Yoga: comece a praticar agora mesmo e sinta os benefícios!

Atualmente existem vários tipos de yoga. A prática evoluiu para se tornar uma das ferramentas de saúde complementares e alternativas mais utilizadas no mundo. Entre seus benefícios estão: diminuição do estresse e ansiedade, melhora do equilíbrio e da flexibilidade, melhora qualidade de sono e muitas outras. Mas antes de falarmos sobre os tipos de yoga e seus benefícios, vamos saber mais sobre o assunto!
Share on facebook
Share on twitter

Atualmente existem vários tipos de yoga. A prática evoluiu para se tornar uma das ferramentas de saúde complementares e alternativas mais utilizadas no mundo.

Entre seus benefícios estão: diminuição do estresse e ansiedade, melhora do equilíbrio e da flexibilidade, melhora qualidade de sono e muitas outras.

Mas antes de falarmos sobre os tipos de yoga e seus benefícios, vamos saber mais sobre o assunto!

Breve História do Yoga

A Yoga é uma das formas mais antigas de “exercício”.  Estima-se que as origens desta prática remontam há mais de 5.000 anos.

Ela evoluiu drasticamente ao longo deste período e hoje existem dezenas de estilos diferentes, cada um deles criados por uma ampla gama de pessoas e sistemas de crenças.

No começo, os professores e praticantes estavam bem focados nos benefícios mentais do yoga, até mais do que nos físicos.

Os primeiros praticantes de yoga tinham em comum vários objetivos, incluindo: conectar o corpo e a mente, incentivar a “atenção plena”, unir as pessoas com suas comunidades e colegas praticantes e também melhorar a saúde física até mesmo na velhice.

Atualmente o Ashtanga yoga é considerado por muitos como o método mais popular de yoga. Ele deriva das práticas clássicas de yoga originadas na Índia Antiga e foi trazida para o Ocidente primeiramente por um homem chamado Sri K. Pattabhi Jois, por volta de 1960.

A yoga em si não é uma prática religiosa e pode ser praticada separadamente ou em combinação com qualquer forma de espiritualidade.

O que é Yoga?

yoga-comece-a-praticar-agora-mesmo-e-sinta-os-beneficios

É uma prática de movimento meditativo, “mente-corpo”, que chegou à Europa, Estados Unidos e Ásia (principalmente a Índia) por volta de do século XIX.

A prática começou a ganhar popularidade até os anos 1960 e 1970 envolvendo tanto o movimento quanto a respiração controlada. Muitos dos benefícios do yoga são semelhantes aos do tai chi ou das artes marciais.

Dezenas de professores influentes ao longo da história moldaram a ioga. Muitos, na verdade, criaram suas próprias escolas exclusivas de yoga e iniciaram linhagens que continuam a atrair milhões de seguidores dedicados.

As raízes da yoga remontam à antiga Índia, embora a prática em si não seja de natureza religiosa.

Hoje, as escolas mais populares de yoga incluem Vinyasa, Ashtanga, Bikram (também conhecido como yoga quente) e Iyengar.

Todos esses tipos de yoga derivam de uma forma de yoga chamada Hatha. Cada um tem seu próprio conjunto de princípios básicos, estilos de ensino, metodologias e benefícios físicos exclusivos.

Em comparação com outras formas populares de “exercício”, a yoga é mais holística por combinar movimentos físicos com técnicas de respiração controlada.

Na yoga, as posturas são conhecidas como asanas. A regulação da respiração é referida como pranayama. Juntas, elas se unem com foco na meditação e aspectos de relaxamento.

É exatamente por isso que os devotos da yoga relatam benefícios incluindo melhorias nas condições físicas musculoesqueléticas e na saúde mental.

Saiba mais sobre os benefícios da yoga

1 – Reduz a ansiedade e o estresse

yoga-comece-a-praticar-agora-mesmo-e-sinta-os-beneficios-1

A prática regular de yoga (especialmente quando combinada com outros controladores do estresse) pode ajudar a combater muitos efeitos físicos de estresse e ansiedade. Isso se deve aos benefícios da yoga que afetam o sistema nervoso central e o sistema imunológico.

Uma pesquisa conduzida pelo Instituto de Pesquisa de Medicina Comportamental da “Ohio State University” descobriu que a yoga minimiza as respostas inflamatórias a eventos estressantes.

Isso, por sua vez, reduz a carga de saúde que o estresse causa a uma pessoa. Depois de comparar 25 novatos em yoga com 25 especialistas em yoga, os pesquisadores descobriram que sessões regulares de yoga:

– Impulsionaram o controle dos participantes sobre respostas inflamatórias ou endócrinas;

– Apresentaram níveis séricos baixos de interleucina (IL) -6;

– Apresentaram níveis reduzidos de proteína C reativa (PCR);

– Tiveram diminuição da estimulação de lipopolissacarídeos em resposta a eventos estressantes.

A yoga nos faz perceber as maneiras pelas quais mantemos o estresse em nossos corpos: apertando os dentes e a mandíbula (que pode levar ao bruxismo), tensão nos ombros e pescoço e enrijecimento da barriga e parte inferior das costas, por exemplo.

A pesquisa sugere que os benefícios da yoga também incluem a redução dos sintomas de ansiedade. Isso significa que a prática pode realmente ajudar a aliviar os efeitos colaterais da ansiedade, como um coração acelerado, pressão alta e problemas para dormir.

2 – Melhora a qualidade do sono

Estudos da Universidade de Harvard (EUA), mostraram que 4 a 8 semanas de yoga resultam em um efeito positivo no sono, tempo total de sono, tempo total de vigília, latência no início do sono e tempo de despertar após o início do sono em pacientes com distúrbios do sono, incluindo insônia.

Para muitos adultos, o sono insuficiente é resultado de altos níveis de estresse, desequilíbrios hormonais ou dor.

Dedicar um tempo para controlar o estresse no corpo é fundamental para tomar medidas que impeçam a resposta ao estresse de “lutar ou fugir”. Isso tem efeitos positivos na qualidade do sono.

Como a yoga ajuda a ativar o sistema nervoso parassimpático (SNP) e diminui a atividade do sistema nervoso simpático (SNS), ela pode diminuir os distúrbios do sono e ajudar a tratar os sintomas da insônia.

3 – Melhora a flexibilidade e a amplitude de movimento

yoga-comece-a-praticar-agora-mesmo-e-sinta-os-beneficios-2

Um estudo publicado no “International Journal of Yoga” mostrou que a prática regular pode aumentar a flexibilidade, o equilíbrio e até mesmo o desempenho em atletas.

Após 10 semanas de prática de yoga, as medidas de flexibilidade e equilíbrio melhoraram nos seguintes testes: alcance, flexibilidade do ombro, e ângulos das articulações.

4 – Ajuda a melhorar o equilíbrio e prevenir quedas

Manter o equilíbrio é importantíssimo para evitar as quedas em idosos. A yoga pode ajudá-los a melhorar o equilíbrio.

Uma análise publicada no “Journal of Alternative and Complementary Medicine” descobriu que cerca de 75% dos 15 estudos revisados detectaram resultados positivos em relação à yoga, relacionados ao equilíbrio.

Os benefícios foram particularmente bons entre os adultos mais velhos praticantes de yoga.

5 – Reduz a fadiga e a falta de concentração

yoga-comece-a-praticar-agora-mesmo-e-sinta-os-beneficios-3

A fadiga causada pela má qualidade de sono, juntamente com a dificuldade de concentração durante a tarde, são sinais normais de que o seu “relógio interno” (ritmo circadiano) está funcionando sem problemas.

Embora seja completamente natural sentir uma queda de energia após uma longa noite, ou para algumas pessoas no final da tarde, o cansaço inexplicável e a falta de concentração em outros momentos podem causar problemas no trabalho e em outros lugares.

A yoga é frequentemente considerada uma forma eficaz de aumentar a clareza, foco e energia. Estas são três qualidades são muito importantes para o desempenho físico e mental.

O alongamento, mesmo por curtos períodos de apenas 1 a 2 minutos, pode produzir efeitos enormes nos níveis de energia, especialmente para pessoas que passam muitas horas por dia sentadas em mesas ou olhando para a tela do computador.

6 – Pode ajudar a reduzir a dor e melhorar a qualidade de vida

Estudos do “Group Health Research Institute” mostram que certas posições de yoga podem ajudar a diminuir a dor lombar, dor de garganta e enxaqueca.

Além disso, os benefícios da yoga também incluem a melhora da capacidade de andar e se mover, controlar os sintomas da artrite e aliviar o desconforto digestivo.

Um centro nacional de estudos financiados pela Saúde Complementar e Integrativa, que investigou os tratamentos para a dor lombar crônica, descobriu que os participantes de yoga tinham menos incapacidades, dor e depressão após seis meses da prática regular.

7 – Pode ajudar na perda de peso e crescimento dos músculos

yoga-comece-a-praticar-agora-mesmo-e-sinta-os-beneficios-4

Certos estilos de yoga podem ajudar a promover a perda de peso (ou a manutenção de um peso saudável), reduzir a inflamação, equilibrar hormônios, controlar o apetite, aumentar a massa muscular e beneficiar o metabolismo.

Embora certas aulas de yoga podem fazer o corpo suar, queimar muitas calorias e tonificar os músculos, os benefícios reais da yoga quando se trata de perda de peso podem ser explicados por seus efeitos sobre o estresse.

Agora que você conhece um pouco mais sobre os benefícios da yoga, que tal fazer uma aula experimental em sua cidade? E se você gostou deste conteúdo, compartilhe-os com seus amigos, afinal compartilhar saúde é Vital!

Referências
ncbi.nlm.nih.gov
nih.gov/news-events
draxe.com

 

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Já pensou em ser doador de sangue?

Alguma vez você já doou sangue? Já é doador de sangue ou pelo menos pensou no assunto? É um gesto simples que pode salvar muitas vidas.

Aproveitamos a oportunidade para falar sobre isso, pois todos os anos, no dia 14 de junho, países de todo o mundo comemoram o “Dia Mundial do Doador de Sangue”.

Pequenos hábitos: comece já e “turbine” sua saúde

Já estamos no segundo mês do ano. E como andam suas resoluções de ano novo? Está conseguindo cumprir suas metas?

Esperamos que sim, mas, independentemente das respostas, veja se você consegue inserir alguns hábitos no seu dia a dia.

Diferente das resoluções, que costumam ser tarefas difíceis de completar, sugerimos coisas fáceis de fazer, mas que podem te ajudar a melhorar muito sua qualidade de vida.

Veja: