Manjericão: conheça os benefícios para a saúde

Share on facebook
Share on twitter
manjericão

O consumo de alimentos funcionais vem aumentando nas últimas décadas. A busca por um estilo de vida mais saudável, aliado à preocupação individual da saúde, faz com que plantas medicinais, como o manjericão, ocupem uma função especial nas receitas. Podendo ser considerado um condimento ou especiaria, o manjericão é frequentemente utilizado para tratamento, prevenção e controle de doenças crônicas, além de ser um excelente tempero e aromatizador para as refeições, tornando os alimentos mais atraentes ao paladar. (1) Neste texto, você vai descobrir quais os benefícios do manjericão e como utilizá-lo no seu dia a dia.

Um dos 100 alimentos mais nutritivos do mundo

Estudos apontam que o manjericão (Ocimum basilicum L.) origina-se do continente asiático, proveniente da índia, mas se tornou um ícone da culinária mediterrânea, chegando ao Brasil com a imigração italiana. (2,3) Ao proporcionar um sabor levemente picante e doce, ele é comumente utilizado em massas e pizzas, além de outras combinações que você descobrirá nos próximos tópicos. (3)

Quando falamos de sua composição, estamos incluindo uma série de benefícios nutricionais que concebe ao manjericão o título de alimento funcional, considerado uma planta medicinal desde as antigas civilizações. (1) Constituído por óleos essenciais (eugenol, estragol, linalol, lineol, alcanfor, cineol, pineno e timol), taninos, saponinas, flavonóides, ácido cafeíco e esculosídeo, o manjericão também conta com vitaminas A, C, B1, B2, B3, K, (3) (4) e minerais como o cálcio, fósforo e ferro. (2,3)

Achou que acabou por aí? Não, ainda tem mais: quanto mais se estuda, mais se descobre novos aspectos da planta, como a grande concentração de luteína, betacaroteno, croptoxantina e xanthins. (4) Ah, e as substâncias apigenina e ácido ursólico também estão presentes, viu? (1) São tantos nutrientes, que ele é até considerado um dos 100 alimentos mais nutritivos do mundo, ocupando o 26º lugar. (5) 

manjericão

Como o manjericão age no organismo?

Ao manjericão atribui-se notável importância no combate aos radicais livres, revelando sua ação antioxidante, derivado da composição rica em fenólicos. Estudos apontam que, além de exercer atividade antibacteriana, anti-inflamatória, antiulcerosa e antidiarreica, essa planta medicinal também pode estimular o sistema nervoso, reduzir os índices de açúcar, colesterol e triglicérides no organismo, e, inclusive, apresentar um potencial quimioprotetivo. (4,6) Acredita-se que o manjericão reúna propriedades antifúngicas e desintoxicantes, sem contar o êxito que demonstra na prevenção de doenças cardiovasculares. (1,5,7)

Além do que citamos, o manjericão pode te ajudar no tratamento das seguintes situações:

  • Melhora de sintomas do estresse e cansaço, como dores de cabeça, tensão muscular, falta de concentração e memória; (7)
  • Alívio dos sinais de gripes e resfriados, como tosse, febre, secreções e dores de garganta; (4,7)
  • Na construção de massa óssea e manutenção da saúde da pele; (4)
  • Auxílio para o reestabelecimento do corpo mediante infecções; (4) 

manjericão

Como consumir? 

Por ser rico em óleos essenciais, o manjericão pode ser utilizado seco e fresco, assim, seus benefícios serão ainda mais potencializados. É o par perfeito do tomate, mas também vai bem com cebola, orégano, alho e azeite. (3) Incluso em diferentes cozinhas, essa erva com poderes medicinais pode ser aplicada em diversas receitas, como:

  • Molhos e patês; (4,6)
  • Chás e sucos; (4,7)
  • Pães e massas; (3,4)
  • Queijos vegetais; (4)
  • Ovos, sopas e carnes suaves. (3)

Percebe-se que o consumo do manjericão na dieta agrega valor nutricional aos alimentos a ele associados. O uso de plantas medicinais como alimentos funcionais para tratamento se consolida como uma prática cada vez mais difundida, no entanto, é sempre importante consultar um profissional para introdução de qualquer substância nas refeições diárias.

Fontes: 
  1. MILITÃO, Fabíola de Lima; FURLAN, Marcos Roberto. Alimento funcional através do uso de Ocimum basilicum L. (manjericão) como aromatizante e tempero. Centro de Póes Graduação, Faculdade Oswaldo Cruz. Disponível em: <https://oswaldocruz.br/revista_academica/content/pdf/Fabiola_de_Lima_Milita%CC%83o.pdf>. Acesso em 04 jun. 2021.
  2. GOVERNO FEDERAL. Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Embrapa. Manjericão (Ocimum basilicum L.). Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/100713/1/folder-manjericao.pdf>. Acesso em 04 jun. 2021.
  3. BIZ, Manuela. O que você precisa saber sobre o menjericão e seus benefícios. Veja Saúde, 2017. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/alimentacao/o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-manjericao-e-seus-beneficios/>. Acesso em 04 jun. 2021.
  4. MANJERICÃO é rico em benefícios para o organismo. Folha de S. Paulo, 2013. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/2013/11/1372061-manjericao-e-rico-em-beneficios-para-o-organismo.shtml>. Acesso em 04 jun. 2021.
  5. SAIBA quais são os 100 alimentos mais nutritivos do mundo. BBC News Brasil, 2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-43311266>. Acesso em 04 jun. 2021.
  6. FREITAS, Ana. Além do tempero: como as ervas ajudam na saúde. Galileu, 2014. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Life-Hacks/noticia/2014/05/como-temperos-ajudam-na-saude.html>. Acesso em 04 jun. 2021.
  7. GONÇALVES, Fabiana. 6 tipos de chás e seus benefícios. Unimed – Federação Rio Grande do Norte, 2019. Disponível em: <https://www.unimed.coop.br/web/riograndedonorte/viver-bem/alimentacao/6-tipos-de-cha-e-seus-beneficios>. Acesso em 04 jun. 2021.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Óleo de amêndoas, sua pele sempre jovem e você saudável

Você já deve ter ouvido falar no óleo de amêndoas, certo? Ele é sempre lembrado quando se fala em tratamentos de beleza para a pele e cabelos. Mas além disso, este óleo tem uma série de propriedades que podem fazer bem à saúde do corpo. Isso porque ele é uma substância rica em vitamina E, ácidos graxos monoinsaturados, proteínas, potássio e zinco, além de uma série de outros minerais e vitaminas.

Óleo de semente de abóbora, por que incluí-lo na sua alimentação?

Se você chegou neste post, provavelmente já ouviu falar sobre o óleo de semente de abóbora, não é mesmo?

Agora, talvez você não saiba da quantidade de benefícios que ele pode trazer para sua saúde quando incluído na sua alimentação!

As sementes de abóbora são populares há séculos. Por volta do ano 1300 os nativos americanos já conheciam seus benefícios alimentares e medicinais. Depois dos astecas e de outros povos da América do Sul, estas sementes começaram a ser consumidas pela Europa e se tornaram parte integrante da dieta de muitas áreas da Europa Oriental e do Mediterrâneo (principalmente a Grécia).

Hoje em dia, o uso do óleo da semente de abóbora prensado a frio está se popularizando por conter inúmeros benefícios para a saúde, tanto de homens quanto de mulheres, vamos conferir quais são eles?