DHA: essencial para o desenvolvimento do seu filho

Quais pais não gostam de ver seus filhos crescendo saudáveis e inteligentes? Desde que os bebês nascem, eles ficam atentos a todos os sinais de desenvolvimento e comemoram, com alegria, cada coisa nova que os pequenos aprendem, não é mesmo?
Share on facebook
Share on twitter

Quais pais não gostam de ver seus filhos crescendo saudáveis e inteligentes? Desde que os bebês nascem, eles ficam atentos a todos os sinais de desenvolvimento e comemoram, com alegria, cada coisa nova que os pequenos aprendem, não é mesmo?

Uma boa notícia para esses pais, é que o DHA (ácido docosaexaenoico), um ácido graxo ômega 3, pode trazer muitos benefícios para bebês e crianças como: desenvolvimento do cérebro (e da inteligência),  melhora da coordenação motora e da visão. A explicação dos pesquisadores, é que as gorduras representam 60% do cérebro e do sistema nervoso do corpo, e o DHA é o principal componente da estrutura do tecido cerebral.

Dessa forma, o DHA desempenha um papel importante no desenvolvimento do sistema nervoso central, psicomotor (como coordenação das mãos), na função visual e na transmissão dos sinais nervosos pelo corpo.

Estudos sugerem ainda que, este ácido graxo ômega 3 de cadeia longa, tem tanto impacto no cérebro em desenvolvimento, que poderia até determinar o quão bem as crianças poderão se sair mental e socialmente!

dha-essencial-para-o-desenvolvimento-do-seu-filho1Mas você deve estar se perguntando “como faço para meu filho obter esse nutriente”?  Recém-nascidos e bebês em fase de amamentação, podem receber este nutriente através da mãe pelo leite materno e até mesmo antes do nascimento, pela placenta.

Já para as crianças pequenas, até os 5 anos, você pode inserir no cardápio peixes gordos de mares gelados como salmão selvagem, arenque, atum, anchova, cavala e sardinha.  Isso vale também para as grávidas e lactantes que passam o DHA para seu bebê, conforme explicado acima.

Mas se nem a mamãe e nem as crianças gostarem de peixe na dieta, é possível conseguir o DHA em forma de suplementos que são uma fonte segura da substância e, além disso, são fáceis de consumir!  O ideal é dar preferência para aqueles com níveis mais altos de concentração e livre de metais pesados. Porém, se a dieta for vegetariana, há suplementos feitos com DHA de algas que fornecem altos níveis de DHA por porção.

dha-essencial-para-o-desenvolvimento-do-seu-filho3

E qual é a quantidade diária recomendada?

Para que o DHA proporcione os benefícios citados, as grávidas devem ingerir pelo menos 400 mg da substância diariamente. Já os bebês em fase de amamentação podem obter o DHA diretamente da mãe – mas apenas se ela estiver consumindo a dose diária recomendada desta substância!

Crianças de seis meses a dois anos, podem ingerir até 100 mg por dia e, entre dois a cinco anos, o ideal é a ingestão de 200 mg diárias. Nesse caso o nutriente pode ser consumido por elas em alimentos enriquecidos com DHA como iogurtes, cereais ou os peixes citados acima (nesse caso a dieta não deve conter mais do que quatro porções por semana).

Para finalizar, estudos em andamento estão relacionando níveis baixos de DHA em bebês e crianças a problemas de aprendizado e comportamento, dislexia e até Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade.

Resumindo: suplementar a alimentação de bebês e crianças com DHA traz inúmeros benefícios de aprendizagem e nas funções do sistema nervoso e motor. E mais: o consumo de peixes ricos neste nutriente ou de suplementos é um hábito saudável que pode trazer benefícios para a vida toda.

Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos que têm filhos e deixe-os saber da importância do DHA para os pequenos!

Compartilhar saúde é Vital 🙂

Referências:
http://www.parenting.com
http://www.lifesdha.com
http://www.pediatriconcall.com

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Mitos e verdades sobre a própolis

Ao longo dos anos, a própolis tem sido enaltecida como uma cura milagrosa para diversas enfermidades, desde um pequeno ferimento até problemas sérios de saúde.

Próstata: precisamos falar sobre ela!

Depois do “Outubro Rosa”, agora é a vez do “Novembro Azul”. A campanha chama a atenção dos homens para a importância da prevenção do câncer de próstata. Este tipo de câncer, que é o que mais comum nos homens, tem uma incidência maior após os 65 anos de idade, mas também pode aparecer em jovens, porém os casos são mais raros. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) a estimativa é que, no Brasil, apareçam 61.200 casos novos de câncer de próstata por ano.

Atividade física: remédio para o coração

Fonte: sintaseucoracao.com.br Pesquisas não param de apontar uma relação estreita entre a prática cotidiana de exercícios e a prevenção de males cardiovasculares. Mas quais são os