Nativa do sul da Europa e do oeste da Ásia, a borragem é uma planta herbácea e medicinal que pode trazer muitos benefícios à saúde, principalmente o seu óleo.
O óleo de borragem é uma substância natural que fornece altos níveis de ácido graxo chamado ácido gama-linolênico (GLA), um forte anti-inflamatório encontrado em certos óleos vegetais.
Enquanto o ácido gama-linolênico é derivado de extratos retirados das sementes de plantas como borragem (Borago officinalis) e prímula, não é encontrado em grandes quantidades na dieta humana. Portanto, a maioria das pessoas recorre aos suplementos para obter seus benefícios.
Este óleo está se tornando cada vez mais popular como um suplemento anti-inflamatório natural, porque tem uma das maiores quantidades de GLA de todos os óleos de sementes.
O GLA é um tipo de ácido graxo “essencial” ômega-6 que o corpo não consegue produzir sozinho, por isso devemos obtê-lo de fontes externas.
Nesse caso o ideal é procurar por bons suplementos que são fáceis de ingerir e de incorporar à rotina. O problema com os alimentos que contêm esse ácido graxo como nozes ou sementes, é que para obter os benefícios seria preciso ingerir uma quantidade muito grande deles, o que praticamente inviabiliza essa alternativa.
Quais os benefícios do óleo de borragem?
Devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o óleo de borragem contendo GLA pode ser útil para o tratamento de uma ampla variedade de doenças de curto e longo prazo, incluindo:
– Sintomas da TPM (incluindo dor ou sensibilidade mamária, ansiedade e erupções cutâneas);
– Perda óssea e osteoporose (especialmente quando combinado com suplementos para construção óssea, como óleos de peixe ômega 3);
– Problemas da pele, incluindo eczema ou dermatite;
– Sintomas da menopausa, incluindo ondas de calor e suores noturnos;
– Desequilíbrios hormonais, incluindo insuficiência adrenal;
– Fadiga em curso ou síndrome da fadiga crônica;
– Dor artrite reumatoide;
– Pode melhorar a produção de leite materno;
– Inflamação causando dor e inchaço;
– Prevenção de doença cardíaca e acidente vascular cerebral
Saiba mais sobre os benefícios do óleo de borragem
1 – Tem propriedades anti-inflamatórias
Como um tipo de ácido graxo poli-insaturado, o GLA encontrado no óleo de borragem é conhecido por ter um efeito positivo sobre a inflamação, a saúde geral e os mecanismos antienvelhecimento.
O ômega-6 desempenha um papel importante no combate à doença porque ajuda a controlar a liberação de moléculas responsáveis pelas respostas inflamatórias do organismo (sendo algumas prostaglandinas, leucotrienos e citocinas chamadas interleucinas).
O GLA está presente em quantidades muito pequenas em algumas plantas comestíveis como vegetais de folhas verdes e certas nozes, mas depois que os seres humanos são amamentados (a fonte mais significativa de GLA é o leite materno), muitos tomam doses muito baixas de GLA benéfico sua infância e na idade adulta. Como o óleo de borragem é uma das melhores fontes para obter mais GLA, ele ajuda a preencher essa deficiência.
Além de controlar as respostas imunes, o GLA tem efeitos positivos sobre a morte celular (apoptose) de células tóxicas. Uma vez que entra no corpo, o GLA é convertido em uma substância chamada ácido dihomo-γ-linolênico (DGLA). Ele atua como um precursor de prostaglandinas e compostos de leucotrienos que o sistema imunológico produz.
Acredita-se que o DGLA diminua a inflamação porque inibe a síntese de leucotrienos, que é parcialmente responsável pelo aumento de reações autoimunes e efeitos trombóticos.
Por este motivo, o óleo de borragem é utilizado pelo seu papel na redução dos sintomas de vários distúrbios inflamatórios e relacionados com a idade, incluindo artrite, eczema atópico e distúrbios respiratórios.
2 – Tem propriedades antioxidantes que podem ajudar a combater o câncer
Segundo estudos da Universidade de Córdoba (Espanha), o óleo de semente de borragem e o GLA possuem propriedades antimutagênicas e capacidade antioxidante que combatem o crescimento de células cancerígenas.
Em estudos de laboratório, tanto o GLA como o óleo de borragem exibiram atividades citotóxicas que encurtam significativamente o tempo de vida das células tóxicas enquanto prolongam a vida útil do hospedeiro saudável.
A suplementação de óleo de borragem é recomendada para proteger o DNA e tratar o câncer naturalmente devido à sua capacidade de reduzir o dano genético oxidativo subjacente que causa inflamação e desenvolvimento da doença.
3 – Pode reduzir os sintomas da artrite
De acordo com estudos publicados em WebMD, O GLA do óleo de borragem parece funcionar como um remédio natural para a dor da artrite reumatoide, especialmente quando usado em combinação com outros medicamentos convencionais para analgésicos ou anti-inflamatórios.
Há evidências de que algumas pessoas notam uma diminuição na dor nas articulações, inchaço e severidade da sensibilidade após seis semanas de tratamento com óleo de borragem regular.
4 – Ajuda no combate ao Eczema e Distúrbios da Pele
Um dos usos mais bem pesquisados para o óleo de borragem é o tratamento de doenças inflamatórias da pele, como o eczema. O GLA demonstrou corrigir deficiências nos lipídios da pele (óleos) que são causados por baixos níveis de atividade da delta-6-dessaturase.
Quando a pele não consegue produzir óleos protetores suficientes, o resultado é sistema imunológico desregulado, aumento da inflamação e respostas imunes específicas que resultam em problemas de pele, incluindo os típicos do eczema.
Como a pele humana não consegue sintetizar a GLA a partir dos precursores ácido linoleico ou ácido araquidônico, a suplementação com borragem rica em GLA ajuda a agir como um remédio natural de eczema para pessoas que já são muito pobres em ácidos graxos essenciais para a saúde da pele.
Essa foi a conclusão de estudos da Universidade de Berlim, Alemanha.
5- Ajuda no tratamento de infecções respiratórias
Pesquisadores descobriram que o óleo de borragem ajuda a melhorar a função dos pulmões, inclusive em pessoas com infecções respiratórias e distúrbios como a síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA).
Os suplementos de óleo de semente de borragem tomados em cápsulas podem ajudar a acelerar o tempo de cura associado à tosse, ao resfriado comum ou à gripe, reduzir o tempo gasto no hospital ou tomar medicamentos e interromper a inflamação que pode piorar os sintomas respiratórios.
6 – Crescimento e Desenvolvimento
Há evidências de que bebês e prematuros que receberam suplementação de óleo de borragem têm melhores taxas de crescimento e desenvolvimento.
A suplementação com ácidos graxos do óleo de borragem e suplementos ômega-3 pode melhorar o desenvolvimento do sistema nervoso central e reduzir os riscos associados a partos prematuros.
Estudos realizados publicados na “Food and Chemical Toxicology” mostraram que o GLA em óleo de borragem alimentado a ratos por 90 dias ajudou no crescimento.
7 – Pode ajudar a diminuir a acumulação de gordura e ganho de peso
Se você se esforça para perder peso, uma boa notícia: há evidências de que o GLA na forma de óleo de borragem causa menos acúmulo de gordura corporal em comparação com óleos vegetais refinados.
Isso porque o GLA resulta em mais acúmulo de gordura marrom, mas menos gordura branca. Isso é benéfico porque os cientistas agora acreditam que as pessoas magras tendem a ter mais gordura marrom do que as pessoas com sobrepeso ou obesas, e que a gordura marrom pode agir mais como músculo do que como a gordura branca.
Se você gostou desse conteúdo repasse-o para sua família e amigos, afinal compartilhar saúde é Vital!
Gostei mto, da descrição do borragem.
Mha mae (89), sempre diz pra eu procurar, pois estou com tendinite. *Grata* Irei consumir.