Vitamina D é essencial no desenvolvimento das crianças

A vitamina D é essencial para a boa saúde e o desenvolvimento das crianças. Ela auxilia no fortalecimento dos ossos, na prevenção do raquitismo e tem inúmeros benefícios para um desenvolvimento saudável dos pequenos. Você sabe o quanto seu filho precisa de vitamina D?
Share on facebook
Share on twitter

A vitamina D é essencial para a boa saúde e o desenvolvimento das crianças. Ela auxilia no fortalecimento dos ossos, na prevenção do raquitismo e tem inúmeros benefícios para  um desenvolvimento saudável dos pequenos. Você sabe o quanto seu filho precisa de vitamina D?

Por que a vitamina D é importante

vitamina-d-essencial-para-criancasA vitamina D ajuda o corpo a absorver sais minerais como o cálcio e auxilia na formação de dentes e ossos fortes. Segundo o pesquisador Michael F. Holick, professor de medicina, fisiologia e biofísica na Faculdade de Medicina da Universidade de Boston, a deficiência de vitamina D pode não só causar raquitismo (doença que pode levar à deformidade óssea e fraturas) como também pode evitar que a criança atinja a altura geneticamente programada e o pico de massa óssea.

A vitamina D também funciona como um hormônio, com muitas outras funções no organismo da criança, incluindo a regulação do sistema imunológico, a produção de insulina e o crescimento celular.

Qual a quantidade de vitamina D necessária?

Crianças até 12 meses de idade têm necessidade de 400 unidades internacionais (UI), ou 10 microgramas (mcg) por dia. Crianças com mais de 1 um ano, é recomendável 600 UI ou 15 mcg por dia.

Quais são as melhores fontes de vitamina D

vitamina-d-solA vitamina D é chamada a “vitamina do sol” porque o corpo pode produzir quando a pele é exposta à luz solar. Mas o corpo do seu filho não é capaz de produzir vitamina D quando coberto com roupas ou protetor solar para bloquear os raios do sol. Outros obstáculos para a produção de vitamina D através da exposição solar incluem poluição atmosférica, nuvens, pele escura e localização geográfica.

Embora seja difícil estimar quanto tempo uma pessoa precisa ficar no sol para produzir a quantidade recomendada de vitamina D, alguns pesquisadores dizem que de 5 a 30 minutos, pelo menos duas vezes por semana já é o suficiente.

Mas especialistas alertam que a radiação ultravioleta do sol é a principal causa de câncer de pele, e é difícil de julgar se você pode obter quantidade suficiente de vitamina D do sol sem aumentar o potencial risco de um câncer de pele. Então, vale considerar a busca de outras maneiras de obter a vitamina D necessária – como a suplementação.

A Academia Americana de Pediatria recomenda que todos os bebês, crianças e adolescentes façam uso de suplementos de vitamina D de 400 IU por dia. As crianças que são muito pequenas para usar as vitaminas mastigáveis podem fazer o uso de suplementos líquidos.

Alguns dos melhores alimentos fontes de vitamina D:

30 gramas de salmão: 102 UI

170 gramas de iogurte fortificado: 80 UI

30 gramas de atum em conserva, escorrido e embalados em óleo: 66 IU

1/2 copo de suco de laranja, fortificado com 25% do valor diário de vitamina D: 50 UI

1/2 xícara de leite fortificado (integral, baixo teor de gordura ou desnatado): 49 IU

Uma fatia fortificada queijo americano: 40 UI

1/2 xícara de cereais fortificados: 19 IU

30 gramas de peixe cavala: 11,6 IU

A quantidade de vitamina D nos alimentos variam um pouco, dependendo da marca do produto. As crianças podem comer mais ou menos do que os valores indicados, dada a sua idade e apetite. As mães sabem o quanto é difícil fazê-los comer alimentos saudáveis, não é?

Cuide do seu bem mais precioso!

vitamina-d essencial para criançasUm pouquinho de sol, alimentação balanceada sempre que possível e uma boa suplementação com vitamina D, está garantido o bom desenvolvimento do seu filhote e a tranquilidade da mamãe e do papai!
Nós da Vital Âtman buscamos sempre o melhor para a saúde, do bebê ao vovô. Estamos preparando uma surpresa super Vital para vocês! Continuem acompanhando nosso blog e aguardem!!!

Referências

1 comentário em “Vitamina D é essencial no desenvolvimento das crianças”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Ômega 3 de algas: conheça seus benefícios

Quando se fala em ômega 3, qual é a primeira coisa que vem a sua cabeça?

Algumas pessoas pensam em linhaça e a maioria pensa em cápsulas, não é mesmo? Até aí tudo bem, pois ele pode ser consumido através de bons suplementos.

Algumas pessoas também sabem que esta substância está presente na natureza em peixes gordos de mares gelados como sardinha, atum, arenque, anchova e salmão selvagem.

O que pouca gente sabe, é que o ômega 3 pode ser consumido através das algas!

Gorduras: A boa, a ruim e a temível

Os blocos de construção básicos de uma boa dieta são: proteínas, carboidratos e gorduras. Enquanto muitas dietas da moda favorecem proteínas e hidratos de carbono,