7 atitudes para reduzir o desperdício de alimentos

Share on facebook
Share on twitter
desperdicio de alimento

O desperdício de alimentos no mundo equivale a 321 mil estádios do Maracanã lotados de comida. Isso corresponde a cerca de 900 milhões de toneladas de resíduos alimentares produzidos por ano, de acordo com os dados da Organização das Nações Unidas (ONU). (1)

Enquanto milhões de toneladas de comida são desperdiçadas, milhões de pessoas vivem níveis preocupantes de insegurança alimentar. Só no Brasil, a fome atingiu 33 milhões de brasileiros em 2022. (1)

Dentro desse cenário alarmante, o comprometimento com a redução do desperdício de alimentos deve ser um desafio abraçado por todos: produtores, consumidores, pesquisadores e gestores públicos e privados. Cada um de nós tem um papel fundamental na diminuição desse problema que pode trazer consequências sérias no desenvolvimento econômico, no meio ambiente e na segurança nutricional de milhões de pessoas. (2)

Por isso, no texto de hoje, vamos falar sobre as atitudes que você pode adotar para fazer a sua parte na redução do desperdício de alimentos, contribuindo, assim, para um mundo cada vez melhor, inclusive para as gerações futuras. Continue a leitura! 

A diferença entre perda e desperdício de alimentos

Primeiramente, é importante saber a diferença entre a perda e o desperdício de alimentos. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), as perdas se referem à “diminuição da massa disponível de alimentos para o consumo humano nas fases de produção, pós-colheita, armazenamento e transporte.” (3)

Já o desperdício está relacionado com as “perdas derivadas da decisão de descartar alimentos que ainda têm valor e se associam, principalmente, ao comportamento dos maiores e menores vendedores, serviços de venda de comida e consumidores”, como explica o representante regional da FAO na América Latina e o Caribe, Raúl Osvaldo Benítez.(3)

Tanto a perda quanto o desperdício são temas que atingem, em menor ou maior grau, todos os países. Porém, a perda de alimentos prevalece nos países em desenvolvimento e de baixa renda, pois está relacionada, principalmente, a problemas e deficiências nas fases de produção, transporte e armazenamento dos alimentos. O desperdício, por sua vez, prevalece em países desenvolvidos de renda média e alta, estando mais relacionado ao comportamento dos consumidores. (4)

desperdicio de alimento

Por que devemos reduzir o desperdício de alimentos?

Além de contribuir para o aumento da fome no mundo, o desperdício de alimentos influencia no desaproveitamento de energia e recursos que poderiam ser melhor aproveitados. Tudo isso gera impactos ambientais da produção de alimentos, de modo que acaba prejudicando o desenvolvimento sustentável. Para se ter uma ideia, cerca de 10% de todas as emissões de gases de efeito estufa vêm da produção de alimentos que são jogados fora. (5,6)

Nesse sistema de produção, são utilizados água, terra, energia, força de trabalho e capital, consequentemente desperdiçados quando os alimentos não são bem aproveitados. Sem contar que a emissão de gases contribui para a mudança climática e até para a alta no preço dos produtos. (7)

Pensando nisso, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 – estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas -, em sua meta 12.3, visa reduzir pela metade o desperdício global de alimentos per capita e as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento, até o ano de 2030. (5)

Se você fizer a sua parte, vai poder contribuir para a realização dessa meta e para uma maior sustentabilidade ambiental. Para saber como, continue essa leitura.

desperdicio de alimento

7 atitudes simples para reduzir o desperdício de alimentos

Uma das maneiras mais fáceis de reduzir o impacto climático individual é agir de forma responsável dentro de casa. Evitar o desperdício de alimentos é urgente, assim como preservar os recursos naturais do nosso planeta. Olha só o que você pode fazer para contribuir nessa jornada:

1 – Comprar apenas o necessário 

Quando for realizar as compras da semana ou do mês, verifique os mantimentos que você já tem na sua geladeira. Assim que notar que algo está faltando, anote em uma lista de compras. Dessa forma, você evita agir por impulso. (6)

2 – Priorizar alimentos frescos e naturais

Se puder, ao invés de obter quantidades precisas em uma loja a granel, prefira comprar alimentos frescos regularmente, como frutas, verduras e legumes, e reabastecer quando necessário. (6,8)

3 – Verificar a validade dos produtos

Muitos acabam pegando o produto da prateleira e colocando no carrinho sem ao menos verificar o tempo de validade dele. Se você começar a checar, vai evitar que os alimentos estraguem rapidamente em casa. (1)

4 – Cuidar corretamente dos alimentos

A forma como você armazena os produtos pode fazer toda a diferença na longevidade dos mesmos. Considere sempre o congelamento para evitar o desperdício e garantir a comida para outro momento. (8)

5 – Saber aproveitar as sobras

Comece a valorizar o alimento por completo. Busque receitas flexíveis que usem as partes menos convencionais da comida e diversifique a dieta!

Muitas sobras podem ir para um taco, vitaminas, tortas, sopas, sanduíche, fritada ou serem transformadas em um molho para saborear ainda mais o macarrão. Uma outra sugestão é utilizar as sobras como um composto orgânico para adubar plantas e até hortinhas. (1,6,8)

6 – Ter atenção nas porções

Nunca se esqueça de considerar a quantidade de pessoas que vão comer e tenha muito claro quantas porções cozinhar. Acerte na quantidade usando as unidades de medidas. (1,6)

7 – Pedir comida para levar

Fez uma refeição no restaurante e sobrou comida no prato? Peça para levar as sobras pra casa. Caso o contrário, é bem provável que elas irão diretamente para o lixo. (1)

Além disso, também é importante que você já tenha em mente a quantidade de comida que aguenta comer antes mesmo de fazer o pedido. (1)

Agora que você já sabe quais ações que deve tomar para começar a reduzir o desperdício de alimentos em casa, o que acha de compartilhar esse conteúdo para conscientizar ainda mais pessoas? Aos poucos, podemos fazer a diferença. Cuidar do meio ambiente é Vital!

FONTES:
  1. DIA contra o desperdício de alimentos: veja 5 dicas para evitar jogar comida fora. National Geographic, 2022. Disponível em: <https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2022/09/dia-contra-o-desperdicio-de-alimentos-veja-5-dicas-para-evitar-jogar-comida-fora>. Acesso em 08 dez. 2022.
  2. BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Programas evitam o desperdício de alimentos. 2016. Disponível em: <https://www.gov.br/mma/pt-br/noticias/noticia-acom-2016-06-1666>. Acesso em 08 dez. 2022.
  3. BENÍTEZ, Raúl Oswaldo. Perdas e desperdício de alimentos na América Latina e no Caribe. Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Disponível em: <https://www.fao.org/americas/noticias/ver/pt/c/239394/>. Acesso em 08 dez. 2022.
  4. BRASIL. Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional. Estratégia Intersensorial para a Redução de Desperdício de Alimentos no Brasil. Disponível em: <https://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/seguranca_alimentar/caisan/Publicacao/Caisan_Nacional/PDA.pdf>. Acesso em 08 dez. 2022.
  5. NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Reduzir o desperdício de alimentos é uma das maneiras mais fáceis de diminuir o impacto climático pessoal. 2021. Disponível em: <https://brasil.un.org/pt-br/134649-reduzir-o-desperdicio-de-alimentos-e-uma-das-maneiras-mais-faceis-de-diminuir-o-impacto>. Acesso em 08 dez. 2022.
  6. UN – ENVIRONMENT PROGRAMME. Como o desperdício de alimentos está destruindo o planeta. 2021. Disponível em: <https://www.unep.org/pt-br/noticias-e-reportagens/reportagem/como-o-desperdicio-de-alimentos-esta-destruindo-o-planeta>. Acesso em 08 dez. 2022.
  7. NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Reduzir o desperdício de alimentos é essencial para combater a fome global. 2022. Disponível em: <https://brasil.un.org/pt-br/201443-reduzir-desperdicio-de-alimentos-e-essencial-para-combater-fome-global>. Acesso em 08 dez. 2022.
  8. BRASIL. Governo do Estado de São Paulo. Infraestrutura e Meio Ambiente. Como diminuir a geração de resíduos em casa? 2020. Disponível em: <https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/educacaoambiental/2020/04/como-diminuir-a-geracao-de-residuos-em-casa/>. Acesso em 08 dez. 2022.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Alimentação consciente melhora a saúde física e mental

Você já parou para pensar como e porquê você escolhe o que vai comer? Ou melhor, o que está direcionando suas escolhas? Apenas a fome, vontade de comer determinado alimento ou você está fazendo escolhas conscientes?

A resposta dessa pergunta faz toda a diferença na sua saúde física e mental e na sua qualidade de vida!

Aproveitamos para falar nesse assunto pois no dia 31 de março comemora-se o Dia Nacional da Nutrição. Então que tal se você começar a pensar em adotar uma alimentação mais consciente?