Hoje você acordou determinado a ter um dia produtivo no trabalho. Tudo vai indo bem, até o momento em que inicia uma tarefa e não consegue, de maneira alguma, se concentrar nela. Você até coloca música clássica no fone ou pede silêncio absoluto, desativa as notificações do celular, mas não adianta. Parece que qualquer distração pode te afetar. E agora?
A boa notícia é que você não precisa buscar tratamentos caríssimos ou medicamentos de ponta para melhorar o foco, recuperar a concentração e reverter danos. A solução pode ser mais simples do que imagina. Inclusive, é possível encontrá-la dentro do prato, através de uma alimentação saudável e estratégica. (1)
Nesta publicação, vamos apresentar alguns alimentos que podem dar uma forcinha para não perder o foco e a concentração de vista. Continue a leitura!
Uma ajuda saborosa
Cada vez mais, a ciência comprova que o estilo de vida exerce um papel importantíssimo na melhora das funções cerebrais e na prevenção de doenças neurodegenerativas. Então, se uma alimentação saudável faz bem para o corpo, imagina para o cérebro! Ao fazer boas escolhas, integrando os alimentos certos a uma rotina positiva, os neurônios são nutridos, o que ajuda a preservar a memória e outras capacidades cognitivas. (2,3)
O nosso organismo trabalha em total sinergia. Se você leva um estilo de vida saudável, o seu corpo apresenta um bom funcionamento e vice-versa. Além disso, os alimentos e a mente possuem uma relação direta, devido a conexão entre um nervo que une o cérebro ao intestino. Isso significa que, quando o nosso intestino não vai bem, as chances de desenvolvermos sintomas cognitivos, como ansiedade e depressão, aumentam.(1)
Muitos especialistas chamam o intestino de segundo cérebro. A mucosa intestinal produz neurotransmissores cerebrais e é responsável pela absorção de vitaminas, minerais e demais nutrientes. Então, é importante manter sempre a microbiota e o intestino saudáveis, essenciais para o bom funcionamento cerebral. (1)
Nutrientes e seu papel otimizador
Para a melhora da performance do cérebro, certos nutrientes se destacam na função de modular mecanismos fisiológicos que regulam a concentração e memória. (4) Dá só uma olhada:
- Proteínas – elas participam das conexões das redes neuronais, agindo para a construção de novas sinapses, processo necessário para comunicação entre os neurônios. (4)
- Ácidos graxos ômega 6 e 3 – o ômega 6 pode influenciar na habilidade dos neurônios em utilizar a glicose, promovendo a concentraçã Já os baixos níveis de ômega 3, podem ser prejudiciais, pois podem afetar os sistemas que utilizam neurotransmissores no córtex frontal. (4)
- Vitaminas do complexo B – essas vitaminas estão associadas a produção de neurotransmissores responsáveis pela atenção e diminuição da excitabilidade. Outros nutrientes, como vitamina C e E, também são aliados. (4)
- Carboidratos – a falta de carboidratos está associada a pouca energia, fadiga, apatia, inquietação e falta de atenção, diminuindo o desempenho cognitivo. (4)
Acabamos de citar nutrientes que nos auxiliam a ter mais foco e concentração, mas também é importante ressaltar os vilões da atividade cerebral, entre eles: o excesso de gordura trans, aditivos, álcool e açúcar. Do contrário, aminoácidos como teanina, taurina e triptofano são aliados. (1,4,5)
No próximo tópico, confira quais os principais alimentos que podem ajudar no bom funcionamento cerebral.
5 alimentos que te ajudam a ter mais foco e concentração
1 – Frutas vermelhas
No time das frutas vermelhas, encontramos morango, amora, uva, mirtilo e por aí vai. Essas frutinhas são ricas em compostos de ação antioxidante e anti-inflamatória que protegem nosso cérebro contra danos do envelhecimento. A framboesa, por exemplo, é rica em vitamina C, magnésio, antocianinas e compostos fenólicos. (2,5)
2 – Cúrcuma
Um dos componentes da cúrcuma (linkar aqui o texto da cúrcuma, não linkamos pois ainda não foi postado) é a curcumina, um polifenol com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Com ele, o cérebro fica menos sujeito a processos degenerativos, como também auxilia no desenvolvimento de novos neurônios, além de poder ajudar a combater a depressão. (2)
3 – Abacate
O abacate é rico em vitaminas do complexo B, magnésio, selênio, luteína, colina e muitos outros compostos fundamentais para os nossos neurônios. Apresenta nutrientes que aperfeiçoam as conexões neurais da chamada “rede de atenção dorsal do cérebro”, o que garante uma melhoria geral na concentração e no aprendizado. (1,6)
4 – Peixes
Salmão, atum, sardinha, arenque e cavalinha são as principais recomendações para incluir na dieta. Os pescados são fontes de fósforo, um nutriente importante para o cérebro, como também ômega-3, que atua na conexão entre os neurônios, facilitando a fluidez da conversa entre as células, além de auxiliar na produção de neurotransmissores e ter ação anti-inflamatória, facilitando a regeneração das células cerebrais. (3)
5 – Nozes, castanhas e afins
São fontes riquíssimas de selênio. Evidências apontam que há uma forte relação entre a deficiência desse nutriente e o surgimento de problemas cognitivos durante o envelhecimento. Além disso, a vitamina E e as gorduras boas também estão presentes nas oleaginosas, exercendo função neuroprotetora e beneficiando as ondas cerebrais. Portanto, inclua castanha do pará, de caju, amêndoas e pistaches na dieta. (3)
Outros alimentos, como azeite de oliva, espinafre, brócolis, chá-verde, chocolate amargo, linhaça, tomate, ovo e quinoa também recebem destaque quando o assunto é ajudar a melhorar a produtividade do cérebro. (3,7)
Viu só como essa estratégia para alcançar maior foco e concentração pode ser bastante saborosa? Bora incluir essas delícias na rotina e otimizar o funcionamento do cérebro. Mas lembre-se de, antes, consultar um nutricionista para te orientar certinho com a dieta. Com isso, você vai poder conquistar todos os seus objetivos. Ter foco e concentração é Vital!
Fontes:
- SARAIVA, Maria Laura. 10 alimentos que prometem acabar com os problemas de concentração no trabalho. Forbes, 2021. Disponível em: <https://forbes.com.br/carreira/2021/04/10-alimentos-que-prometem-acabar-com-os-problemas-de-concentracao-no-trabalho/>. Acesso em 21 out. 2022.
- SOUZA, Tailise. Os sete alimentos que turbinam o cérebro. Veja Saúde, 2020. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/coluna/com-a-palavra/alimentos-turbinam-o-cerebro/>. Acesso em 21 out. 2022.
- PEREIRA, Regina Célia. Os 10 alimentos que melhoram a memória. Veja Saúde, 2018. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/alimentacao/os-10-alimentos-que-melhoram-a-memoria/>. Acesso em 21 out. 2022.
- UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Alimentação para melhorar a aprendizagem. Disponível em: <<https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/93/o/Alimentação_x_aprendizagem.pdf?1502190516>. Acesso em 21 out. 2022.
- NOGUEIRA, Evelyn. 9 alimentos que auxiliam na concentração e produtividade em casa. Casa & Jardim, 2022. Disponível em: <https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Bem-Estar/Saude/noticia/2022/07/9-alimentos-que-auxiliam-na-concentracao-e-produtividade-em-casa.html>. Acesso em 21 out. 2022.
- NOGUEIRA, Guilherme. 10 alimentos bons para o cérebro. A Gazeta, 2021. Disponível em: <https://www.agazeta.com.br/revista-ag/vida/10-alimentos-bons-para-o-cerebro-e-para-a-memoria-0521>. Acesso em 21 out. 2022.
- CARVALHO, Luciana. 10 alimentos ótimos para a memória. Exame, 2013. Disponível em: <https://exame.com/casual/10-alimentos-otimos-para-a-memoria/>. Acesso em 21 out. 2022.