A rotina moderna muda constantemente, mas o que sempre permanece é o quanto estamos cada vez mais ocupados. Com isso, desencadeamos situações estressantes que fogem do nosso controle e acabam afetando a saúde física e mental. (1) Você anda estressado, ultimamente?
Muitos estudiosos consideram o estresse e a ansiedade os males característicos do século. Se você já teve algum quadro clínico associado a alguma dessas coisas, sabe o quão difícil é se livrar delas. (2)
Você anda estressado, ultimamente? Então confira como aliviar o estresse para viver uma vida mais tranquila!
O estresse está em todos os lugares
Quando vivenciamos situações de perigo ou ameaça, ocorre uma reação natural do organismo que chamamos de estresse. Esse mecanismo faz o nosso corpo produzir excesso de dois hormônios – adrenalina e o cortisol -, que nos coloca em estado de alerta ou alarme, provocando alterações físicas e emocionais. (3,4)
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a estimativa é que cerca de 90% da população mundial sofra com as consequências do estresse. O Brasil, segundo a pesquisa da Associação Internacional do Controle do Estresse (ISMA), é o segundo país mais estressado do mundo. (5)
No entanto, apesar de o estresse ser um estímulo natural do organismo, o que de fato define se ele é bom ou ruim é a forma como a pessoa reage à situação. Passar por um momento desgastante de vez em quando é normal, mas quando isso se torna parte da rotina, pode ocasionar diversos problemas para a saúde. (1,5)
O que motiva o estresse?
O estresse pode manifestar-se por diversas razões, como por efeito colateral de alguma doença grave ou quando está associado à vida cotidiana. (4) As circunstâncias são variadas, então listamos as principais causas do cansaço físico e mental:
- Acidente traumático, morte ou situação de emergência; (4)
- Desafios e pressão no ambiente de trabalho; (4)
- Responsabilidades familiares; (4)
- Insegurança causada por desemprego; (1)
- Falecimento de entes queridos; (1)
- Barulhos e ruídos ambientes que não cessam; (1)
- Cobrança exagerada de si próprio; (1)
- Brigas conjugais frequentes. (1)
Problemas que o estresse pode causar
Existem dois tipos de estresse: o crônico e o agudo. O estresse crônico afeta a maioria das pessoas, sendo constante no dia a dia, mas de uma forma mais suave. O estresse agudo é mais intenso e curto, e pode ser causado normalmente por situações traumáticas, mas passageiras. Tanto um quanto o outro podem ter efeitos sobre o corpo. (3,4)
Além de piorar os problemas de saúde já existentes, o estresse também aumenta a probabilidade de desenvolver doenças. Essa reação, quando ocorre de maneira contínua e em excesso, pode influenciar nos seguintes transtornos: (4)
- Dificuldade para dormir;
- Constipação;
- Urticárias;
- Ansiedade;
- Pressão alta;
- Síndrome do Intestino Irritado;
- Dificuldade de engravidar;
- Diabetes;
- Maior risco de acessos de asma e artrite;
- Falta de energia, concentração e irritabilidade.
5 maneiras de diminuir o estresse
Sabemos que não é uma tarefa fácil ficar calmo e relaxado diante da vida agitada. Porém, é importante encontrar formas de aliviar o estresse, já que a saúde depende disso. A seguir, confira algumas dicas práticas e eficientes para ajudar a diminuir o estresse:
1 – Medite
A meditação tem o poder de reduzir os níveis do cortisol, o hormônio do estresse. Ao respirar fundo e focar no momento presente, é possível perceber a real dimensão das ameaças modernas e aprender a acalmar o organismo. (6)
Quando uma pessoa medita, o sistema imune do corpo é reforçado e a comunicação entre as áreas cerebrais para lidar com situações adversas aumenta. Além disso, meditar pode trazer outros benefícios, como a redução de processos inflamatórios que também causam doenças. (6)
2 – Faça atividades físicas
Para relaxar o corpo e mente, nada melhor do que se movimentar através de atividades físicas! Práticas de yoga e pilates são as que mais auxiliam a colocar os pensamentos no lugar, controlam a respiração, e ajudam a resolver melhor os problemas da vida cotidiana, eliminando todo o estresse e ansiedade. (7)
Saia do sedentarismo hoje mesmo, com apenas 21 minutos de caminhada você já pode se sentir mais calmo, com foco e disposição! (2)
3 – Alimente-se corretamente
Como dissemos, o processo de estresse pode ocasionar diversas alterações no organismo. Um exemplo disso é a perda de muitas vitaminas e nutrientes. (3)
Priorizar uma dieta equilibrada pode melhorar a resposta do organismo ao estresse. No dia a dia, opte por alimentos saudáveis, como frutas, verduras, legumes e proteínas. Uma alimentação rica em nutrientes como vitaminas do complexo B, vitamina C, magnésio e manganês também é recomendada. (1,3)
4 – Durma bem
Aqui no blog, já falamos sobre a importância do sono para a nossa saúde. Dormir bem e suficientemente pode ser a solução de muitos problemas do dia a dia.
Inclusive, você sabia que o estresse e a ansiedade podem causar insônia e outros distúrbios do sono? Por isso, é importante começar a tomar medidas simples para melhorar o sono, como minimizar as distrações e tornar o ambiente ainda mais aconchegante. Dessa forma, você irá acordar muito mais disposto no dia seguinte! (5)
5 – Pare e se escute
Uma dica da OMS é que, durante os períodos de estresse, precisamos parar e prestar atenção em nossas próprias necessidades e sentimentos. (8)
Realizar atividades que são prazerosas e procurar relaxar é importante. Uma dica bônus, também, é parar e escutar o outro. Uma atitude solidária beneficia as duas partes envolvidas. (8)
Espalhe histórias positivas e fique cercado de pessoas que você ama, sem estresse e muito amor!
Agora que você já conhece 5 maneiras de diminuir o estresse para melhorar a sua qualidade de vida, o que acha de compartilhar essa publicação com aquele seu amigo ou familiar que está precisando relaxar? Com essa atitude simples, você pode ajudar outras pessoas a viverem mais felizes e tranquilas com a própria jornada. Isso é Vital!
Fontes:
- COMO diminuir o estresse: 5 dicas práticas e eficientes. Vida Saudável, 2021. Disponível em: <https://vidasaudavel.einstein.br/como-diminuir-o-estresse/>. Acesso em 27 set. 2022.
- ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA. 8 técnicas psicológicas para lidar com o stress e a ansiedade. 2014. Disponível em: <https://spdm.org.br/noticias/mais-noticias/8-tecnicas-psicologicas-para-lidar-com-stress-e-ansiedade/>. Acesso em 27 set. 2022.
- BRASIL. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. Estresse. 2012. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/253_estresse.html>. Acesso em 27 set. 2022.
- GOIÁS. Secretaria do Estado de Saúde. Estresse. 2019. Disponível em: <https://www.saude.go.gov.br/biblioteca/7598-estresse>. Acesso em 27 set. 2022.
- ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA. No Dia do Combate ao Etsresse, AME Psiquiatria dá dicas sobre como evitar o problema. 2020. Disponível em: <https://spdm.org.br/noticias/saude-e-bem-estar/no-dia-de-combate-ao-estresse-ame-psiquiatria-da-dicas-sobre-como-evitar-o-problema/>. Acesso em 27 set. 2022.
- QUER reduzir o stress? Medite. Super Interessante, 2017. Disponível em: <https://super.abril.com.br/saude/quer-reduzir-o-stress-medite/>. Acesso em 27 set. 2022.
- FERREIRA, Thi. Como reduzir o estresse. Veja Rio, 2020. Disponível em: <https://vejario.abril.com.br/coluna/thi-ferreira/como-reduzir-o-estresse/>. Acesso em 27 set. 2022.
- ALEGRETTI, Laís. Coronavírus: 6 dicas da OMS para controlar o estresse e a ansiedade. BBC News Brasil, 2020. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-51959967>. Acesso em 27 set. 2022.