Os ciclos femininos são feitos de mudanças que vão da infância à terceira idade. Em todas as fases da vida, as mulheres passam por alterações hormonais que transformam seu organismo e muitas vezes causam alguns sintomas físicos e mentais desagradáveis, como dores de cabeça, nos seios, cólicas, irritação, dentre outros desconfortos. Quando todas essas mudanças são mais intensas, podem afetar o bem estar da mulher, comprometendo de alguma maneira sua qualidade de vida, humor e saúde.
Que mulher não conhece, ao menos minimamente, a famosa Tensão Pré Menstrual? Seus sintomas afetam mulheres em todo o mundo. Contudo, diversas pesquisas sugerem que os alimentos que consumimos e as substâncias específicas que eles incluem são um fator importante no controle da TPM e das dores nas mamas.
Tratamentos com ácido gama-linolênico (GLA), que é um ácido graxo essencial ômega 6 encontrado primariamente em óleos vegetais, mostraram melhoras nos sintomas da TPM, sendo que os resultados mais surpreendentes foram percebidos com o uso de suplementos alimentares feitos com o óleo de borragem, que é rico nesse tipo de ácido graxo.
O óleo de borragem é uma substância extraída da planta Borago officinalis, conhecida como Borragem, que é a fonte natural mais rica do ácido gama-linoleico ou GLA (Entre 17 e 25% da sua composição).
Depois de absorvido pelo corpo, o GLA é convertido em prostaglandinas e serve para a
judar a regular o sistema imunológico, combater inflamações, aliviar sintomas de doenças autoimunes, doenças de pele, além de minimizar a tensão pré-menstrual, cólicas e outras condições inflamatórias.
Como tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o óleo de borragem auxilia no tratamento de diversas condições de curto e longo prazo na mulher. Muitas mulheres que começaram a tomar o óleo de borragem disseram ter alívio dos sintomas da tensão pré-menstrual como a sensibilidade mamária, ansiedade, erupções cutâneas, estresse e cólicas. O óleo de borragem também se mostrou eficaz no tratamento da endometriose, dos sintomas da menopausa, incluindo os suores noturnos e até no aumento da produção do leite materno.
Ao utilizar o óleo de borragem, opte por produtos certificados para garantir que ele esteja livre de alcaloide pirrolizidínico, uma toxina cancerígena que ataca o fígado. É que essa planta produz alcaloide pirrolizidínico naturalmente e deve ser tratada antes do consumo. O tipo de extração mais segura é quando as sementes são prensadas a frio para extrair o óleo!
No caso das mulheres que estão na fase da menopausa, é interessante otimizar ainda mais os efeitos benéficos do consumo de óleo de borragem, associando o seu uso a doses de magnésio, vitamina D, e cálcio, isso irá ajudar a mulher a evitar o risco de osteoporose, que se torna maior nesta fase da vida.
- Magnésio – O magnésio é um potente antiarrítmico e vasodilatador, além de ajudar a segurar o cálcio nos ossos; ele é encontrado nos vegetais, porém, o solo brasileiro é pobre em magnésio, já que este é mais abundante em locais onde há vulcões. A suplementação é uma excelente opção para consumir este importante mineral, sendo que uma das formas mais utilizadas é através do Cloreto de Magnésio PA.
- Vitamina D – Já se sabe que na verdade a vitamina D é hormônio esteroidal, ela é liberada no corpo ao consumirmos determinados alimentos e é ativada quando tomamos sol. Você pode considerar tomar um suplemento de vitamina D, uma vez que você provavelmente não está tomando sol o suficiente e nem recebendo o suficiente de alimentos e bebidas, mas opte pela vitamina D3 que é de origem animal e é muito mais funcional para o organismo do que a vitamina D2 que é de origem vegetal.
- Cálcio – Muito se fala sobre a importância da suplementação com cálcio, mas saiba que ele não deve ser tomado sozinho pois pode calcificar artérias e prejudicar o rim. O cálcio deve ser ingerido junto com a Vitamina D3, que ajuda a absorver o cálcio, e junto com o magnésio, que serve para “segurar” o cálcio nos ossos.
Caso queira saber mais sobre importantes nutrientes para a sua saúde em geral, nós já listamos aqui no nosso blog – 5 suplementos que você deve considerar adicionar à sua rotina alimentar.
Alimente-se com sabedoria, se nutra com bons nutrientes e gorduras do bem e deixe a tensão e os sintomas chatos longe daqueles dias.
Gostou do post? Compartilhe com as mulheres de sua vida e aproveite mesmo o que é Vital para você!
2 comentários em “TPM e sintomas da menopausa: é possível evitá-los!”