Intestino preso: 6 dicas para melhorar seu funcionamento

Share on facebook
Share on twitter
intestino preso

Quantas vezes você vai ao banheiro durante a semana? Além de ser uma pergunta incomum na rotina, sabemos que esse não é bem o tipo de fato que costumamos numerar e acompanhar, mas existem pessoas que realmente precisam de mais atenção nessa área, sobretudo aquelas que têm intestino preso.

Cerca de 30% dos brasileiros lidam com essa questão que envolve imprevisibilidade, desconforto e paciência. No entanto, apesar de ser uma condição que atinge uma parcela da população, a maioria das pessoas acha que intestino preso é algo que não deve gerar preocupação, principalmente por não causar problemas imediatos ao organismo. (1)

Nesse contexto, um conselho que damos a você é: não subestime o intestino preso e evite complicações futuras. Dito isso, continue a leitura para saber mais sobre o assunto e descobrir meios para melhorar o funcionamento desse órgão e viver com mais qualidade.

A relação do intestino e a saúde

O intestino é um órgão que desempenha diversas funções no nosso organismo. O seu papel vai além do que apenas processar os alimentos que ingerimos e escolher os nutrientes absorvidos pelo corpo. (2)

Um ser humano adulto carrega cerca de 100 trilhões de microorganismos no intestino. Esse ecossistema é chamado de microbiota. Inclusive, já abordamos a vitalidade dela para o organismo aqui no blog, mas, relembrando, o desequilíbrio dessa comunidade de bactérias pode agir prejudicialmente na manutenção da saúde ao influenciar a imunidade, o processo digestivo e até mesmo a atividade cerebral. (2)

Como você já leu lá no início deste texto, uma das funções do intestino que vamos destacar por aqui é a sua capacidade de evacuação, ou melhor, a de “fazer cocô”. Trivial para a maioria das pessoas – mesmo sendo tão importante para o funcionamento do fluxo natural do corpo -, a situação complica quando acontece a constipação, principalmente quando é frequente e vem acompanhado de incômodos, como dores abdominais e estresse generalizado, entre outras irritabilidades que você verá logo a seguir. (1)

intestino preso

O que significa ter o intestino preso?

Basicamente, significa que a pessoa está com dificuldades para evacuar. Esse problema também é conhecido por outros nomes, como prisão de ventre ou constipação. É bem provável que você já tenha vivido pelo menos um episódio de intestino preso na vida, uma vez que se trata de um problema comum que afeta toda a população, sendo a maioria mulheres. (3,4)

Portanto, a prisão de ventre é um distúrbio caracterizado pela dificuldade persistente para evacuar, referindo-se a uma alteração do funcionamento do intestino que pode ser causado por uma dieta pobre em fibras, pouca ingestão de líquidos, sedentarismo ou consumo excessivo de proteína animal. (5)

Outras fontes afirmam, ainda, que o psicológico e o emocional também podem exercer influência direta para o desenvolvimento de um quadro de constipação. (1)

O seu intestino está preso?

A principal forma de descobrir se você sofre de intestino preso é ficar de olho na sua rotina intestinal, pois, segundo o Ministério da Saúde, a prisão de ventre pode ser definida como ter menos de três evacuações por semana ou evacuar com esforço, com fezes ressecadas e em cíbalos (bolinhas). (6)

Ainda assim, o órgão ressalta que cada indivíduo tem o seu ritmo. Enquanto algumas pessoas se sentem bem indo ao banheiro apenas a cada dois dias, outras precisam evacuar duas vezes em um mesmo dia. E isso não significa necessariamente constipação. No geral, o recomendado é sempre ir em busca de uma orientação médica. (6)

intestino preso

6 dicas para para não deixar o seu intestino preguiçoso 

Antes de anotar as próximas dicas, é importante ressaltar: para que o intestino possa realizar o seu movimento normal, ele precisa de líquidos, fibras e mobilidade. Por isso, o primeiro passo é priorizar uma melhor ingestão de fibras, de água e praticar atividades físicas. (1)

  1. Caprichar na ingestão de líquidos: O recomendado é beber pelo menos dois litros de líquidos diariamente – água, suco de frutas, água de coco e chás. Mas atenção: eles devem ser sem açúcar! (6,7)
  2. Ingerir alimentos ricos em fibras: frutas (laranja, manga, melancia, abacaxi, mamão e tangerina); verduras e legumes (brócolis, cenoura, couve, pepino com casca, inhame e chuchu) e cereais (arroz integral, milho cozido, sementes de linhaça e farelo de aveia). (6)
  3. Não ter pressa para digerir os alimentos: procurar fazer as refeições em um ambiente calmo e mastigar bem os alimentos é muito importante. (6)
  4. Se exercitar para estimular o funcionamento do intestino: praticar exercícios físicos diariamente, mesmo que leves, como caminhadas ou subir escaladas. (6)
  5. Diminuir a quantidade de alimentos constipantes: farinhas refinadas presentes no macarrão, arroz branco e biscoitos, bem como batata, mandioca, cuscuz, batata doce, além de alimentos industrializados em geral. (8)
  6. Preferir alimentos laxantes: certas frutas, como a maçã argentina, o kiwi, a ameixa seca e a banana verde são excelentes opções para tratar a prisão de ventre. (3)

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o intestino preso e a importância desse órgão para o bom funcionamento do organismo, o que acha de compartilhar esse conteúdo para aquela pessoa que já teve ou ainda sofre com problemas de constipação?

Informação é Vital para buscarmos uma qualidade de vida cada vez mais elevada, desde que sempre seja priorizada a orientação médica. Continue acompanhando as publicações do nosso blog para ficar por dentro das melhores dicas para a sua saúde.

Fontes: 
  1. LUISA, Ingrid. Chega de constipação: como liberar o trânsito. Veja Saúde, 2022. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/medicina/chega-de-constipacao-como-liberar-o-transito/>. Acesso em 18 jul. 2022.
  2. UTIDA, Nanci. Uma comunidade única a serviço da sua saúde: seu intestino. Veja Saúde, 2020. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/coluna/com-a-palavra/uma-comunidade-unica-a-servico-da-sua-saude-seu-intestino/>. Acesso em 18 jul. 2022.
  3. 4 FRUTAS para tratar a prisão de ventre. Nutritotal, 2019. Disponível em: <https://nutritotal.com.br/publico-geral/material/4-frutas-para-tratar-a-prisao-de-ventre/>. Acesso em 18 jul. 2022.
  4. WAITZBERG, Dan; LOPES, Natália. Alimentação para o intestino funcionar bem. Veja Saúde, 2021. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/alimentacao/alimentacao-para-o-intestino-funcionar-bem/>. Acesso em 18 jul. 2022.
  5. BRUNA, Maria Helena Varella. Prisão de ventre (constipação intestinal). Drauzio Varella. Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/prisao-de-ventre-constipacao-intestinal/>. Acesso em 18 jul. 2022.
  6. FUSIEGER, Rafaela. Melhore o funcionamento do intestino. Unimed, 2016. Disponível em: <https://www.unimed.coop.br/viver-bem/saude-em-pauta/melhore-o-funcionamento-do-intestino>. Acesso em 18 jul. 2022.
  7. CAMPINAS. Prefeitura Municipal. Orientações nutricionais – Constipação Intestinal (intestino preso). Disponível em: <https://saude.campinas.sp.gov.br/saude/especialidades/nutricao/Orientacoes_Nutricionais_Constipacao_Intestinal.pdf>. Acesso em 18 jul. 2022.
  8. OLIVEIRA, Jerônimo de Conto; GRENDENE, Gabriela Monteiro. Como manejar a constipação intestinal em adultos na Atenção Primária à Saúde? Revisão de Elisete Botteselle de Oliveira. Telesaúde RS, 2019. Secretaria de Saúde do RS. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/telessauders/perguntas/como-manejar-constipacao-intestinal-em-adultos-na-atencao-primaria-saude/>. Acesso em 18 jul. 2022.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM