Prevenção pode ser a resposta para o medo de doenças no futuro

Share on facebook
Share on twitter
prevenção

Você conhece aquela pessoa que tem a mania de procurar ajuda só quando a situação aperta? Pois é. Quando se trata de saúde, não podemos agir assim. Melhor do que se curar de uma doença é não dar chances para que ela se desenvolva, certo? Então, o primeiro passo para evitar os obstáculos do caminho é a prevenção.

Na publicação de hoje, você vai entender a importância da saúde preventiva para conquistar uma vida com mais qualidade e longevidade. Continue a leitura!

Quando foi a última vez que você cuidou da sua saúde?

Se você respondeu essa pergunta mencionando a última vez que foi ao médico, caiu na pegadinha. Saiba que cuidar da saúde vai muito além disso. Talvez, você até já tenha tido uma experiência e ainda nem caiu a ficha, como tirar um dia para cuidar de si ou evitar de frequentar ambientes onde não se sinta confortável. Coisas pequenas assim podem ser exemplos de cuidados com a sua própria saúde. (1)

Como você pode perceber, o conceito de saúde vai além da ausência de doenças. Na verdade, é um outro olhar que prioriza um estado de pleno equilíbrio, em que o ser humano apresenta bem-estar físico, mental e social. Para que isso de fato aconteça, é preciso não apenas confiar na medicina tradicional, que tem o papel de curar doenças já estabelecidas mas também se aproximar de outras áreas, como a medicina preventiva. (1)

Mas você sabe o que é medicina preventiva?

Criada no século XX, o conceito de medicina preventiva surgiu com o intuito de mudar a prática médica, que antes era focada somente no tratamento de patologias. Essa especialidade tem como objetivo prevenir doenças, retardar o desenvolvimento das que já se instalaram e minimizar futuras complicações nos pacientes. Trata-se de um trabalho multidisciplinar em que paciente e equipe médica compartilham a responsabilidade. (1,2,3)

prevenção

A saúde preventiva é aliada da qualidade de vida

Na prática, a saúde preventiva estabelece cuidados diários que ajudam na promoção do bem-estar. O paciente recebe orientações sobre temas essenciais para o bom funcionamento do seu organismo, que vão desde a higiene pessoal até comportamentos alimentares. Para cada característica que o paciente apresenta, há um procedimento e recomendações diferentes. (1,2)

Desse modo, o Ministério da Saúde indica que a saúde preventiva deve ser dividida em quatro etapas. (3) Veja a seguir como elas funcionam:

  1. Prevenção primária: é o primeiro contato que o paciente tem com a medicina preventiva. Nesse estágio, o foco principal é evitar a doença por meio de monitoramento dos fatores de risco e atuando na mudança de hábitos do indivíduo. Usar o protetor solar como uma forma de evitar câncer de pele é um exemplo de prevenção primá (2,3)
  2. Prevenção secundária: nessa etapa, o paciente leva suas queixas para o consultório. Então, o médico investiga a situação, analisa exames e dá o diagnóstico. Quanto mais cedo melhor. A partir daí, o objetivo é agir imediatamente para conter o avanço da doença, para impedir casos mais graves. (1,2)
  3. Prevenção terciária: depois de receber o diagnóstico, se inicia o tratamento. Nesse cenário, o objetivo é deixar o paciente ciente da sua condição e indicar meios para que suas funções não sejam comprometidas. O foco é promover uma recuperação mais leve, diminuindo o impacto negativo e possíveis complicações. Como exemplo, podemos citar as pessoas diabéticas, que precisam mudar alguns hábitos para controlar a patologia. (1,2,3)
  4. Prevenção quaternária: essa é uma etapa mais delicada, em que o paciente já realiza algum tipo de tratamento. São sugeridos métodos para minimizar ou evitar os efeitos colaterais de tratamentos ou intervenções médicas desnecessárias, como cirurgias. As opções propostas são menos invasivas, de modo a evitar potenciais danos que possam ser mais graves que a própria doenç (1,2,3)

Qual é a importância da saúde preventiva?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), cerca de 72% das pessoas com doenças crônicas – que poderiam ser evitadas – só descobriram a presença de uma patologia após o aparecimento de sintomas físicos. Por isso, agir preventivamente pode trazer inúmeros benefícios para a saúde. Confira alguns deles a seguir. (1,3)

Prevenir doenças

Ao realizar consultas e exames periódicos, o paciente evita o surgimento de doenças e tem mais facilidade para controlá-las, sem a necessidade de fazer uso de práticas invasivas, o que contribui para sua longevidade. (2)

Também é fundamental adotar uma rotina de cuidados, priorizando uma dieta nutritiva e equilibrada, sem se esquecer dos exercícios físicos. Todos esses fatores podem ajudar no fortalecimento da imunidade! (1)

prevenção

Diagnóstico precoce e efetividade de tratamento

Considerando a herança genética, podemos apresentar certos problemas de saúde. Por exemplo, se os seus pais têm diabetes, é preciso redobrar a atenção para evitar ou minimizar os efeitos da doença. Mesmo com os nossos esforços, elas podem surgir. A saúde preventiva é uma ferramenta de investigação e diagnóstico nesses casos, então, quanto mais cedo cuidar, mais chances de tratamento haverá. (1)

Alcançar melhor qualidade de vida

Quando você compreende o que realmente significa cuidar da saúde, consegue sentir a diferença na sua qualidade de vida. Afinal, quem não sonha em viver bem, com saúde e tranquilidade?

Se o seu organismo funciona direitinho, você tem energia para realizar as suas atividades cotidianas e se sente motivado para sempre cultivar bons hábitos. Sem contar que a expectativa de vida só aumenta. Por isso, preserve para poder desfrutar! (1)

Como melhorar a saúde preventiva

Primeiro, precisamos entender o que é rastreamento.

O rastreamento preventivo é uma técnica aplicada em pessoas sadias com o objetivo de identificar características ou riscos de desenvolvimento de uma doença. Ele pode ser feito a partir de diferentes métodos e exames e a cada fase da vida requer cuidados específicos, iniciados na infância e mantidos até a terceira idade. (2)

A saúde preventiva em crianças começa desde a formação do feto. As ultrassonografias obstétricas e morfológicas, pré-natal, teste do pezinho, exames de audição, são exemplos de rastreio preventivo. É importante ressaltar que o acompanhamento com o pediatra nos primeiros anos de vida de uma criança também é fundamental. (1)

Agora, na fase adulta, após os 35 anos, é recomendado ter vista grossa quando se trata de saúde preventiva e realizar exames preventivos anualmente. (1) Os mais comuns são:

  • Glicemia; (1)
  • Hemograma; (1)
  • Colesterol; (1)
  • Teste ergométrico; (1)
  • Papanicolau (para mulheres); (1)
  • Mamografia (para mulheres com faixa etária entre 50 e 69 anos, usualmente); (1)
  • Exame de próstata (para homens com mais de 50 anos). (1)

Viu só como a saúde preventiva é importante para que você possa alcançar maior qualidade de vida e aumentar a longevidade? Esqueça essa história de dar atenção à saúde só quando o alarme toca. Para viver bem, é preciso se cuidar a todo momento. Por isso, priorize uma alimentação saudável, durma bem, faça atividades físicas e esteja cercado de boas pessoas. Não há prova de amor maior para consigo mesmo! Quem ama se cuida.

Fontes: 
  1. UNIMED CAMPINAS. O que é saúde preventiva e qual é a sua importância. Entenda. Disponível em: <https://www.unimedcampinas.com.br/blog/viver-com-saude/o-que-e-saude-preventiva-e-qual-e-a-sua-importancia-entenda>. Acesso em 25 out. 2022.
  2. ORNELAS, Rafael Herrera. Medicina preventiva: o que é e por que é tão importante? Confira! Vida Saudável, 2021. Disponível em: <https://vidasaudavel.einstein.br/medicina-preventiva/>. Acesso em 25 out. 2022.
  3. PARA que serve a medicina preventiva? Estadão, 2020. Disponível em: <https://summitsaude.estadao.com.br/novos-medicos/para-que-serve-a-medicina-preventiva/>. Acesso em 25 out. 2022.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Neste frio proteja-se da gripe com alimentos naturais

É possível se proteger da gripe com alimentos naturais?
De repente os espirros começam a ficar mais frequentes. Depois vêm as dores no corpo, na cabeça e muita indisposição. Você já deve ter passado por isso não é mesmo? Estes são os principais sintomas de uma doença comum nas estações mais frias, a gripe. Saiba mais sobre esta doença, como se prevenir, os tratamentos e quais os alimentos naturais que podem aumentar sua imunidade!