-frio-favorece-o-aparecimento-de-doencas-respiratorias-fique-de-olho>. Acesso em 22 mar. 2023.
  4. BRASIL. Ministério da Saúde. Tempo frio possibilita o aumento de infecçõs respiratórias. Saiba como se prevenir nessa época. 2022. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/maio/tempo-frio-possibilita-o-aumento-de-infeccoes-respiratorias-saiba-como-se-prevenir-nessa-epoca>. Acesso em 22 mar. 2023.
  5. BRASIL. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. 27/5 – Inverno aumenta risco de doenças respiratórias. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/27-5-inverno-aumenta-risco-de-doencas-respiratorias/>. Acesso em 22 mar. 2023.
  6. BRASIL. Ministério da Saúde. Saiba como evitar doenças respiratórias no inverno. 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/dgh/noticias/2021/saiba-como-evitar-doencas-respiratorias-no-inverno>. Acesso em 22 mar. 2023.
  7. GOIÁS. Secretaria do Estado de Saúde. HMI alerta sobre doenças comuns em crianças no inverno. 2021. Disponível em: <https://www.saude.go.gov.br/noticias/13294-hmi-alerta-sobre-doencas-comuns-em-criancas-no-inverno>. Acesso em 22 mar. 2023.
  8. SBMFC. Doenças respiratórias são mais comuns no outono e inverno: saiba como previni-las. 2017. Disponível em: <https://www.sbmfc.org.br/noticias/doencas-respiratorias-sao-mais-comuns-no-outono-e-inverno-saiba-como-preveni-las/>. Acesso em 22 mar. 2023.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Você sabe escolher um bom ômega 3?

Ao escolher um suplemento com ômega 3, é preciso ler informações importantes contidas no rótulo. É que existem diferenças na concentração e até na qualidade