Tudo o que você precisa saber sobre a Insônia e como evitá-la

Share on facebook
Share on twitter
insônia

Quando foi a última vez que você teve uma boa noite de sono? Se a resposta foi “faz tanto tempo que eu nem me lembro”, pode ser que você sofra de insônia, um mal que atinge cerca de 30% a 50% dos brasileiros. (1)

O que fazer quando quando contar 1, 2, 3, 10, 20 ou 100 carneirinhos não funciona? É o que vamos te contar neste texto.

Um sono ideal

Existem duas funções principais do sono: descansar o organismo e preparar o corpo para o dia seguinte. Dormir bem é necessário para sobrevivermos e desenvolvermos uma boa saúde biopsicossocial. Um sono de qualidade melhora o equilíbrio físico, mental e emocional do ser humano, sabia? (2,3)

É nesse momento que ocorre a limpeza de toxinas que são acumuladas durante o dia e o cérebro passa por um reparo para que, quando você acordar, ele esteja pronto para uso. Quando dormimos mal, a defesa do organismo é prejudicada e isso pode aumentar o risco de doenças, principalmente as que atingem o coração, como a hipertensão arterial, pressão alta, infarto, derrame cerebral e doenças metabólicas, como obesidade e diabetes. Uma boa noite de sono pode fortalecer o sistema imunológico, prevenir doenças e auxiliar no bom funcionamento do cérebro. (2)

Diferentemente do que as pessoas pensam, dormir 8 horas por dia não é uma regra que vale para todos. Cada pessoa tem as suas necessidades individuais e a quantidade de horas de sono varia de indivíduo para indivíduo. Algumas pessoas podem dormir 6 horas e se sentirem bem ao acordar, enquanto outras precisam dormir 10 horas seguidas para conquistarem um sono reparador. Independente do número de horas que você durma, o importante é sentir que dormiu o suficiente, sentir um bem-estar e apresentar um bom desempenho diurno. (3)

Mas, e quando o sono não vem? É o que vamos falar no próximo tópico.

insônia

O que é a insônia?

Sabe quando você se prepara para dormir e, ao deitar, vira de um lado pro outro, a mente fica um turbilhão, as horas passam e logo percebe que o sol já está raiando? A insônia é essa dificuldade de iniciar o sono, mantê-lo continuamente durante a noite ou o despertar antes do horário desejado. (4)

É justamente a falta de um sono reparador que compromete o desempenho durante as atividades diurnas. Esse distúrbio pode ser agudo ou crônico. (5)

A insônia aguda, geralmente, dura poucos dias e está relacionada a algum evento da vida ou mudanças de hábitos de sono, como o jet lag. Pessoas que trabalham em turnos também podem apresentar esse problema. Já a insônia crônica é normalmente associada a desordens médicas ou psiquiátricas e podem durar meses ou anos, causando um sofrimento prolongado. (3)

O transtorno de insônia pode ser classificado em insônia inicial, que envolve a dificuldade de conciliar o sono na hora de dormir; insônia intermediária, que se caracteriza por despertares frequentes ou prolongados durante a noite e  insônia terminal, que envolve o despertar antes do horário normal na rotina e a incapacidade para retornar ao sono. (3)

Consegue identificar em qual tipo você pertence?

Os fatores que podem causar insônia

As causas da insônia podem ser orgânicas e psíquicas. As mais comuns e importantes são a produção inadequada de serotonina pelo organismo e o estresse provocado pelo desgaste cotidiano. (6)

A insônia crônica pode ser causada por múltiplos fatores envolvendo questões de ordem emocional, aspectos genéticos e ambientais. Em pessoas com condições neurológicas, como Parkinson, Alzheimer, AVC e esclerose múltipla, as chances de desenvolver insônia é bem maior. (7)

A insônia aguda, por sua vez, pode ser causada por estresse, depressão, apreensão, distração na hora de dormir, gastrite, consumo de cafeína e álcool. De modo geral, esse tipo tem mais relação com ocasiões de conflitos emocionais agudos e transitórios. Quando o problema é resolvido, o sono melhora. Um exemplo é quando não conseguimos dormir na véspera de uma prova ou de uma entrevista de emprego. Quando passa, ficamos bem. (8)

Os riscos que a insônia pode trazer para saúde

Agora que você já conhece as vantagens de uma noite bem dormida, sabe o que é a insônia, suas classificações e os fatores que podem causar esse transtorno, chegou o momento de ficar ciente sobre quais os riscos que ela oferece para a nossa saúde.

Além de fazer com que a pessoa se sinta cansada, indisposta, abatida e irritada no dia seguinte, passar a noite em claro com frequência pode prejudicar a saúde física e mental. A insônia está diretamente associada ao aumento de doenças cardiovasculares, respiratórias (como a apneia do sono) e distúrbios psiquiátricos ligados à ansiedade e depressão. Além disso, a capacidade de raciocínio e concentração também ficam prejudicadas, reduzindo a produtividade. (7)

A insônia pode acarretar o aumento considerável do risco de morte por doenças do coração, crises depressivas, obesidade mórbida, hipertensão arterial, fadiga, diabetes e os males associados à ansiedade e estresse. Sem contar que os perigos também podem se manifestar na vida cotidiana, o que pode resultar em um acidente doméstico no trabalho e no trânsito. (7)

insônia

Como evitar a insônia? Conheça 6 recomendações simples.

  1. Estabeler uma rotina para o horário de dormir e despertar, até mesmo em finais de semana; (6)
  2. Evitar ingerir qualquer tipo de estimulantes depois das 18h, como café, álcool e refrigerantes; (9)
  3. Preparar um ambiente adequado para dormir, que seja escuro, sem ruídos e bastante confortável; (3)
  4. Praticar atividades físicas regularmente, pois elas ajudam a regular o ciclo circadiano;(9)
  5. Relaxar antes de ir para a cama, pode ser tomando um banho morno, fazendo meditação ou ouvindo uma música calma; (3)
  6. Se não conseguir dormir após 30 minutos deitado, a dica é levantar e se distrair com alguma atividade tranquila. Quando estiver mais cansado, voltar para a cama e tentar dormir. (8)

Existem diversas outras técnicas que podem ajudar a evitar a insônia. Caso o problema persista, sempre procure um profissional. Existem tratamentos específicos que podem ajudar. Nós desejamos que você tenha um sonho reVITALizador. Quem ama, se cuida!

Fontes:
  1. PFIZER. Conheça algumas dicas para acabar com a insônia. Disponível em: <https://www.pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias/dicas-para-acabar-com-insonia>. Acesso em 30 mai. 2022.
  2. PERES, Ana Cláudia. Dormir bem é fundamental para a saúde. FIOCRUZ, 2016. Disponível em: <https://portal.fiocruz.br/noticia/dormir-bem-e-fundamental-para-saude-alertam-especialistas>. Acesso em 30 mai. 2022.
  3. SILVA, Gomes Emanuelle; MONTALVÃO, Maura; FERREIRA, Synara T. de Oliveira. Compreendendo a insônia em época de pandemia. Disponível em: <https://www.sejus.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2021/01/compreendendo-a-insonia-em-epoca-de-pandemia.pdf>. Acesso em 30 mai. 2022.
  4. BRASIL. Ministério da Saúde. Dicas em Saúde. Distúrbios do sono. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/256_disturbios_sono.html#:~:text=Estes%20epis%C3%B3dios%20de%20ins%C3%B4nia%20podem,excita%C3%A7%C3%A3o%20associada%20a%20determinados%20eventos>. Acesso em 30 mai. 2022.
  5. EUROFARMA. Quais são as causas da insônia? 2019. Disponível em: <https://eurofarma.com.br/artigos/quais-sao-as-causas-da-insonia#:~:text=Depress%C3%A3o%2C%20ansiedade%2C%20estresses%2C%20mania,de%20%C3%A1lcool%20ou%20de%20cafe%C3%ADna>. Acesso em 30 mai. 2022.
  6. BRUNA, Maria Helena Varella. Insônia. Drauzio Varella. Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/insonia/>. Acesso em 30 mai. 2022.
  7. HOSPITAL SANTA MÔNICA. Riscos que a insônia crônica oferece à saúde. 2020. Disponível em: <https://hospitalsantamonica.com.br/riscos-que-a-insonia-cronica-oferece-a-saude/#:~:text=Assim%2C%20a%20ins%C3%B4nia%20%C3%A9%20caracterizada,%C3%A0%20ansiedade%20e%20ao%20estresse>. Acesso em 30 mai. 2022.
  8. ORLANDO, Patriocia. Oito maneiras de combater a insônia. Veja, 2014. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/saude/oito-maneiras-de-combater-a-insonia/>. Acesso em 30 mai. 2022.
  9. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Centro de Informação de Medicamentos. Distúrbio do sono e Medicamentos. 2019. Disponível em: <https://www.ufpb.br/cim/contents/menu/publicacoes/cimforma/disturbios-do-sono-e-medicamentos >. Acesso em 30 mai. 2022.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Medicina natural direto da sua cozinha

O uso de ingredientes naturais para tratar problemas de saúde está se tornando cada vez mais comum. A cada ano que passa, muitos ingredientes encontrados na nossa cozinha fornecem benefícios de saúde impressionantes. Além de seu uso culinário para fazer pratos deliciosos, esses ingredientes podem ajudar a lidar com uma série de problemas de saúde. Tratamentos caseiros podem poupar tempo e gastos com remédio, além de não causarem efeitos colaterais.

5 passos para deixar o açúcar

Você já pensou em comer um doce hoje ou, já comeu? Já tentou por várias vezes ficar sem um docinho mas não conseguiu? Então este texto está direcionado pra você, que ama açúcar mas não consegue deixar este vício!

Alimentação x envelhecimento, qual a relação?

Alimentação x envelhecimento, qual a relação entre eles?

“Coma bastante para ficar forte e saudável’’. Você, certamente, já ouviu essa máxima em algum momento da sua vida. Pois saiba que apesar de bem intencionada, essa “dica” não é assim tão verdadeira não.

O “New England Journal of Medicine”, a revista médica de maior circulação, publicou estudo recente que diz exatamente o contrário.