Como cuidar da visão? Confira dicas para manter seus olhos saudáveis

Share on facebook
Share on twitter
visão

O nosso olhar é, de fato, uma das características mais intrigantes de cada um de nós. Ele se torna o assunto principal de poesias, composições musicais e obras visuais de artistas promissores. Afinal, é por meio do olhar que enxergamos as nuances do mundo em que vivemos e descobrimos coisas novas e apaixonantes. Não há dúvidas de que a visão é um dos principais sentidos humanos, mas ela não recebe a devida atenção. Quer ver só? Então responde aí, você está cuidando da sua saúde ocular?

Pesquisas indicam que 34% dos brasileiros nunca se consultaram com um médico oftalmologista. E tem mais: cerca de 74% dos pacientes só buscaram atendimento após se queixarem de algum problema na visão. O cenário se agrava quando nos damos conta de que a maioria das doenças relacionadas à visão são “silenciosas”. Talvez, ao ser diagnosticada, já possa ter comprometido toda a sua capacidade de enxergar. Por isso, a prevenção e conscientização devem ser ensinadas. (1)

Abra os olhos: descubra mitos e verdades sobre a saúde da visão

Na hora de se informar sobre a nossa saúde, é importante estarmos sempre atentos em quem confiar. Falar de saúde é coisa séria e, quando mencionamos a área sensível dos olhos, existem recomendações específicas, uma vez que ela está sujeita ao contato externo. Por isso, trouxemos alguns esclarecimentos sobre a saúde da visão. (2)

1 – Só quem tem problema para enxergar deve procurar o Oftalmologista?

A resposta é não.

Até porque, existem várias doenças que, quando não identificadas e tratadas logo no início, podem causar problemas na visão. Ao realizar exames com um especialista, é possível evitar o agravamento de doenças. Então, já marque uma consulta com o oftalmo mais próximo de você. Mesmo que esteja enxergando bem, é fundamental realizar uma avaliação completa. (2)

2 – Usar óculos de grau de outra pessoa faz mal?

Sim!

Cada óculos é feito especialmente para a pessoa que os usam. Vestir os óculos de uma outra pessoa pode causar tonturas, dores de cabeça, mal estar, além de não resolver o real problema da sua visão. Caso note a necessidade de usar óculos de grau, visite um médico especialista o quanto antes. (2)

3 – Usar colírio sempre faz bem?

Não.

O uso de colírios sem recomendação médica é bastante comum, porém, algo imprudente de se fazer. Até porque, assim como outros remédios que tomamos, o colírio é um tipo de medicamento e a aplicação inadequada ou sem necessidade pode causar problemas sérios nos olhos, como catarata e glaucoma. (2)

4 – Diabetes pode causar a cegueira e a pressão alta pode prejudicar a visão?

Sim e sim, positivo para as duas perguntas.

Em relação à diabetes, as altas taxas de glicose prejudicam a saúde dos olhos e podem provocar o deslocamento da retina, hemorragia, glaucoma e catarata. E, quanto à pressão alta, ela pode afetar os vasos sanguíneos que irrigam os olhos e causar hemorragias. Portanto, cuidar da saúde como um todo é muito importante. (2)

visão

Cuidados e hábitos essenciais para a saúde da visão

Agora que já esclarecemos algumas dúvidas corriqueiras sobre a saúde da visão, chegou a hora de anotar as dicas de como cuidar desses órgãos tão sensíveis que são os olhos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de distúrbio de visão e a maioria são casos de cegueira e deficiência visual. Entretanto, se fossem tratados com antecedência, poderiam ter sido evitados. Hoje, você vai conhecer alguns hábitos essenciais para prevenir esses problemas. (3)

1 – Evitar coçar os olhos

Apesar de ser um hábito instintivo, coçar a região dos olhos com frequência pode ser prejudicial. Essa é uma área com estrutura muito frágil e a pressão exercida pode provocar lesões e doenças mais graves. Sem contar que as mãos têm impurezas e podem levar bactérias para os olhos, causando problemas para a visão, como a conjuntivite bacteriana. (3)

2 – Dosar o nível de açúcar na rotina

Sabemos que o excesso de glicose no sangue é perigoso para a saúde no geral, sendo assim, o campo da visão não fica de fora. Pessoas portadoras de diabetes tipo 1 ou 2, como dissemos acima, são as que mais devem se manter em alerta, pois o alto consumo de açúcar pode levar a retinopatia diabética, provocando hemorragia interna e até mesmo uma cegueira irreversível. (3)

3 – Praticar atividades físicas

Você nunca perderá esse hábito de vista, já que ele é sempre recomendado por aqui. A inclusão de exercícios é fundamental para a saúde de todo o organismo. Indivíduos que estão acima do peso e possuem uma má alimentação impedem que as vitaminas que previnem os prejuízos celulares cheguem em quantidade suficiente aos olhos, causando danos à visão. Por isso, além de se manter em forma, é fundamental optar por alimentos mais saudáveis nas refeições. (3)

4 – Piscar mais os olhos

Quando piscamos os olhos, nossas córneas são lubrificadas, evitando, assim, o ressecamento e outros problemas que comprometem a visão, como a coceira e irritações mais sérias. Pisque mais e faça pausas repetidas quando estiver concentrado em um ponto fixo ou diante de um computador. Isso pode te ajudar a descansar a vista. Ah, e não se esqueça de higienizar os olhos pelo menos uma vez por dia, faz toda a diferença. (3)

visão

Ômega 3 e saúde ocular

Como vimos, uma alimentação saudável é um fator importante para manter a boa saúde dos olhos. Sabendo disso, não podemos deixar de falar sobre um dos principais aliados da visão: o ômega 3!

Você já sabe que o ômega 3 existe em 3 formas: ALA (ácido alfa-linolênico), EPA (ácido eicosapentanoico) e DHA (ácido docosa-hexaeconoico). Os ácidos DHA e EPA são muito importantes para o desenvolvimento visual e das funções da retina ocular. Os baixos níveis desses nutrientes pode causar a síndrome do olho seco, originando irritações e ressecamentos. (4)

O DHA é tão importante que, se não houver ingestão suficiente no organismo, a retina pode se degradar ao longo do tempo. Além disso, estudos indicam que o ômega 3 também pode exercer um efeito anti-inflamatório na retina, aliviando inflamações que caracterizam muitos distúrbios oculares. (4)

O DHA e EPA podem ser encontrados em abundância em peixes gordos, como o salmão, atum, alabote e cavala, como também através da suplementação, é claro.  Já o ALA é encontrado em alimentos vegetais, como nozes e sementes de linhaça, mas, para se tornar ativo, precisa ser convertido em DHA, e esse processo acontece no corpo mesmo. (4)

Se você chegou até aqui na leitura, entendeu como a saúde da visão é coisa séria. A visita regular ao oftalmologista, mesmo sem sintoma algum, é uma atitude que devemos tomar para cuidar da saúde dos olhos. Cuidar da saúde dos olhos é Vital! Que ama, se cuida!

Fontes:
  1. BAYER Brazil. Saúde ocular: você sabe como cuidar bem dos seus olhos? DIsponível em: <https://www.bayer.com.br/pt/blog/saude-ocular-voce-sabe-como-cuidar-bem-dos-seus-olhos>. Acesso em 07 abr. 2022.
  2. ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE OFTALMOLOGIA. Projeto Saúde dos Olhos – Confi em em quem sabe OLHAR no fundo dos seus OLHOS. Disponível em: <https://www.sociedadesco.org.br/Guia%20de%20Bolso%20Sa%C3%BAde%20dos%20olhos.pdf>. Acesso em 07 abr. 2022.
  3. SALLES & HENNING COMUNICAÇÃO INTEGRADA. Veja bem, v. 4, a. 2, 2014. Disponível em: <https://www.cbo.net.br/novo/publicacoes/vejabem_04.pdf>. Acesso em 07 abr. 2022.
  4. SYN, Mia. Ômega 3 para uma visão saudável. MEG-3, 2017. Disponível em: <https://www.meg-3.com/pt_BR/news/omega3s-for-healthy-vision.html>. Acesso em 07 abr. 2022.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

10 razões para você ter gengibre em casa

O gengibre é cheio de macro e micronutrientes, ácidos graxos e aminoácidos, dessa forma, é classificado como uma das especiarias mais saudáveis ​​do mundo.

Há inúmeros bons motivos para incluir o gengibre em nossa alimentação diária. Este poderoso alimento não só traz um aroma e sabor distintos aos nossos pratos como também traz muitos benefícios para a saúde.

10 alimentos fundamentais para as crianças comerem

As crianças precisam basicamente das mesmas vitaminas e minerais que os adultos, apenas as dosagens é que são diferentes. Mas, durante a fase de desenvolvimento e crescimento, alguns nutrientes são mais importantes do que outros.