As principais propriedades benéficas do óleo de sementes de girassol

Share on facebook
Share on twitter
oleo de girassol

Todos nós já nos encantamos por uma flor de girassol irradiando pelo caminho da vida. Embora a semente de girassol seja nativa da América do Norte, ela passeia pelo mundo todo, sendo altamente adaptável ao clima, temperatura e luz. (1) Além de embelezar as paisagens onde quer que esteja, o girassol – ou mais precisamente o óleo da semente dele – pode também trazer benefícios para a nossa saúde.

Você já deve saber que, desde os primórdios da humanidade, as plantas medicinais passaram a ser cada vez mais relevantes no tratamento de doenças. Nesse contexto, assim como a medicina integrativa, certos ativos fitoterápicos também ganharam força. Dito isso, vamos abordar neste texto as propriedades maravilhosas que o óleo de sementes de girassol pode proporcionar a todos nós. (2)

O poder do óleo de sementes de girassol

Um dos tipos de óleos vegetais que mais se destaca é o óleo proveniente das sementes de girassol, que apresenta como características físico-química a alta presença de ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados. (1) Se você tem dúvidas sobre esses termos que acabamos de citar, precisa conhecer os diferentes tipos de gorduras presentes nos alimentos.

Dentre os ácidos graxos presentes no óleo de sementes de girassol, encontram-se mais abundantes em sua composição o ácido linoléico e o ácido oléico, também conhecidos como ômega 6 e ômega 9, respectivamente. Como o nosso corpo não os produz naturalmente, são considerados nutrientes essenciais, além do fato de serem importantes para o desempenho de determinadas funções fisiológicas no organismo. (2,3)

O óleo de sementes de girassol é considerado um dos óleos de maior qualidade nutricional e organolépticos (características que podem ser sentidas pelos sentidos humanos) do mundo. (2)

Você viu que esse alimento já conta com nutrientes importantes como o ômega 6 e o ômega 9, mas também são encontrados em sua composição vitamina E, polifenóis, fitoesteróis, magnésio e cobre. (3,4) Mas, o que significa ter essas propriedades no currículo? Descubra no tópico a seguir. 

oleo de semente de girassol

Os benefícios do óleo de sementes de girassol para a saúde

Por ser fonte de vitamina E (tocoferol), o óleo de sementes de girassol exerce uma boa função antioxidante que minimiza a ação dos radicais livres. (2,5) Esse nutriente tem, ainda, uma função importante na prevenção de doenças do coração, além de proteger a pele da radiação ultravioleta, evitando o envelhecimento precoce. (3)

E não termina por aí: a vitamina E também ajuda a reduzir o câncer de pele, de cólon, bexiga e de próstata. Protege a membrana celular e os neurônios, como também ajuda no controle do colesterol e na prevenção de aterosclerose. Sem contar que essa vitamina é um bom anti-inflamatório! (3)

Os compostos químicos polifenóis contidos nas sementes de girassol também são potentes antioxidantes em razão do sequestro de radicais livres. Sua popularidade vem crescendo nos últimos anos por apresentar agentes preventivos contra inúmeras doenças degenerativas, além de proteger o tecido contra o estresse oxidativo. (colocar link do texto que será publicado) Esses polifenóis apresentam características anticarcinogênicas, antiaterogênicas, antitrombóticas, antimicrobianas, vasodilatadoras e analgésicas. (4)

Pela semente ser rica em fitoesteróis, pode reduzir os níveis sanguíneos de LDL e diminuir o risco de câncer, caso seja ingerida em quantidades suficientes. Quanto a ser fonte de selênio, os benefícios da ação antioxidante que inibem a proliferação de células cancerosas e induz à morte de células cancerígenas não ficam de fora. (3)

As sementes do girassol são fonte de fibras e auxiliam na prevenção da constipação intestinal e causa saciedade. Por isso, pode dar aquela forcinha no emagrecimento também, já que ajuda na redução do apetite. (3)

O mineral magnésio, que citamos como uma das substâncias que constituem o óleo vegetal, ajuda a manter os nervos relaxados, tendo efeito relevante na formação óssea também. Já o cobre é fundamental para proporcionar mais resistência e flexibilidade nos ossos e articulações. (3) 

Óleo de semente de girassol na cicatrização e tratamento de feridas

Esse benefício é tão interessante que separamos um tópico só pra ele. Estudos identificaram que o uso do óleo de girassol é eficiente no processo de reparação tecidual de feridas. Isso ocorre porque ele é constituído por ácidos graxos, como o ômega 6 e vitamina E, responsáveis pela relevante atividade cicatricial. (2)

Os ácidos graxos presentes na semente desempenham uma função importante na manutenção da barreira cutânea, como o controle da perda de água e manutenção do equilíbrio de reações bioquímicas. Já a vitamina E é capaz de preservar os ácidos graxos, além de minimizar as lesões de reperfusão, evitando danos ao redor dos tecidos e promovendo sua função antioxidante, anti-inflamatória e imunoestimulante. (2)

Suas indicações servem para todos os tipos de lesões nos diversos estágios do processo cicatricial. Os ácidos graxos essenciais presentes na semente do óleo de girassol podem atuar de maneira positiva no processo de cicatrização ao aumentar a permeabilidade da membrana celular, facilitar a entrada de fatores de crescimento, promover mitose e proliferação celular, entre outros. (6)

Como consumir o óleo de sementes de girassol?

Agora que você já conhece os benefícios que o óleo de sementes de girassol pode proporcionar para a sua saúde, saiba que ele pode ser utilizado no preparo de alimentos e adicionado em saladas, cozidos e conservas. (3)

Além de ser ingerido, claro, através de cápsulas como suplementação. Porém, há um detalhe que precisamos nos atentar: fique de olho no equilíbrio entre o ômega 6 presente na semente e o ômega 3. A desproporção entre eles pode ser prejudicial à saúde. Para garantir o melhor para o seu corpo, tenha uma alimentação bastante variada que inclua ambos. (7)

Outro ponto importante a ser ressaltado é a qualidade do óleo a ser ingerido. A pureza é imprescindível para garantir que as propriedades do girassol sejam mantidas e, dessa maneira, poder beneficiar a saúde. Altas temperaturas, reaproveitamento de matéria-prima ou adição de qualquer outro tipo de ingrediente no processo de extração do óleo, como acontece com óleos refinados, comprometem a qualidade do produto, afetando as propriedades terapêuticas e funcionais.

Chegamos ao fim do nosso conteúdo sobre as propriedades benéficas do óleo de Compartilhe com os seus amigos. Afinal, compartilhar saúde é Vital!

Fontes:
  1. ASSIS, Thamaine Dos Passos De et al.. Potencial efeito terapêutico do óleo de girassol na cicatrização cutânea: um estudo teórico. Anais do V CONAPESC… Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/73119>. Acesso em 09 nov. 2022.
  2. TORRES, Sabrina Bezerra. Óleo de girassol (Helianthus annus L.) como cicatrizante de feridas em idosos diabéticos. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 2, p. 2692-4703, Curitiba, 2021.
  3. SEMENTE de girassol é aliada na saúde cardiovascular. Exame, 2012. Disponível em: <https://exame.com/casual/semente-de-girassol-e-aliada-da-saude-cardiovascular/>. Acesso em 09 nov. 2022.
  4. TOPAN, José Fernando. Emulsões à base de óleo de girassol (Helianthus annus L.) com cristal líquido: avaliação das propriedades físico-químicas e atividade cosmética. 2012. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas – Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, 2012. Disponível em: <www.teses.usp.br/teses/disponiveis/60/60137/tde-21052012-104306/publico/Dissertacao_corrigida_completa_JoseTopan.pdf>. Acesso em 09 nov. 2022.
  5. CONHEÇA os benefícios do óleo de milho, de girassol e de canola. Claudia, 2015. Disponível em: <https://claudia.abril.com.br/beleza/conheca-os-beneficios-do-oleo-de-milho-de-girassol-e-de-canola/>. Acesso em 09 nov. 2022.
  6. BRASIL. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. Qual a indicação do uso do óleo de girassol e do óleo de canola no tratamento de feridas. 2008. Disponível em: <https://aps-repo.bvs.br/aps/qual-a-indicacao-de-uso-do-oleo-de-girassol-e-do-oleo-de-canola-no-tratamento-de-feridas/>. Acesso em 09 nov. 2022.
  7. MANARINI, Thaís. A verdade sobre os óleos. Veja Saúde, 2015. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/alimentacao/a-verdade-sobre-os-oleos/>. Acesso em 09 nov. 2022.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Vida sedentária, como evitar engordar

Fonte: anitricionista.blogs.sapo.pt Muitas vezes o nosso trabalho é muito sedentário mas com criatividade e boa vontade podemos mesmo assim ter uma vida saudável e cheia de