Alimentação Nutricional e Energética

Faça do seu alimento seu remédio e do seu remédio o alimento. ( Hipocrátes) Um adágio popular diz que o peixe morre pela boca. Hoje é possível dizer que o ser humano também fica doente e abrevia sua qualidade e tempo de vida, devido a crenças, pensamentos, sentimentos, comportamentos e também a alimentos que ingerem.
Share on facebook
Share on twitter

Faça do seu alimento seu remédio e do seu remédio o alimento. ( Hipocrátes)

Um adágio popular diz que o peixe morre pela boca. Hoje é possível dizer que o ser humano também fica doente e abrevia sua qualidade e tempo de vida, devido a crenças, pensamentos, sentimentos, comportamentos e também a alimentos que ingerem.

O corpo humano é constituído de matéria e energia. A matéria transforma-se em energia e a energia em matéria. Ao ingerir um alimento com baixa qualidade nutricional e deficiente em sais minerais, vitaminas e enzimas, sua incorporação, estruturação e utilização pelo corpo, resultará em material inferior para formação das células e  perda de energia.

Todos os alimentos ingeridos associados aos pensamentos e sentimentos vivenciados, interferem na produção e ativação de substâncias químicas, elétricas e eletromagnéticas capazes de promover a formação de fonte energética de ATP (trifosfato de adenosina) e de proteínas pelo DNA( ácido desoxirribonucleico).

Pode-se deduzir que a matéria prima fornecida pelos alimentos bioestáticos e biocídicos associados a pensamentos e sentimentos oriundos de emoções negativas, e destrutivas, produz energia, proteínas e células de baixa qualidade. O consumo de alimentos biogênicos e bioativos, associados a emoções proativas, proporciona a formação de energia, proteínas e células de primeira categoria.

 Na construção de uma casa o uso de material de segunda linha ou inferior, com o decorrer do tempo leva a perda material, de tempo de humor e energia, devido às infiltrações,  entupimentos, curtos circuitos, inundação, queda de paredes e desgastes precoces. O mesmo ocorre com alimentos antinutritivos, responsáveis por perda de energia, diminuição da vitalidade e com isto facilitar o aparecimento de enfermidades que pode culminar em dor e sofrimento.

O francês Edmond Bordeaux Szekely classificou os alimentos de acordo com a força vital e Conceição Trucon divulgou no Brasil.

1 -Biogênicos: geram e expandem a vida. Tem potencial nutricional qualitativo e elevado. Potencial nutritivo é infinito. Podem ser encontrados  nas sementes germinadas e os brotos de grãos, oleaginosas (gergelim, linhaça, girassol), ervas e hortaliças. As sementes contém vitaminas, sais minerais, antioxidantes, enzimas, proteínas, gorduras e carboidratos na dose ideal para o catabolismo e anabolismo humano. Podem ser equiparadas como as células tronco, capazes de prover as necessidades do organismo.

2 -Bioativos: ativam a vida. Poder nutricional quantitativo é elevado. Poder energético é infinito. Encontrados nas frutas, legumes, verduras, sementes e cereais integrais. São ricos em nutrientes, enzimas, vitaminas, sais minerais, fibras, água estruturada e antioxidantes responsáveis por mineralizar, vitalizar, ativar a vida e proporcionar saúde.

Os alimentos biogênicos e bioativos, são vivos e nutracêuticos: porque alcalinizam, fornecem energia, nutrem e curam. Devem ser de preferencia orgânicos, crus e frescos, para manterem sua vitalidade.

3- Bioestáticos: diminuem a vida. Apresenta potencial nutricional: pequeno ou ineficaz. Potencial energético é baixo. Incluem os alimentos com força vital reduzidos pelo tempo(armazenados), frio (refrigerados ou congelados) e pelo calor(cozidos). São os alimentos de origem animal, como carnes, leite e seus derivados e ovos. Estes alimentos perdem vitalidade e promovem estagnação energética.

4- Biocídicos: destroem a vida. São munidos de potencial nutricional nulo.   

Potencial energético é negativo. Estes alimentos destroem a força vital e mata as células através dos processos químicos ou físicos de refino, conservação ou preparo. São os alimentos de origem animal, o açúcar principalmente o refinado, os alimentos industrializados, refinados e aditivados(corantes, flavorizantes, acidulantes, conservantes),  as margarinas, os óleos refinados, as frituras, o sal refinado, chá preto, café, chocolate e bebidas alcoólicas.

Os alimentos bioestáticos e biocídicos desmineralizam e acidificam o organismo, favorece a formação de toxinas como placas de colesterol, mucos, cristais e tumores.

Baseado na classificação dos alimentos de Edmond Ezekely, você pode escolher como quer construir e remodelar seu templo sagrado que é o seu corpo. A partir de hoje você tem a opção de ao ingerir alimentos: de destruir e paralisar ou ativar e expandir a vida. Você decide!

 

Eduardo Carlos da Silva

Neurocirurgião e Coach

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Falta de vitamina D? Cuidado, isso pode afetar suas noites de sono

Depois de um dia agitado, tudo o que você quer é chegar em casa, tomar um banho, relaxar e dormir. Só que na hora de deitar o sono não vem. E agora? Você vira pra lá, pra cá, toma leite quente, lê um pouco e nada. Sabia que isso pode ser um sinal de que está faltando Vitamina D no seu corpo?

Antes de explicar o motivo, saiba um pouco mais sobre essa vitamina!

Você quer reduzir o risco de alergias alimentares no seu bebê?

O uso de ômega 3 é muito importante durante a gravidez!
Assim como o ácido fólico, que é importantíssimo pela sua capacidade de reduzir o risco do bebê nascer com espinha bífida e outros problemas no tubo neural, estudos recentes confirmam que os ácidos graxos ômega 3 podem…