5 atitudes simples para acabar com o estresse

Share on facebook
Share on twitter
estresse

A rotina moderna muda constantemente, mas o que sempre permanece é o quanto estamos cada vez mais ocupados. Com isso, desencadeamos situações estressantes que fogem do nosso controle e acabam afetando a saúde física e mental. (1) Você anda estressado, ultimamente?

Muitos estudiosos consideram o estresse e a ansiedade os males característicos do século. Se você já teve algum quadro clínico associado a alguma dessas coisas, sabe o quão difícil é se livrar delas. (2)

Você anda estressado, ultimamente? Então confira como aliviar o estresse para viver uma vida mais tranquila!

O estresse está em todos os lugares

Quando vivenciamos situações de perigo ou ameaça, ocorre uma reação natural do organismo que chamamos de estresse. Esse mecanismo faz o nosso corpo produzir excesso de dois hormônios – adrenalina e o cortisol -, que nos coloca em estado de alerta ou alarme, provocando alterações físicas e emocionais. (3,4)

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a estimativa é que cerca de 90% da população mundial sofra com as consequências do estresse. O Brasil, segundo a pesquisa da Associação Internacional do Controle do Estresse (ISMA), é o segundo país mais estressado do mundo. (5)

No entanto, apesar de o estresse ser um estímulo natural do organismo, o que de fato define se ele é bom ou ruim é a forma como a pessoa reage à situação. Passar por um momento desgastante de vez em quando é normal, mas quando isso se torna parte da rotina, pode ocasionar diversos problemas para a saúde. (1,5)

O que motiva o estresse?

O estresse pode manifestar-se por diversas razões, como por efeito colateral de alguma doença grave ou quando está associado à vida cotidiana. (4) As circunstâncias são variadas, então listamos as principais causas do cansaço físico e mental:

  • Acidente traumático, morte ou situação de emergência; (4)
  • Desafios e pressão no ambiente de trabalho; (4)
  • Responsabilidades familiares; (4)
  • Insegurança causada por desemprego; (1)
  • Falecimento de entes queridos; (1)
  • Barulhos e ruídos ambientes que não cessam; (1)
  • Cobrança exagerada de si próprio; (1)
  • Brigas conjugais frequentes. (1)

estresse

Problemas que o estresse pode causar

Existem dois tipos de estresse: o crônico e o agudo. O estresse crônico afeta a maioria das pessoas, sendo constante no dia a dia, mas de uma forma mais suave. O estresse agudo é mais intenso e curto, e pode ser causado normalmente por situações traumáticas, mas passageiras. Tanto um quanto o outro podem ter efeitos sobre o corpo. (3,4)

Além de piorar os problemas de saúde já existentes, o estresse também aumenta a probabilidade de desenvolver doenças. Essa reação, quando ocorre de maneira contínua e em excesso, pode influenciar nos seguintes transtornos: (4)

  • Dificuldade para dormir;
  • Constipação;
  • Urticárias;
  • Ansiedade;
  • Pressão alta;
  • Síndrome do Intestino Irritado;
  • Dificuldade de engravidar;
  • Diabetes;
  • Maior risco de acessos de asma e artrite;
  • Falta de energia, concentração e irritabilidade.

5 maneiras de diminuir o estresse

Sabemos que não é uma tarefa fácil ficar calmo e relaxado diante da vida agitada. Porém, é importante encontrar formas de aliviar o estresse, já que a saúde depende disso. A seguir, confira algumas dicas práticas e eficientes para ajudar a diminuir o estresse:

1 – Medite

A meditação tem o poder de reduzir os níveis do cortisol, o hormônio do estresse. Ao respirar fundo e focar no momento presente, é possível perceber a real dimensão das ameaças modernas e aprender a acalmar o organismo. (6)

Quando uma pessoa medita, o sistema imune do corpo é reforçado e a comunicação entre as áreas cerebrais para lidar com situações adversas aumenta. Além disso, meditar pode trazer outros benefícios, como a redução de processos inflamatórios que também causam doenças. (6)

2 – Faça atividades físicas

Para relaxar o corpo e mente, nada melhor do que se movimentar através de atividades físicas! Práticas de yoga e pilates são as que mais auxiliam a colocar os pensamentos no lugar, controlam a respiração, e ajudam a resolver melhor os problemas da vida cotidiana, eliminando todo o estresse e ansiedade. (7)

Saia do sedentarismo hoje mesmo, com apenas 21 minutos de caminhada você já pode se sentir mais calmo, com foco e disposição! (2)

estresse

3 – Alimente-se corretamente

Como dissemos, o processo de estresse pode ocasionar diversas alterações no organismo. Um exemplo disso é a perda de muitas vitaminas e nutrientes. (3)

Priorizar uma dieta equilibrada pode melhorar a resposta do organismo ao estresse. No dia a dia, opte por alimentos saudáveis, como frutas, verduras, legumes e proteínas. Uma alimentação rica em nutrientes como vitaminas do complexo B, vitamina C, magnésio e manganês também é recomendada. (1,3)

4 – Durma bem

Aqui no blog, já falamos sobre a importância do sono para a nossa saúde. Dormir bem e suficientemente pode ser a solução de muitos problemas do dia a dia.

Inclusive, você sabia que o estresse e a ansiedade podem causar insônia e outros distúrbios do sono? Por isso, é importante começar a tomar medidas simples para melhorar o sono, como minimizar as distrações e tornar o ambiente ainda mais aconchegante. Dessa forma, você irá acordar muito mais disposto no dia seguinte! (5)

5 – Pare e se escute

Uma dica da OMS é que, durante os períodos de estresse, precisamos parar e prestar atenção em nossas próprias necessidades e sentimentos. (8)

Realizar atividades que são prazerosas e procurar relaxar é importante. Uma dica bônus, também, é parar e escutar o outro. Uma atitude solidária beneficia as duas partes envolvidas. (8)

Espalhe histórias positivas e fique cercado de pessoas que você ama, sem estresse e muito amor!

Agora que você já conhece 5 maneiras de diminuir o estresse para melhorar a sua qualidade de vida, o que acha de compartilhar essa publicação com aquele seu amigo ou familiar que está precisando relaxar? Com essa atitude simples, você pode ajudar outras pessoas a viverem mais felizes e tranquilas com a própria jornada. Isso é Vital!

Fontes:
  1. COMO diminuir o estresse: 5 dicas práticas e eficientes. Vida Saudável, 2021. Disponível em: <​​https://vidasaudavel.einstein.br/como-diminuir-o-estresse/>. Acesso em 27 set. 2022.
  2. ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA. 8 técnicas psicológicas para lidar com o stress e a ansiedade. 2014. Disponível em: <https://spdm.org.br/noticias/mais-noticias/8-tecnicas-psicologicas-para-lidar-com-stress-e-ansiedade/>. Acesso em 27 set. 2022.
  3. BRASIL. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. Estresse. 2012. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/253_estresse.html>. Acesso em 27 set. 2022.
  4. GOIÁS. Secretaria do Estado de Saúde. Estresse. 2019. Disponível em: <https://www.saude.go.gov.br/biblioteca/7598-estresse>. Acesso em 27 set. 2022.
  5. ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA. No Dia do Combate ao Etsresse, AME Psiquiatria dá dicas sobre como evitar o problema. 2020. Disponível em: <https://spdm.org.br/noticias/saude-e-bem-estar/no-dia-de-combate-ao-estresse-ame-psiquiatria-da-dicas-sobre-como-evitar-o-problema/>. Acesso em 27 set. 2022.
  6. QUER reduzir o stress? Medite. Super Interessante, 2017. Disponível em: <https://super.abril.com.br/saude/quer-reduzir-o-stress-medite/>. Acesso em 27 set. 2022.
  7. FERREIRA, Thi. Como reduzir o estresse. Veja Rio, 2020. Disponível em: <https://vejario.abril.com.br/coluna/thi-ferreira/como-reduzir-o-estresse/>. Acesso em 27 set. 2022.
  8. ALEGRETTI, Laís. Coronavírus: 6 dicas da OMS para controlar o estresse e a ansiedade. BBC News Brasil, 2020. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-51959967>. Acesso em 27 set. 2022.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Saiba se você está correndo o risco de ter síndrome metabólica

Você já ouviu falar de síndrome metabólica? Pelo nome, a maioria das pessoas pensa que se trata de um metabolismo lento ou descontrolado. Mas não.

A síndrome metabólica é bem mais complexa que isso e envolve não uma, mas uma combinação de três ou mais dos seguintes problemas de saúde: obesidade abdominal, açúcar elevado no sangue, níveis elevados de triglicerídeos, pressão arterial alta e colesterol HDL baixo (“bom”).

O impacto da arte na saúde

Fonte: mdemulher.abril.com.br O Conselho de Artes da Inglaterra lançou faz pouco tempo um documento enumerando as vantagens de incentivar atividades culturais para a sociedade como um

Mitos e verdades sobre a própolis

Ao longo dos anos, a própolis tem sido enaltecida como uma cura milagrosa para diversas enfermidades, desde um pequeno ferimento até problemas sérios de saúde.