A biotina ou vitamina B7 é um nutriente que ajuda a manter uma aparência jovem e atraente, uma vez que desempenha um papel importante na manutenção da saúde dos nossos cabelos, unhas e pele. Na verdade, a biotina, por vezes recebe o apelido de vitamina “H”, que deriva das palavras alemãs “Haar e Haut” que significam “cabelo e pele”. A biotina é comumente adicionada a produtos destinados aos cabelos e beleza da pele, embora acredite-se não ser bem absorvida através da pele, e que para um resultado realmente benéfico seja ideal a ingestão.
A biotina ou vitamina B7, é uma vitamina hidrossolúvel que representa uma parte do complexo de vitamina B – um grupo de nutrientes essenciais necessários para um metabolismo saudável, sistema nervoso, digestivo e funções cardiovasculares.
A biotina atua como uma coenzima no corpo, é necessária para o metabolismo de ácidos graxos, aminoácidos e glicose. Isto significa que quando ingerimos alimentos que são fontes de gorduras, proteínas e hidratos de carbono, a biotina (vitamina B7) deve estar presente, a fim de converter e usar esses macronutrientes de energia corporal, para realizar atividades físicas e funcionamento psicológico adequado.
Benefícios da biotina para a saúde
- Mantém cabelos, pele e unhas saudáveis
A vitamina B7 é necessária para manter a saúde da pele, cabelos e unhas – por isso, quando alguém está com deficiência desta vitamina, os sintomas podem se manifestar na forma de unhas quebradiças, cabelos fracos e opacos, ou dermatite, que resulta em pele seca e irritada. Você pode notar que a biotina é incluída em muitos cremes cosméticos para o rosto, máscaras de cabelo e outros produtos de beleza, mas a biotina é muito mais eficaz quando é ingerida em vez de aplicada topicamente.
De acordo com estudos, a ingestão de doses elevadas de biotina pode ajudar a tratar cabelos e unhas fracas. A biotina também pode ajudar a proteger a pele da acne, infecções fúngicas, erupções cutâneas, secura severa da pele e rachaduras.
- Assegura um metabolismo saudável
A biotina (vitamina B7) regula a expressão dos genes que são fundamentais na realização de funções do metabolismo.
A vitamina B7, juntamente com outras vitaminas do complexo B, é necessária para converter o alimento que você consome em energia útil, que mantém o metabolismo saudável. Ela faz isso de várias maneiras: converte carboidratos e fontes de açúcar em glicose; ela ajuda os aminoácidos de proteínas a realizar várias funções no corpo, e ativa ácidos graxos a partir de alimentos que contêm gorduras, como óleos ou gorduras animais.
A biotina também melhora o metabolismo e utilização de glicose, que é extremamente benéfico em nossa sociedade onde os casos de diabetes tipo 2 são tão comuns.
Sem a deficiência de vitamina B7, o metabolismo pode dar sinais de lentidão, como baixos níveis de energia, fadiga, ganho de peso, problemas digestivos, possível desenvolvimento de diabetes, alterações no apetite, mau humor, entre outros.
- Equilibra o açúcar no sangue
A biotina pode ajudar a melhorar a intolerância a glicose e a equilibrar o açúcar no sangue.
A vitamina B7, especialmente quando combinada com cromo, mostrou ajudar a baixar o açúcar no sangue em pessoas com diabetes. Isto é especialmente válido para aqueles que têm níveis de glicemia que não são bem controlados por medicamentos.
Isto acontece porque a vitamina B7 facilita a atividade da insulina, que é o hormônio essencial necessário para fazer com que o açúcar no sangue fique em equilíbrio.
- Protege a função cerebral
A biotina beneficia a saúde do sistema nervoso devido ao seu papel na sinalização da atividade neurotransmissora. As vitaminas do complexo B juntas, influenciam a função de defesa da memória, contra a disfunção cognitiva relacionada a idade, tais como doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer e demência.
Por causa de seu papel na síntese de hormônios que estão relacionados com a regulação do humor, vitaminas do complexo B, como a vitamina B7 ajudam a manter uma atitude positiva, aumentar a energia e a concentração.
- Ajuda a manter um sistema cardiovascular saudável
Vitaminas do complexo B (como vitamina B7), desempenham um papel importante na defesa contra doenças cardíacas, incluindo a inflamação, aterosclerose (ou acúmulo de placa nas artérias), ataques cardíacos e derrames.
A vitamina B7 em conjunto com o cromo, pode ajudar a melhorar os níveis de colesterol, com o aumento do “bom” colesterol (HDL), enquanto ajuda a reduzir colesterol “ruim” (LDL). Isto é válido também para as pessoas com diabetes, que são suscetíveis a doenças cardíacas.
- Dá suporte a tireoide e função adrenal
Vitaminas do complexo B, como biotina (vitamina B7) são necessárias para a atividade da tireoide e defesa contra a fadiga adrenal. A tireoide e glândula adrenal são glândulas “mestres” que são responsáveis por várias funções do corpo, incluindo a fome, o sono, a percepção da dor, humor e energia.
A deficiência de vitaminas do complexo B pode resultar em complicações na tireoide e suprarrenais – e assim, criar muitos sintomas negativos, tais como fadiga, ganho ou perda de peso, problemas para dormir, e muito mais.
- Necessária para construir e reparar tecidos e músculos
A vitamina B7 ajuda no crescimento e manutenção dos tecidos corporais, incluindo o auxílio na reparação e construção de músculos. Quando o tecido ou músculo é desigualado, vitaminas do complexo B, como vitamina B7 trabalham para retomar a força do músculo e tecido que leva ao crescimento.
Vitaminas do complexo B também ajudam a reduzir a inflamação que podem resultar em dores musculares ou articulares, e dificuldade para se mover.
A deficiência em vitamina B7 podem prejudicar o crescimento e resultar em desenvolvimento inadequado em fetos e bebês. Esta é uma das razões pela qual é importantíssimo obter biotina e todas as outras vitaminas do complexo B o suficiente durante a gravidez.
Adicionando biotina (vitamina B7) em sua dieta
A dose diária recomendada de biotina para adultos saudáveis é de 30 μg por dia, que se consegue ingerir através dos alimentos ricos em biotina como:
Alimentos |
Quantidade de biotina em 100 g | Energia em 100 g |
Amendoim |
101,4 μg | 577 calorias |
Avelã |
75 μg |
633 calorias |
Farelo de trigo |
44,4 μg |
310 calorias |
Amêndoa |
43,6 μg |
640 calorias |
Farelo de aveia |
35 μg |
246 calorias |
Noz picada |
18,3 μg |
705 calorias |
Ovo cozido |
16,5 μg | 157,5 calorias |
Castanha-de-caju | 13,7 μg |
556 calorias |
Em casos específicos, como para combater a queda de cabelo, auxiliar no crescimento ou melhorar a saúde da pele, é recomendada a ingestão de 200μg a 1000μg de biotina por dia, através de alimentos ricos e, principalmente , da ingestão diária de um suplemento de biotina, sob orientação de seu nutricionista.
Quer saber mais sobre crescimento saudável dos cabelos e saúde da pele? Acompanhe nossos próximos posts, vem novidade por aí…
gostei muito das informações, são enriquecedoras.
Oi Edvaldo, tudo bem?
Agradecemos seu comentário, nos motiva a sermos melhores 🙂
Um abraço e continue acompanhando nosso blog!
Gostaria de saber se pode dar a biotina p criança q está com queda de cabelo. Tipo 10,000 mcg ? E qual quantidade.?
Oi Maria, tudo bem?
Aconselhamos procurar um profissional da saúde (nutricionista ou médico pediatra) para avaliar as necessidades nutricionais da criança.
Um abraço!
Vit B7 e contra indicado p quem tem cirrose hepática e diabetes?
Oi Geisa, tudo bem?
Aconselhamos consultar seu médico ou nutricionista para uma avaliação detalhada e posologia ideal.
Um abraço,