12 nutrientes que ajudam na cicatrização e na recuperação plena da pele

Share on facebook
Share on twitter
cicatrização

Quem é mais desastrado, acaba se preocupando com as marquinhas que aquele machucado inconveniente pode causar na pele. Há muitos que enxergam as cicatrizes como uma recordação da própria história, mas também existem aqueles que se preocupam em como vai ficar o aspecto final da cicatriz, por distintos motivos.

O detalhe é que poucos param para pensar na alimentação como aliado na recuperação do tecido lesionado na pele. É por isso que, nesta publicação, listamos 12 nutrientes que podem ajudar nesse processo.

O que acontece depois da lesão?

O processo de cicatrização começa imediatamente após a ocorrência de uma lesão e envolve, de forma coordenada, uma cascata de eventos fisiológicos e bioquímicos com o objetivo de restaurar o dano tecidual. (1,2)

A cicatrização pode se dar de forma primária ou secundária. Na primária, a ferida tem bordas próximas e lisas, sem perda tecidual. Já a forma secundária é o tipo que apresenta afastamento entre as bordas do ferimento e dá pra notar uma abertura tecidual preenchida com tecido de granulação. (2)

Sendo assim, a reparação tecidual ocorre fundamentalmente em três fases: inflamatória, proliferativa e de maturação. (3)

  1. Fase inflamatória: essa fase pode durar de quatro a seis dias e se inicia logo após a lesão. Tem como finalidade diminuir a perda de sangue decorrente da lesão dos vasos. Nela, ocorre a reparação do tecido conjuntivo e do epité (2)
  2. Fase proliferativa: começa no terceiro dia após a lesão e dura por semanas. É a fase responsável pelo “fechamento” da ferida. Ela segue quatro etapas: epitelização, angiogênese, formação do tecido de granulação e deposição de colá (3)
  3. Fase de maturação: caracterizada por um aumento na resistência, acontece imediatamente após o fim da formação do tecido de granulação. Nela, ocorre a contração da lesão, que é responsável pela diminuição da quantidade como da espessura do ferimento. (3)

Agora que você já conhece as fases do processo de cicatrização, é hora de compreender como a nutrição pode influenciar nessas etapas descritas acima, retardando ou otimizando esse processo.

cicatrização

O papel da nutrição na recuperação plena da pele 

De antemão, já anunciamos que não dá para esperar uma boa cicatrização de feridas quando se vive em um quadro de deficiência nutricional, uma vez que o sistema imune sofre as consequências e diminui a qualidade e a produção do tecido de reparação. (3)

Quando a nutrição é prejudicada, ela pode interferir nas fases dos processos que acabamos de ver, diminuindo e limitando o trabalho dos compostos envolvidos na restauração dos tecidos, contribuindo para a piora do quadro. (3) Viu só como a alimentação está diretamente ligada a saúde da sua pele? Então, fica de olho nas informações a seguir.

Os nutrientes mais importantes para a fase inflamatória são as proteínas, aminoácidos e vitamina E. Quanto à fase de proliferação, os nutrientes mais levenates são a vitamina C, ferro, zinco, oxigênio, assim como as proteínas e aminoácidos. (3)

Estes dois últimos também são cruciais para a terceira e última etapa do processo de cicatrização, no qual chamamos de fase de maturação. Além deles, os carboidratos, lipídios, vitamina A, C e E, zinco e cobre são requisitados nesse momento. (3) 

cicatrização

Nutrientes e alimentos que ajudam na cicatrização da pele

Agora que você já sabe quais nutrientes são importantes em cada fase do processo de cicatrização da pele, montamos uma tabela para que saiba qual a função de cada um deles e em quais alimentos encontrá-los. Está imperdível!

NUTRIENTE FUNÇÃO ONDE ENCONTRAR
Proteínas Importante para o crescimento celular e reparação do tecido. (5) Carnes em geral, ovos, leguminosas, leite e derivados e suplementos. (5)
Carboidratos Fornecem energia para o processo de cicatrização das feridas. (5) Cereais, milho, trigo, massas, raízes e tubérculos. (5)
Arginina Aminoácido que melhora a função imune e estimula a cicatrização da ferida. (5) Fontes de proteínas (carne, peixes, frutos do mar, frango, etc) e suplementos. (5,6)
Glutamina Aminoácido envolvido no aumento da síntese e redução da degradação proteica. (1) Queijos, ovos, salmão, carne de vaca, milho, tofu, grão de bico, lentilha e suplementos. (7)
Vitamina A Ação antioxidante, estimula a produção de colágeno e ajuda na regeneração da pele. (5) Fígado, gema de ovo, óleos vegetais, cenoura, espinafre, manga e mamão. (5)
Vitamina C Efeito antioxidante, estimula novos tecidos da pele e a produção de colágeno. (5) Laranja, morango, kiwi, mamão papaia, goiaba e brócolis. (5)
Vitamina E Anti-inflamatório e reduz a formação de cicatrizes em feridas crônicas. (5) Gérmen de trigo, semente de girassol, óleo de canola e nozes. (5)
Zinco Auxilia na produção de novas células e colágeno. (4) Frutos do mar, carnes de frango, suína ou bovina, feijão, grãos e cereais integrais. (4)
Ferro Atua na síntese de colágeno e é essencial no processo de transporte de oxigênio. (2) Nozes, leguminosas, couve, brócolis, soja, peixes, gema de ovo, frango, carne bovina, carne de porco. (8)
Cobre Mineral necessário na síntese de colágeno e elastina, também elimina os radicais livres e fortalece a cicatriz. (1,2) Chocolate, tomate, banana, uva, frutas secas, batata e cogumelos. (9)
Selênio Protege a pele de inflamações e radiação ultravioleta. (4) Castanha-do-pará, semente de girassol, farelo de trigo. (5)
Ômega 3 Constitui as membranas celulares e é utilizado como fonte de energia, além de combater processos inflamatórios e estimular a produção de elastina. (1,10) Salmão e peixes, como atum e sardinha, além de sementes de linhaça, chia, nozes ou castanha-do-pará. (4)

Assim, concluímos que o aporte nutricional adequado é de extrema importância para o sucesso do processo de cicatrização. Vale lembrar que este é um conteúdo informativo e não substitui a recomendação de um profissional da saúde. Seja responsável e consciente nessa jornada de autocuidado! Quem ama se cuida!

Fontes:
  1. LOPES, Natália. Quais nutrientes são importantes para cicatrização. Nutritotal Pro, 2020. Disponível em: <https://nutritotal.com.br/pro/papel-da-nutricao-na-cicatrizacao/>. Acesso em 10 nov. 2022.
  2. CARVALHO, Katharina Barros de; GOMES, Nair Augusta de A. Almeida. A nutrição no processo de cicatrização: um estudo de revisão. Dispoonível em: <https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3379/1/Artigo%20TCC-%20Katharina.pdf>. Acesso em 10 nov. 2022.
  3. ARCENIO, Cíntia Medeiros. A relevância da nutrição no processo de cicatrização. 2014. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) – Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014, Disponível em: <http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/8142/1/PDF%20-%20Cíntia%20Medeiros%20Arcênio.pdf>. Acesso em 10 nov. 2022.
  4. SERRANO, Amanda. Alimentação correta influencia na saúde da pele. Estado de Minas, 2022. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/saude-e-bem-viver/2022/06/12/interna_bem_viver,1372126/alimentacao-correta-influencia-na-saude-da-pele.shtml>. Acesso em 10 nov. 2022.
  5. NESTLÉ HEALTH SCIENCE. Alimentos que ajudam na cicatrização de feridas. Disponível em: <https://www.nestlehealthscience.com.br/cuidados-com-a-saude/paciente-critico/alimentos-cicatrizacao>. Acesso em 10 nov. 2022.
  6. CORTER, Diana. Docente do curso de nutrição fala sobre a L-arginina ao Portal Viva Bem. Centro Universitário São Camilo. Disponível em: <https://saocamilo-sp.br/noticias/docente_do_curso_de_nutrio_fala_sobre_a_l_arginina_ao_portal_viva_bem>. Acesso em 10 nov. 2022.
  7. RENKE, Guilherme. Glutamina: benefícios para imunidade, emagrecimento e atividade física. Eu Atleta, 2020. Disponível em: <https://ge.globo.com/eu-atleta/saude/post/2020/03/26/glutamina-beneficios-para-imunidade-emagrecimento-e-atividade-fisica.ghtml>. Acesso em 10 nov. 2022.
  8. WENNA, Matheus. 15 alimentos ricos em ferro: confira lista e benefícios. Eu Atleta, 2020. Disponível em: <https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/15-alimentos-ricos-em-ferro-confira-lista-e-beneficios.ghtml>. Acesso em 10 nov. 2022.
  9. MALACARTE, Juliana. Zinco, cobre e magnésio: quais alimentos contêm eesses nutrientes. Revista Crescer, 2015. Disponível em: <https://revistacrescer.globo.com/amp/Os-primeiros-1000-dias-do-seu-filho/noticia/2015/10/zinco-cobre-e-magnesio-quais-alimentos-contem-esses-nutrientes.html>. Acesso em 10 nov. 2022.
  10. SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Conheça alguns alimentos que podem ajudar na saúde da sua pele, cabelos e unhas. Disponível em: <https://sbdrj.org.br/conheca-alguns-alimentos-que-podem-ajudar-na-saude-da-sua-pele-cabelos-e-unhas/>. Acesso em 10 nov. 2022.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM